Como descobrir o Score: acesse sua pontuação
Como descobrir o Score: acesse sua pontuaçãoData de publicação 29 de novembro de 202310 minutos de leitura
Publicado em: 28 de setembro de 2023
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Além dos altos salários, uma aprovação em concurso público garante a conquista de diversos benefícios que não existem na iniciativa privada. Um dos principais é a estabilidade do servidor público.
A estabilidade na carreira pública está presente em muitos sistemas ao redor do mundo, mas é também um benefício polêmico e criticado por parte da sociedade. Entenda por que isso acontece e como funciona a estabilidade do servidor público.
A estabilidade do servidor público é a garantia de que as pessoas aprovadas em concurso público podem permanecer no cargo independentemente das mudanças de governo. A ideia é assegurar que esses profissionais possam exercer suas funções sem que tenham a constante preocupação de sofrerem perseguições políticas, retaliações, ameaças, serem demitidos ou exonerados de forma arbitrária ou injustificada por motivos políticos e pessoais.
A medida, portanto, assegura a possibilidade de manter um ambiente de trabalho guiado pelo interesse público, e não por influência ou troca de favores políticos ou pessoais.
Além disso, a estabilidade também é uma forma de impedir a descontinuidade dos serviços públicos e das políticas públicas. Isso permite que o Estado funcione de forma ininterrupta, independentemente dos interesses pessoais de um governante.
A estabilidade do servidor público é um direito previsto na Constituição Federal de 1988 e que no Brasil vem se renovando desde 1934.
A estabilidade do servidor público não é adquirida logo que ele toma posse e assume o cargo. Até que isso aconteça, é necessário percorrer um caminho.
A estabilidade é alcançada somente após um período de três anos, durante o qual o desempenho do servidor é avaliado por uma comissão instituída para esse fim. Trata-se do estágio probatório.
E não é o simples decurso de tempo que confere a estabilidade. É necessário também que o servidor seja aprovado nesse estágio probatório, numa avaliação que verifica assiduidade, disciplina, produtividade e responsabilidade, por exemplo. Somente se atender a esses critérios, a pessoa é confirmada no cargo e adquire o direito à estabilidade.
Para adquiri-lo, portanto, o servidor público precisa preencher os seguintes requisitos:
A administração pública tem diferentes formas de contratar servidores. O mais comum é o regime estatutário, o mais almejado justamente por garantir benefícios como a estabilidade.
Os servidores do regime estatutário são admitidos em concurso público e, após tomarem posse do cargo, passam a se sujeitar a tal condição, que é própria do órgão público, com direitos e deveres em conformidade com as garantias da Constituição Federal.
Porém, há também a possibilidade de alguns servidores serem contratados pelo regime celetista, tal qual acontece com os empregados da iniciativa privada. A contratação até ocorre por meio de concurso público, mas após a nomeação o servidor passa a seguir as normas previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).Isso acontece quando o órgão é uma empresa pública ou sociedade de economia mista, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Correios e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em todos esses órgãos, os servidores ocupam empregos públicos, mas não cargos públicos. Por isso, não têm direito à estabilidade, embora tenham sido admitidos em concurso.
Além disso, outros tipos de contratação, como servidores temporários ou ocupantes de cargos em comissão (ou cargos de confiança), também não proporcionam o direito à estabilidade.
Uma vez adquirida, a estabilidade não é absoluta. Ou seja: o servidor público estável não está 100% protegido de perder o cargo. Isso pode acontecer por diversas condutas e infrações funcionais graves que ocasionem danos à administração pública e gerem um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou levem a uma condenação judicial.
As principais situações são:
Todas estas hipóteses, no entanto, precisam passar pelo PAD e ter a devida defesa assegurada, para que confirmem a perda da estabilidade. Sem isso, nenhum servidor pode ser demitido ou exonerado do cargo.
O direito à estabilidade não assegura só a permanência no cargo, mas também outras vantagens ao servidor público.
Uma delas é a possibilidade de obter crédito de maneira muito mais simplificada e menos burocrática que os profissionais que trabalham no setor privado. Além disso, os próprios juros que acompanham o crédito costumem ser bem menores para quem atua no setor público.
Isso acontece porque a ausência de rotatividade no emprego é capaz de reduzir consideravelmente o risco de inadimplência. Para as instituições financeiras, o risco de crédito acaba sendo menor com esse público.
Tal condição, no entanto, não garante ao servidor público um bom Serasa Score, por exemplo. A pontuação de crédito está ligada aos hábitos financeiros, bem como ao histórico de crédito. Para alcançar ou manter um bom Score, é fundamental ser pontual com as obrigações financeiras e não ter dívidas negativadas.
Leia também | Vantagens do cartão de crédito consignado para servidor público
Leia também | Como consultar o Score na Serasa
Leia também | Pontuação de crédito: há como calcular Score?
A estabilidade do servidor público pode trazer mais oportunidades de crédito, mas é importante também ter um bom Serasa Score. Por isso, é sempre bom acompanhar de perto a pontuação.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
Data de publicação 29 de novembro de 202310 minutos de leitura
Data de publicação 29 de novembro de 20233 minutos de leitura
Data de publicação 13 de outubro de 20233 minutos de leitura