Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Aumentar Meu Score Graca

Como aumentar meu Score de graça: sete dicas

A pontuação de crédito da Serasa é o resultado do histórico do consumidor, que se constrói pouco a pouco.

Publicado em: 6 de fevereiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

mão segurando um celular com o aplicativo da serasa aberto

Como aumentar meu Score de graça? Se essa é sua dúvida, uma boa notícia: a mudança da pontuação é sempre gratuita. Aliás, se aparecerem “serviços” que cobram para aumentar o Score, saiba que isso é golpe. A única forma de aumentar a pontuação de crédito é seguindo bons hábitos financeiros. 

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1.000. É reflexo do momento financeiro de uma pessoa e sinaliza para as empresas as chances de ela pagar as contas em dia pelos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, mais chances o consumidor tem de conseguir crédito, na forma de parcelamento em loja, empréstimo, financiamento, cartão de crédito etc.

Quem tem poder para mudar o Score é sempre o próprio consumidor. Conheça os hábitos e comportamentos que fortalecem um bom histórico e, consequentemente, também ajudam a organizar a vida financeira.

Assista | Quais os benefícios do Score versão 3.0

Como aumentar meu Score de graça: sete dicas

Alguns hábitos e atitudes potencializam as chances de aumentar o Serasa Score. Acompanhe sete dicas para aumentar a pontuação:

  1. Pague as contas em dia

    O maior peso no cálculo do Serasa Score está associado ao Cadastro Positivo, que armazena o histórico de pagamentos de faturas como cartão de crédito, parcelamentos, empréstimos e serviços de consumo (água, energia, telefonia etc.). Por isso a consistência é tão importante na pontuação: pagar todas as contas em dia, todos os meses, tem um grande peso no Serasa Score.

     

  2. Faça mais pagamentos usando o cartão de crédito

    Existe uma relação entre O Serasa Score e uso do cartão. O histórico do Cadastro Positivo é formado principalmente a partir dos dados do comprometimento com o crédito. Por isso, quanto mais essa modalidade for usada, mais informação haverá para alimentar o cadastro. Entretanto, isso só é aconselhado se as faturas forem pagas em dia e se o crédito for usado de forma consciente.

     

  3. Renegocie dívidas

    Nome negativado é um dos fatores que prejudicam a pontuação. Estar inadimplente não é uma sinalização positiva para o mercado e reduz o nível de confiança das empresas no consumidor. É importante renegociar dívidas e resolver outras pendências financeiras relativas ao CPF, como cheques sem fundo e ações judiciais.

     

  4. Acompanhe a pontuação no aplicativo da Serasa

    Estar alerta às possíveis mudanças da pontuação ajuda a trazer mais consciência para a vida financeira. Quando o Serasa Score é consultado, a própria plataforma da Serasa explica o que está impactando a pontuação. Não deixe para consultar o Serasa Score apenas quando precisar de crédito. O ideal é acompanhar regularmente a pontuação para ter sempre um diagnóstico atualizado de seu momento financeiro.


  5. Peça crédito com cautela

    Todas as vezes que um cliente faz um pedido de empréstimo, parcelamento ou financiamento, a consulta feita pelas empresas ao CPF fica registrada. O mercado pode interpretar o excesso de pedidos como pedido urgente de crédito, e assim prejudicar momentaneamente a pontuação em até 60 pontos. O ideal é respeitar intervalos de pelo menos três meses entre um pedido e outro.

    Dica: no Serasa Crédito as simulações de crédito não impactam o Serasa Score.

     

  6. Mantenha seus dados atualizados na Serasa

    Outro fator levado em conta no cálculo é a relação com o mercado de crédito, construída ao longo dos anos. Ele é influenciado principalmente pelo tempo de relacionamento. Uma forma de zelar por essa relação é manter sempre os dados pessoais atualizados na plataforma da Serasa.

     

  7. Ative a função Conexão Bancária no site da Serasa

    Essa é uma funcionalidade disponível na versão 3.0 do Serasa Score, que permite ao consumidor participar mais ativamente da construção da própria pontuação. A Conexão Bancária só é ativada com a solicitação do usuário e permite compartilhar com o sistema da Serasa informações como extrato e movimentações de conta. Se os dados financeiros forem relevantes e positivos para o consumidor, a pontuação pode aumentar ao longo do tempo. A pontuação nunca diminuirá por conta da conexão, poderá apenas aumentar ou permanecer igual.

Não é possível aumentar o Score por meio de pagamento

O aumento do Serasa Score é a consequência de ações e comportamentos contínuos. A pontuação não muda do dia para a noite, nem é possível aumentá-la por meio de pagamentos. Desconfie de mensagens e serviços que cobram taxas para elevar a pontuação: isso é golpe. Considere apenas as informações divulgadas nos canais oficiais da Serasa.

Leia também | Existe aplicativo para aumentar Score?

Leia também | É possível aumentar meu Score rápido e grátis?

Por que meu Score não aumenta?

É esperado que o Score não aumente imediatamente após uma das ações citadas acima. É preciso de tempo e consistência. Certifique-se de que todos os meses seu comportamento está de acordo com as atitudes que levam a uma pontuação positiva.

Consumidores jovens, com pouco histórico no mercado de crédito, também podem precisar aguardar um tempo para ver a pontuação crescer conforme constroem a relação com as empresas.

Leia também | 12 dicas para aumentar o Serasa Score

Como consultar o Serasa Score?

A consulta ao próprio Serasa Score é gratuita e não prejudica a pontuação. Para conhecê-lo, basta criar um login na plataforma da Serasa e acessar o site ou aplicativo.

Siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.

●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.2 de 5

Artigos relacionados