Qual é o melhor empréstimo para funcionário público?

Conheça os tipos de empréstimo para funcionário público e descubra qual é o mais vantajoso. Saiba também como contratar de maneira prática.
Homem pagando as dívidas com o empréstimo do FGTS

colunista elaine ortiz
Publicado em: 23 de agosto de 2022.

Pode parecer muito específico haver uma linha de empréstimo para funcionário público, mas existe sim – e é uma das mais vantajosas do mercado. Trata-se do consignado, aquele tipo de crédito cujas parcelas são descontadas automaticamente na folha de pagamento da pessoa que contratou o empréstimo.

Além do empréstimo consignado, o servidor público conta também com outras opções de crédito. Para conhecer quais são elas, saber melhor como funciona o consignado e ainda descobrir como contratar empréstimo de forma online, é só continuar a leitura. Vamos lá?

Empréstimo para funcionário público: o que é e como funciona?

Funcionário (ou servidor) público é quem atua em entidades das esferas municipal, estadual ou federal e que, para isso, passou por processo seletivo ou concurso público.

Quem é contratado por uma prefeitura, por exemplo, para um trabalho específico ou temporário não é considerado servidor público, ok? Essa informação é importante para que se saiba quem pode solicitar empréstimo consignado voltado para funcionários públicos, por exemplo.

O empréstimo consignado é um dos mais seguros e vantajosos do mercado. Isso porque as parcelas da dívida são descontadas automaticamente do salário do trabalhador. Por isso, as taxas de juros aplicadas a essa linha de crédito costumam ser mais baixas (para se ter ideia, no Serasa eCred você encontra taxas de empréstimo consignado até 30% mais baixas que a média, a partir de 1,29% ao mês). Isso acontece porque o mercado entende que o risco de inadimplência, principalmente do funcionário público, é muito menor, pois ele tem estabilidade no emprego.

Dessa forma, a instituição financeira que faz o empréstimo não precisa ter grandes receios, nem fazer uma análise de crédito tão profunda na hora de conceder o empréstimo.

Além de funcionários de empresas e órgãos públicos conveniados, aposentados e pensionistas do INSS também podem ter acesso ao empréstimo consignado.

Confira a seguir outras opções de crédito a que o trabalhador público pode recorrer.

Tipos de empréstimo para funcionário público

Por mais que o empréstimo consignado seja o tipo de crédito mais vantajoso para quem é funcionário público, o mercado de crédito oferece outras possibilidades de produtos não exclusivos para esse público. Confira:

1. Empréstimo pessoal

É a mais popular das linhas de crédito. O empréstimo pessoal tem taxas de juros que variam de acordo com o banco, as garantias e o perfil financeiro da pessoa que o solicitou. Ele é ideal para situações em que você precise de pouco dinheiro e possa quitar rápido. Costuma ser de fácil contratação.

Quem tem crédito pré-aprovado no banco em que tem conta corrente pode, por exemplo, contratar o empréstimo pelo próprio aplicativo do celular. Mas muita atenção: essa facilidade pode levar você a não fazer a melhor escolha. Os juros dessa modalidade de crédito não são os mais vantajosos. Pesquise antes, busque outras opções e compare.

2. Empréstimo com garantia de carro ou imóvel

Nessa modalidade de crédito é possível deixar um bem (automóvel ou imóvel) como garantia de pagamento do empréstimo. Esse tipo de crédito é também conhecido como refinanciamento. O fato de haver um bem que “garante” que o pagamento seja efetuado faz aumentarem as chances de aprovação.

Além disso, são oferecidas condições de pagamento especiais e juros menores que os outros empréstimos, justamente por haver um bem como garantia na negociação, o que diminui o risco da inadimplência. O melhor é que, enquanto as parcelas são pagas em dia, o consumidor pode continuar usando o carro ou morando na casa normalmente.

Empréstimo consignado para funcionário público: como contratar online?

Quem está interessado em contratar um empréstimo para funcionário público, não precisa ir a diversos bancos ou preencher várias propostas para encontrar o mais apropriado. Pode contar com o Serasa eCred, plataforma de crédito da Serasa que simula, pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para você.

Isso tudo de forma online, rápida e segura. Além de ser muito prático fazer a simulação do empréstimo, a contratação é feita de forma 100% online. Veja como é simples:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

3. Preencha as informações do empréstimo que deseja

Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre o bem a ser colocado como garantia.

4. Confira e compare opções

Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão aplicadas ao valor do empréstimo.

5. Escolha o cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa eCred?

Afinal, empréstimo consignado para servidor público vale a pena?

Todo empréstimo pode ajudar ou atrapalhar a vida financeira. Tudo depende dos motivos de ter adquirido a dívida, se a parcela cabe no orçamento, entre outros fatores. Isso porque de nada adianta, por exemplo, pegar um empréstimo com juros mais baixos para quitar dívidas se as parcelas novas também não forem pagas. Nesse caso, a dívida só aumentará e o endividamento entrará em uma “bola de neve”.

Caso você já tenha feito essas contas e constatado que o empréstimo não compromete mais que 20% da sua renda, sem dúvida contratá-lo é estratégico e inteligente. Afinal, para que pagar juros altos em várias dívidas se você pode contratar um único empréstimo.

Antes de adquirir qualquer modalidade de crédito, é fundamental conhecer bem o contrato, os valores e as cláusulas envolvidas.

Com todos os pontos bem esclarecidos, fazer um empréstimo consignado pode ajudar você a realizar sonhos, alcançar objetivos ou até mesmo sair de dívidas.

Agora que você já sabe tudo sobre o consignado, aproveite para conferir mais detalhes sobre empréstimo para funcionário público municipal, estadual ou federal e também para conhecer melhor as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado.

Continue acompanhando os conteúdos exclusivos sobre finanças e educação financeira aqui no blog da Serasa. Até a próxima!