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INSS: agendamento deve ser feito com antecedência

O agendamento é necessário para a maioria dos atendimentos presenciais do INSS. Saiba como marcar um horário.

Publicado em: 9 de maio de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 4 minutos

Texto de: Time Serasa

O aplicativo: Meu INSS, na tela de um smartphone sobre um móvel de madeira. Instituto Nacional do Seguro Social.

Para ser atendido presencialmente no INSS, o agendamento prévio é fundamental na maioria dos casos. Apesar de o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferecer mais de 100 serviços a distância, como solicitações de aposentadoria ou benefícios, as agências da Previdência também atendem presencialmente.

Entretanto, são poucos os serviços que podem ser feitos de forma espontânea, quando o cidadão chega sem agendar um horário. A maioria dos atendimentos precisa ser agendada com antecedência.

Assista | INSS autônomo: como começar a contribuir

Posso ir ao INSS sem agendar?

  • De forma geral, não. Em alguns poucos casos, as agências da Previdência Social fazem atendimentos espontâneos, sem agendamento. De acordo com o INSS, é possível fazer os seguintes atendimentos presenciais sem agendar:
  •  
  • ●      agendamento de serviços;
  • ●      emissão de senha gov.br;
  • ●      acesso ao Autoatendimento Orientado do INSS;
  • ●      casos de atendimento por decisão judicial;
  • ●      pedido de benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença).
  •  
  • Leia também | Como funciona o desconto do INSS na folha de pagamento

Como fazer um agendamento no INSS

Há três maneiras de agendar um atendimento no INSS. Quem prefere fazer tudo de forma presencial pode marcar na própria agência da Previdência Social um atendimento futuro. Também é possível agendar pela central de atendimento ou pelo portal Meu INSS em alguns casos, confira:

Meu INSS: agendamento online

  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android e iOS).

  2. Faça login com o CPF e a senha gov.br.

  3. Clique em Novo pedido.

  4. Selecione o serviço desejado.

  5. Para alguns pedidos, o agendamento de atendimento em agência pode estar indisponível. Neste caso, agende pelo telefone 135.

Central de atendimento

  • A Central 135 facilita o acesso dos cidadãos ao INSS. Além de agendamentos presenciais, o canal permite fazer consultas e denúncias anônimas.
  •  
  • ●      Ligue para o número 135.
  • ●      Informe o número do CPF que necessita do serviço.
  • ●      O horário de teleatendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento eletrônico funciona diariamente, 24 horas por dia.

INSS: agendamento pode ser feito em quais casos?

Para quase todos os serviços presenciais o INSS solicita agendamento prévio. O atendimento nas agências é oferecido para os cidadãos que preferem ser atendidos de forma presencial ou que não têm familiaridade com a tecnologia, por exemplo. Mas é importante saber que a maior parte dos serviços pode ser feita sem sair de casa, pelo portal Meu INSS ou por telefone.

Alguns casos de alta complexidade, quando por alguma razão não é possível fazer o requerimento de forma remota, exigem necessariamente o atendimento presencial.

Conheça os principais tipos de atendimentos que podem ser agendados:

Atendimento simplificado

  • Este grupo de solicitações reúne os serviços mais básicos do INSS:
  •  
  • ●      bloqueio ou desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados;
  • ●      bloqueio ou desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato;
  • ●      alteração de local ou forma de pagamento;
  • ●      orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • ●      protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
  • ●      retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
  • ●      devolução de documentos;
  • ●      recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
  • ●      juntada de documentos em requerimento com status “Em análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;
  • ●      retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
  • ●      pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro, além da pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.

Atendimento específico

  • De forma geral, são estes casos, alguns de alta complexidade, que precisam de atendimento presencial:
  •  
  • ●      reativação de Benefício de Prestação Continuada (BPC) após atualização do CadÚnico;
  • ●      ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • ●      órgão mantenedor do benefício inválido, o que impossibilita a solicitação dos serviços;
  • ●      consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
  • ●      tarefas concluídas com erros nos sistemas;
  • ●      solicitar a Contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  • ●      Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante.

Outros serviços

  • Apesar de não pertenceram aos dois grupos principais de atendimento, estes serviços também podem ser agendados:
  •  
  • ●      emissão dos extratos de empréstimo consignado, de pagamento de benefício, de Imposto de Renda e de vínculos laborais;
  • ●      carta de concessão do benefício;
  • ●      declaração de beneficiário do INSS;
  • ●      entrega de documentos por convocação do INSS.

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Dúvidas frequentes sobre agendamento do INSS

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