Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Conectar Conta Bancaria Serasa Aumenta Score

Conectar conta bancária na Serasa aumenta o Score?

A funcionalidade Conexão Bancária, disponível na versão 3.0 do Serasa Score, pode melhorar a pontuação.

Publicado em: 27 de fevereiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Foto da mulher empreendedora jovem que trabalha com laptop no escritório

Afinal, conectar conta bancária na Serasa aumenta o Score? A funcionalidade Conexão Bancária, disponível na versão 3.0 do Serasa Score, traz informações extras para compor o cálculo da pontuação de crédito. A conexão entre os dados de conta do usuário e a plataforma da Serasa poderá aumentar o Score ou mantê-lo igual – nunca prejudicar a pontuação.

Saiba como fazer a Conexão Bancária e entenda como ela pode aumentar as suas chances de obter crédito no mercado.

Assista | Como fazer a Conexão Bancária no Score versão 3.0

O que é a Conexão Bancária?

A Conexão Bancária é uma funcionalidade disponível na versão mais recente do Serasa Score. Ela permite que a plataforma da Serasa acesse os dados bancários do usuário, como extratos, transações e investimentos, em modo leitura.

Ao ter essas informações conectadas, a Serasa poderá conhecer melhor o perfil do consumidor e gerar uma pontuação de crédito ainda mais precisa e assertiva. O Serasa Score, pontuação que vai de 0 a 1.000, é consultado pelas empresas antes de fechar negociações com os clientes. Quanto mais alto o Score, maiores as chances de conseguir crédito. 

Leia também | Conexão Bancária e Serasa Score versão 3.0: o que mudou

Conectar conta bancária na Serasa aumenta o Score?

Isso vai depender principalmente das informações extras que a Conexão Bancária trará. Quando os dados de conta são favoráveis, a pontuação do Serasa Score tenderá a aumentar. Dessa maneira, a Conexão Bancária funciona como uma forma extra de aumentar a pontuação, mas não substitui bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia e quitar dívidas.

A Conexão Bancária é uma forma de dar mais autonomia aos consumidores que desejam participar mais ativamente da construção de seu próprio Serasa Score. Com o compartilhamento das informações de conta, a plataforma pode avaliar com mais precisão a capacidade financeira do usuário. Por enquanto, as instituições parceiras disponíveis para conexão são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Nubank, Santander e Sicoob.

Leia também | Como aumentar o Score grátis: 6 dicas práticas

Ativar a Conexão Bancária pode reduzir o Score?

Não. A conexão poderá aumentar ou manter a pontuação como está: apenas fazer a conexão nunca diminuirá o Score, mesmo que a conta bancária do usuário esteja com dados negativos.

O Serasa Score só baixará depois da ativação da Conexão Bancária se houver outros fatores influenciando na pontuação – como a contratação de um empréstimo ou uma dívida que entrou para o cadastro de inadimplência. Nesse caso, a queda, porém, aconteceria independentemente de haver a Conexão Bancária ou não.

Leia também | Quais as vantagens de conectar as contas na Serasa?

Conectar conta bancária na Serasa é seguro?

Sim! Todo o processo é realizado em um ambiente seguro, que segue protocolos internacionais de segurança. O acesso aos dados ocorre apenas em modo leitura, sem envolver operadores humanos.

A Serasa não solicita informações que permitam realizar transações ou movimentações na conta. Além disso, fazer a Conexão Bancária é uma escolha do usuário, que pode ser cancelada a qualquer momento.

É possível conectar todas as contas disponíveis, mas a Serasa aconselha escolher as principais, que terão dados mais concretos para compor o Serasa Score.

Leia também | 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score

A Conexão Bancária acessa quais dados?

  • Quando um usuário ativa a Conexão Bancária, a Serasa tem acesso em modo leitura a informações como:
  • ●     dados cadastrais;
  • ●     titularidade de conta;
  • ●     extrato da conta corrente;
  • ●     saldo da poupança;
  • ●     limite de crédito;
  • ●     transações bancárias;
  • ●     investimentos;
  • ●     empréstimos.

Passo a passo: como ativar a Conexão Bancária

A Conexão Bancária não é automática. Para ativá-la, o usuário precisa solicitar e autorizar no site da Serasa, gratuitamente. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site da Serasa e faça o login com CPF e senha.

  2. Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora.

  3. No campo “Conecte suas contas bancárias”, clique em “Saiba mais”. Lá você verá também quais instituições estão elegíveis para a conexão. Selecione as contas que deseja conectar.

  4. Preencha os campos com seu nome de usuário da conta-corrente e a senha do app do banco. Depois clique em “Li e aceito os Termos de Uso”.

  5. A conexão será feita. Ela poderá demorar alguns minutos dependendo da quantidade de informações, mas não é necessário permanecer na tela enquanto a conexão é finalizada. Você poderá acessar outros sites enquanto isso.

  6. Alguns bancos podem solicitar autenticação (token) por e-mail ou SMS. Além disso, é possível que, ao longo do tempo, o banco solicite a atualização da conexão. Caso isso ocorra, a Serasa solicitará que o consumidor digite um novo token de acesso na próxima vez que entrar no site ou app da Serasa.

Como consultar o Serasa Score?

Para conhecer seu Score, basta acessar o site ou aplicativo da Serasa de forma gratuita. Siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 1 de 5

Artigos relacionados