Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Gestao Financeira

Gestão financeira para iniciantes: como começar

Conheça as seis bases da boa gestão financeira e como colocá-las em prática.

Publicado em: 31 de maio de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Dois executivos da análise da discussão que compartilham de cálculos sobre o orçamento da companhia e o planeamento financeiro junto na mesa na sala de escritório.

Em tese, a gestão financeira pessoal pode parecer um tema difícil, mas na verdade ela se sustenta sobre bases simples. Uma boa gestão financeira leva a pessoa a conseguir administrar bem o dinheiro e as demais áreas da vida: projetos, sonhos, a saúde física, os estudos e até os imprevistos que surgem.

A pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023, feita pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que 83% dos brasileiros entrevistados já atrasaram o pagamento de outras contas para priorizar o pagamento de água, luz ou gás. 

Além disso, 61% dos entrevistados já precisaram pegar dinheiro emprestado de algum amigo ou familiar para pagar esse tipo de conta básica. 

Por isso, este artigo explica as bases da gestão financeira para que todos possam "arrumar a casa" e começar a organizar as finanças.

Assista | Como manter o orçamento saudável

O que é gestão financeira pessoal

A gestão financeira pessoal é o processo de planejamento, organização, direção e controle das finanças de uma pessoa.

Em outras palavras, a gestão financeira é a criação de uma estratégia para que uma pessoa consiga administrar bem o dinheiro que recebe

Ela envolve, por exemplo, o gerenciamento de renda, despesas, dívidas e investimentos pessoais. Também leva em conta os imprevistos e emergências que surgem, para que eles não comprometam (ou comprometam por pouco tempo) as finanças. 

As seis bases da gestão financeira pessoal

A primeira etapa para aprender sobre gestão financeira pessoal é entender quais são as bases que a compõem. 

A gestão financeira pessoal tem seis bases fundamentais:

  1. Orçamento.

  2. Controle de despesas.

  3. Gestão de dívidas.

  4. Reserva de emergência.

  5. Planejamento de metas financeiras.

  6. Investimentos.

Conheça cada uma delas e por onde começar a colocá-las em prática. 

Base 1: Orçamento

O que é: um orçamento é um plano que a pessoa cria para seu dinheiro. Ele mostra o quanto ela ganha e o quanto ela gasta.

Por onde começarcomece listando todas as suas fontes de renda e, em seguida, anote todas as despesas mensais, desde contas fixas até gastos variáveis. Compare sua renda com suas despesas para ver quanto dinheiro tem disponível.

Planner Financeiro Serasa

Tá precisando de uma forcinha para começar a planejar a vida financeira? Conte com a Serasa!

Um planner financeiro é crucial para ajudar no controle, organização e planejamento das finanças pessoais.

No planner digital da Serasa você encontra 17 páginas para anotar - e visualizar - as receitas e os gastos de cada semana, as despesas fixas ou variáveis e os seus projetos e metas para os próximos meses.

Faça o download e imprima o arquivo para começar o seu controle do mês agora mesmo.

Base 2: Controle de despesas

O que é: controlar despesas significa acompanhar todos os gastos que a pessoa faz. Isso ajuda a entender para onde está indo o dinheiro.

Por onde começar: comece registrando todas as despesas diariamente em uma planilha ou aplicativo. Depois de uma semana ou um mês, analise seus registros para identificar padrões de gastos e áreas em que é possível economizar.

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

Base 3: Gestão de dívidas

O que é: gestão de dívidas é o processo de lidar com o dinheiro que a pessoa deve a outras pessoas ou instituições.

Por onde começar: liste todas as suas dívidas, incluindo o valor total, a taxa de juros e os pagamentos mensais. Crie um plano para pagá-las, priorizando aquelas com taxas de juros mais altas primeiro. É possível renegociar dívidas pelo Serasa Limpa Nome

Base 4: Reserva de emergência

O que é: uma quantia que a pessoa economiza e mantém guardada para cobrir despesas inesperadas ou emergências.

Por onde começar: determine o valor que precisa para cobrir pelo menos de três a seis meses de despesas básicas, como moradia, alimentação e contas. Comece economizando regularmente até atingir esse valor. Avalie as melhores opções para manter essa reserva guardada e rendendo.

Base 5: Planejamento de metas financeiras

O que é: o planejamento de metas financeiras envolve definir objetivos específicos e criar um plano para alcançá-los.

Por onde começarIdentifique suas metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Estabeleça metas específicas e mensuráveis, como economizar para uma viagem ou para a compra de uma casa e para quitar uma dívida. Em seguida, crie um plano para atingir essas metas, definindo prazos e determinando o quanto é preciso economizar regularmente.

Base 6: Investimentos

O que é: investimentos são formas de aumentar o patrimônio ao longo do tempo. Investir para complementar a aposentadoria, por exemplo, faz parte de uma boa gestão financeira. 

Por onde começar: antes de começar a investir, aprenda sobre os diferentes tipos de investimentos disponíveis e como eles funcionam. Comece com investimentos de renda fixa, de baixo risco, e faça pequenos investimentos enquanto aprende mais sobre o mercado financeiro. Considere procurar a orientação de um profissional financeiro para ajudar a tomar boas decisões de investimento.

Leia também | Organização financeira: como gerenciar as finanças de forma inteligente

Dicas extras para uma boa gestão financeira

  • ●      Comece pequeno, mas comece agora: não espere até ter uma grande quantia guardada para começar a praticar a gestão financeira.
  • ●      Faça uma renda extra: a renda extra ajuda a colocar as finanças em dia mais rapidamente, pois pode ajudar a quitar dívidas e a construir uma reserva de emergência.
  • ●      Tenha seguros: assim que for possível, tenha seguro de veículo, seguro de vida, plano de saúde e outros tipos de seguros que ajudam na hora de imprevistos e emergências. 
  • ●      Planeje a aposentadoria: mesmo contribuindo com o INSS, planeje construir uma complementação ao longo dos anos – e, de preferência, em investimentos atrelados à inflação (como o Tesouro RendA+) para que não haja perda no valor do dinheiro. 
  • ●      Mantenha-se informado: aprenda continuamente sobre finanças pessoais e investimentos para tomar decisões mais informadas.

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.25 de 5

Artigos relacionados