Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e luc...
Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e lucre!Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 12 de agosto de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Afinal, por que não recebi a restituição do Imposto de Renda ainda? Quem entregou a declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) em 2024 e teve a restituição sinalizada certamente já está contando com esse dinheiro para o orçamento.
Se a restituição ainda não caiu na sua conta, é importante investigar o que pode ter acontecido. Conheça as principais razões para que o dinheiro não tenha sido depositado pela Receita Federal na conta do contribuinte.
A restituição do Imposto de Renda é o processo em que a Receita Federal devolve ao contribuinte o valor pago a mais por ele no ano anterior. Por meio da declaração de Imposto de Renda, o cálculo do tributo anual é feito de forma automática – e em muitos casos o imposto pago foi maior que o devido de fato.
De forma geral, a restituição é feita para as pessoas que têm o Imposto de Renda retido na fonte – ou seja, o tributo já é descontado mensalmente da folha de pagamento, como um adiantamento.
O valor exato que será devolvido é calculado quando o contribuinte faz a declaração. A devolução é feita pela Receita Federal diretamente na conta corrente indicada, nos meses seguintes à entrega da declaração.
Se o dinheiro da restituição prometida pela Receita Federal ainda não caiu na conta, isso pode ter acontecido por diferentes razões. É importante investigar e descobrir se é preciso tomar alguma providência para que a restituição seja recebida.
Conheça os principais motivos para que o dinheiro ainda não esteja na conta:
A Receita Federal divide os pagamentos em lotes ao longo do ano. Em 2024, foram definidas as seguintes datas de depósito:
Lotes da restituição do IRPF 2024 | Data |
---|---|
1º lote | 31/5/2024 |
2º lote | 28/6/2024 |
3º lote | 31/7/2024 |
4º lote | 30/8/2024 |
5º lote | 30/9/2024 |
A ordem dos pagamentos respeita a data de entrega da declaração e também outras regras previstas. Os seguintes contribuintes têm prioridade em 2024: pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência, professores, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram receber por Pix e moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes.
A Receita Federal não especifica o horário da transferência do dinheiro. Portanto, se já chegou o dia do depósito para o seu lote e o dinheiro não amanheceu na conta, aguarde. O repasse pode ser feito até o fim do dia indicado.
Normalmente, a consulta sobre quem receberá a restituição é liberada cerca de uma semana antes da liberação de cada lote, no site da Receita Federal.
Se o seu lote já foi liberado, mas o dinheiro não apareceu no banco, é possível que as informações sobre a conta-corrente tenham sido preenchidas com algum erro na declaração. Uma das exigências da Receita é que a conta seja da mesma titularidade do contribuinte, por exemplo.
Nestes casos, é possível reagendar o crédito fazendo uma solicitação ao Banco do Brasil. O valor da restituição fica disponível para resgate durante um ano.
Se a declaração for retida pela Receita Federal, a restituição não será depositada. Isso significa que o contribuinte caiu na malha fina e precisará regularizar a situação, resolvendo as pendências e inconsistências apontadas.
Se o contribuinte ainda não recebeu uma intimação fiscal da Receita Federal, poderá fazer uma declaração retificadora.
Nesses casos, em que a declaração precisa passar por um novo processamento, o pagamento da restituição é feito nos chamados lotes residuais, que ocorrem depois dos cinco primeiros lotes.
Se o sistema identificar que o contribuinte tem uma dívida tributária em aberto com o fisco, a restituição ficará retida até que a pendência seja paga.
Nesse caso a Receita envia notificações de compensação de ofício, solicitando que o valor da restituição seja usado para compensar a dívida.
A orientação do governo é que o contribuinte confira a situação da restituição de forma online nos canais da Receita Federal, para checar quando o reembolso será feito ou se a declaração apresenta inconsistências.
Há três canais principais para verificar essa situação, acompanhe o passo a passo para o acesso:
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202410 minutos de leitura