Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Confira 4 Dicas De Como Aumentar O Score Na Serasa

4 dicas para aumentar o Serasa Score

O Score é usado por empresas para analisar risco de crédito. Saiba como ter mais chances de boas negociações.

Atualizado em: 12 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Um telefone celular com a logo da empresa brasileira Serasa sobre um sofá azul.

Aumentar o Serasa Score é o objetivo de muitos consumidores, pois uma boa pontuação de crédito facilita o acesso a empréstimos, financiamentos e cartões de crédito sempre que o consumidor precisar, em geral com taxas menores.

Isso ocorre porque o mercado, para conceder crédito aos clientes, costuma fazer uma análise de risco. Na prática, as instituições querem saber qual a probabilidade de inadimplência sobre uma operação de crédito. O Serasa Score é uma dessas ferramentas utilizadas pelo mercado – mas não a única.

O Serasa Score reflete o histórico e o momento financeiro da pessoa. Se o consumidor está com as finanças desorganizadas, a pontuação provavelmente estará mais baixa. Se estiver com as contas em dia, ela poderá estar mais alta.

Porém, não há uma receita pronta, uma fórmula mágica capaz de fazer o Serasa Score aumentar da noite para o dia. O que existe são boas práticas e comportamentos financeiros que podem ser adotados e ajudarão a melhorar a pontuação.

Assista | Benefícios do Score Serasa versão 3.0

Serasa Score: chegou a versão 3.0


A Serasa nunca exige cobrança para aumentar o Score

Aumentar o Serasa Score é possível, já que é uma pontuação dinâmica, que reflete o momento financeiro da pessoa. Porém, nem sempre isso ocorre de forma rápida. Assim, fuja de qualquer “consultoria” ou “especialista” que prometa ensinar segredos para alavancar o Score e conseguir crédito rapidamente.

Para elevar o Serasa Score, o mais importante é quitar débitos e mudar hábitos financeiros. Quando alguém renegocia e quita dívidas negativadas, por exemplo, essa informação já começa a contar de maneira positiva para o Serasa Score, mas é preciso tempo para que um novo perfil financeiro se consolide.

Para conseguir esse impacto positivo na pontuação e reforçar os bons hábitos financeiros, é necessário manter o pagamento das contas e acordos sempre em dia.

Cuidado com golpes

Nunca, em hipótese alguma, pague alguém com o objetivo de aumentar seu Serasa Score. Isso é golpe, que pode prejudicar ainda mais as finanças. Lembre-se: a Serasa é sempre a melhor fonte de conteúdo para tirar qualquer dúvida sobre o Serasa Score.

Consulte o Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações sobre a pontuação de crédito. Se preferir, procure os canais oficiais da Serasa sempre que tiver dúvidas.

4 dicas para aumentar o Serasa Score

  1. Renegocie e quite as dívidas 

    O primeiro passo é negociar as dívidas negativadas com os credores e pagá-las. Sem isso, não é possível mudar o jeito que o mercado analisa o cadastro do consumidor. Uma maneira fácil e rápida de negociar dívidas é pela plataforma Serasa Limpa Nome. Nela é possível encontrar ofertas de acordo com até 90% de desconto.


  2. Organize as finanças e pague as contas em dia 

    O blog da Serasa traz várias dicas simples para organizar as finanças. Assim, fica mais fácil fazer o dinheiro chegar até o fim do mês e pagar as contas antes do vencimento. As informações de pagamento em dia aparecem no Cadastro Positivo, um fator que tem 55% de peso no cálculo da pontuação.

    Para quem tem dificuldade em lembrar do dia do vencimento das contas, a dica é agendar o pagamento no aplicativo do banco ou usar ferramentas como a função Minhas Contas, disponível na Carteira Digital Serasa, que emite alertas de vencimento dos boletos. O débito automático também ajuda a evitar atrasos por esquecimento.

     

  3. Atualize os dados na Serasa

    Mantenha os dados pessoais atualizados na Serasa. Quanto mais exatas as informações básicas, como endereço e telefone, mais confiável será o cadastro de consumidor. Lembre-se de atualizá-las sempre que forem alteradas.


  4. Busque crédito com cautela e responsabilidade

    Fazer muitas solicitações de crédito (como cartões ou empréstimos) em pouco tempo pode prejudicar o Score em até 6% da pontuação. O mercado pode interpretar esse movimento como uma necessidade urgente de crédito.

    Pelo Serasa Crédito, porém, é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score.

    Depois de contratar um empréstimo a pontuação também pode reduzir, já que a renda do consumidor passa a estar mais comprometida.

Dica extra: ative a Conexão Bancária

Outra forma de aumentar as chances de melhorar a pontuação é ativar a Conexão Bancária na Serasa. O uso da Conexão Bancária no cálculo da pontuação é a grande novidade do Serasa Score versão 3.0, em vigor desde agosto de 2023. 

A Conexão Bancária é um sistema em que o consumidor autoriza o compartilhamento de suas informações bancárias com a Serasa.

Ao permitir o compartilhamento, o Serasa Score passa a analisar os seguintes dados da conta bancária do consumidor:

  • ●     extrato da conta corrente;
  • ●     salário e/ou renda;
  • ●     histórico e limite do cartão de crédito;
  • ●     financiamentos;
  • ●     outros serviços contratados. 


Por isso, com a Conexão Bancária ativa, é possível que a pontuação aumente ou pelo menos mantenha-se igual.

Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa pode entender melhor como o consumidor lida com o dinheiro, resultando em uma avaliação mais precisa e que pode impactar positivamente o Score (nunca negativamente).

Leia também | É seguro fazer a Conexão Bancária do Serasa Score 3.0?

Assista | As vantagens do Score 2.0

Qual a relação entre Cadastro Positivo e Serasa Score?

É importante também verificar o status do Cadastro Positivo. Quando ele está ativo, as informações positivas de pagamentos de crédito e serviços são levadas em conta no cálculo.

Na consulta do Serasa Score, aparecerá na tela uma seção chamada “Cadastro Positivo”. Se ele aparecer como “ativo”, não é preciso fazer mais nada: é só deixar as informações positivas trabalharem por você.

Se seu Cadastro Positivo estiver inativo, isso indica que você não tem contratos de crédito no momento ou que desativou esse recurso. Para reativá-lo ou saber mais informações, faça uma solicitação pelo site da Serasa ou entre em contato com a Central de Atendimento da Serasa pelo número 0800 776 6606. A ligação é gratuita para todo o Brasil.

Como consultar o Serasa Score

Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.03 de 5

Artigos relacionados