Entrar

Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

A análise de risco de crédito nas instituições financeiras ajuda a empresa a decidir se empresta dinheiro ou não. Entenda como funciona.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 30 de novembro de 2021.

Aumentar score é o objetivo de muita gente. Isso porque uma boa pontuação de crédito pode facilitar o acesso a empréstimos, financiamentos e cartões de crédito sempre que o consumidor precisar, e com taxas mais interessantes do que as oferecidas para quem não conta com uma pontuação mais elevada.

Isso ocorre porque o mercado, para conceder crédito aos clientes, costuma fazer uma pesquisa detalhada sobre o comportamento de cada consumidor. Na prática, o que as instituições querem saber é se você é um bom pagador e quais riscos correm ao conceder crédito a você. E o score é uma dessas ferramentas utilizadas pelo mercado – mas não a única.

A verdade é que o score funciona como um reflexo do seu comportamento financeiro: se você estiver com as finanças desorganizadas, seu score provavelmente estará mais baixo; mas, se estiver com as finanças em dia, seu score poderá estar mais alto.

Mas não se engane: não existe uma receita pronta, uma fórmula mágica capaz de fazer seu score aumentar da noite para o dia. O que existe são boas práticas e comportamentos financeiros que você pode adotar já e isso, com toda certeza, irá contribuir para aumentar sua pontuação de crédito no longo prazo.

Leia também | Conheça tudo sobre o Serasa Score

Aumentar score é possível, mas leva tempo

A primeira informação que você deve ter é que sim, aumentar score é possível, mas isso não ocorre de forma instantânea. Fuja de qualquer “consultoria” ou “especialista” que prometa ensinar segredos para você alavancar o seu score e conseguir crédito rapidamente.

E lembre-se: a Serasa é sempre a melhor fonte de conteúdo para você tirar qualquer dúvida sobre o assunto. Afinal, é uma das empresas que calcula e fornece esses dados para o mercado.

Você pode consultar nosso Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações que você precisa para aumentar a sua pontuação de

crédito. Ou ainda procurar os canais oficiais da Serasa sempre que quiser tirar suas dúvidas.

Mas nunca, em hipótese alguma, pague alguém com o objetivo de aumentar seu score. Isso é um golpe, que pode prejudicar ainda mais suas finanças.

Para aumentar seu score, o mais importante é quitar seus débitos e mudar seus hábitos financeiros. Quando você renegocia suas dívidas, por exemplo, essa informação já começa a contar de maneira positiva para o seu score, mas é preciso tempo para que seu novo perfil financeiro se consolide e sua pontuação comece a aumentar de fato.

No entanto, para manter esse impacto positivo no seu score e reforçar seu comportamento de bom pagador, é necessário manter o pagamento de suas contas e acordos sempre em dia. Se não honrar os débitos, o score não aumenta.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode entender com mais detalhes de quanto em quanto tempo o score aumenta: https://www.youtube.com/watch?v=8jfH9VKT9p4

Quer aumentar o score? Entenda primeiro o que é e para que serve a pontuação

Você já entendeu que o score é usado pelo mercado de crédito como uma das ferramentas para conceder crédito com mais segurança. E também que o score é reflexo do comportamento do consumidor, certo? Mas se você quer dicas para aumentar o seu score, é muito importante entender o que é e como funciona a sua pontuação de crédito.

Aqui na Serasa o seu score agora é chamado de Score 2.0. Na nova versão, seus bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, têm mais peso na sua pontuação final. O Serasa Score 2.0 é uma pontuação de crédito dinâmica que vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Essa pontuação ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento atual. Mas, não se esqueça: a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira.

E mais: a Serasa não tem o menor interesse em diminuir seu score. Pelo contrário. Nosso desejo é que cada vez mais as pessoas consigam equilibrar as contas, ter uma vida financeira saudável e um score que reflita isso, já que, na prática, quanto maior for o seu Serasa Score 2.0, maior será a probabilidade de você estar com a vida financeira em ordem e honrar com seus pagamentos.

Com um score dinâmico, que muda conforme a evolução do seu comportamento financeiro, fica mais fácil para o mercado entender como você se relaciona com o dinheiro de forma atualizada e fazer uma análise cada vez mais justa do seu perfil.

Talvez agora você esteja se perguntando: como o score é calculado? A Serasa utiliza Inteligência Artificial para calcular sua pontuação, levando em conta os seguintes critérios:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito;

  • Crédito contratado;

  • Histórico de dívidas;

  • Pagamento de crédito;

  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral.

Leia também | Como usar o Serasa Score 2.0?

Dicas para aumentar o score

Procurando dicas de como aumentar o score? Separamos algumas orientações para te ajudar a alcançar esse objetivo. Confira, a seguir:

1. Limpe o seu nome

O estudo mais recente sobre endividamento organizado pela Serasa Experian, que ouviu consumidores em todo o país, mostrou que 17% dos brasileiros estão endividados por falta de organização financeira. Se este é o seu caso, a primeira coisa que você deve fazer é colocar as contas em dia, renegociar suas dívidas e limpar seu nome.

Para isso, você pode contar com o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ela, o consumidor pode conseguir até 99% de desconto, regularizar sua situação financeira e aumentar as chances de voltar a conseguir crédito de qualidade no mercado.

2. Pague suas contas em dia

Renegociou as dívidas? Em hipótese alguma deixe de pagar as parcelas do acordo. E também, claro, pague suas outras contas recorrentes também em dia. A ideia é que ao renegociar suas dívidas você já tenha feito a lição de casa: passar um pente fino nos gastos, fazer cortese assumir uma parcela de renegociação que realmente caiba no seu orçamento.

3. Mantenha seus dados atualizados na Serasa

Quanto mais informação o mercado tem sobre você, mais confiança ele terá que você é um bom pagador e, assim, as chances de conseguir crédito aumentam. Por isso, acesse nosso site ou baixe o aplicativo da Serasa e visite seu perfil com login e senha.

No menu “Dados cadastrais”, clique em “Informações pessoais e confira todos os seus dados. Se alguma informação não estiver atualizada, siga as orientações disponíveis em nossa Central de Ajuda para ajustar os seus dados o quanto antes. Isso pode dar um empurrãozinho na sua pontuação de crédito.

4. Confira se seu Cadastro Positivo está ativo

Quando você mantém seu Cadastro Positivo ativo, o mercado tem mais informações sobre você, o que propicia uma análise mais assertiva e justa do seu perfil de crédito.

Ao consultar o seu score na Serasa, você verá uma seção chamada “Cadastro Positivo” na tela. Se ele aparecer como “ativo”, você não precisa fazer mais nada: é só deixar as suas informações positivas trabalharem por você.

Se o seu Cadastro Positivo estiver inativo, isso indica que você não tem contratos de crédito no momento ou que, no passado, você desativou esse recurso. Para reativá-lo ou saber mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento da Serasa pelo número 0800 776 6606. A ligação é gratuita para todo o Brasil.

Agora que você já sabe melhor como funciona a pontuação de crédito da Serasa e entendeu que aumentar score é possível, que tal descobrir como está a sua pontuação agora? Você pode consultar seu Serasa Score 2.0 a qualquer momento, quantas vezes quiser e sem pagar nada. É só baixar o app da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse nosso site.