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Portabilidade negada: saiba como resolver

A portabilidade bancária é um direito do consumidor. Entenda o que fazer quando o procedimento é negado.

Publicado em: 10 de junho de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 7 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresária usando tablet com ícone de dólar. Conceito de negócios e finanças

Você pediu para transferir um produto financeiro para outro banco e teve a portabilidade negada? A portabilidade bancária é um direito do consumidor, mas é importante lembrar que o novo banco tem o direito de aprovar ou não o seu pedido. De forma geral, a negativa costuma ser resolvida.

Entenda, a seguir, quais motivos podem levar a ter o seu pedido negado e como solucionar.

Assista | Descubra o seu perfil de crédito

Como funciona a portabilidade?

A portabilidade bancária permite que os clientes recebam o salário no banco que desejarem ou que migrem produtos financeiros para a instituição que julgarem mais vantajosa. A portabilidade salarial surgiu em 2006 e depois, a partir de 2014, entrou em vigor a portabilidade de crédito, que hoje permite levar para outro banco dívidas como empréstimo, cartão de crédito, financiamento e até consignado.

Ao migrar de instituição, o cliente pode conseguir benefícios, juros mais baixos e condições melhores. A operação é gratuita e para solicitá-la é preciso fazer o pedido diretamente na nova instituição financeira escolhida – a comunicação então ocorre entre os bancos. Depois da solicitação, é comum que o cliente receba uma contraproposta do banco original.

Qual a lei da portabilidade bancária?

A portabilidade bancária é um direito do consumidor, regulado por diversas resoluções do Banco Central. As regras determinam que a portabilidade só pode ser feita por iniciativa do cliente e o banco de origem tem a obrigação de ceder todas as informações sobre o contrato atual.

Entretanto, é importante lembrar que as instituições financeiras não são obrigadas a aceitar os novos clientes que solicitam a portabilidade. Assim como qualquer novo contrato, elas aplicam critérios de aprovação de acordo com a política interna da empresa.

Leia também | Como fazer a portabilidade de banco

Por que a portabilidade foi negada?

Confira as principais razões que podem levar a uma negativa no pedido de portabilidade, seja de conta ou de contrato de crédito:

Dados incorretos

De acordo com o Banco Central, uma pesquisa de 2022 mostrou que este era o principal motivo para ter a portabilidade de salário negada – na época, metade dos pedidos eram recusados por isso. Se, ao preencher a solicitação, o cliente digitar o seu CPF ou o CNPJ do banco original com algum erro, o pedido será automaticamente recusado.

Histórico de inadimplência

Nos pedidos de portabilidade de dívida, a inadimplência do cliente pode impedir a transferência. O novo banco tem o direito de aprovar ou não a portabilidade, assim com acontece quando um consumidor solicita um empréstimo, por exemplo.

Neste tipo de operação, o banco também faz uma análise de crédito para avaliar o risco de inadimplência. Se o cliente estiver negativado, a portabilidade pode ser negada.

A conta original não é uma conta salário

A portabilidade de salário só é permitida entre contas salário. Quem recebe o pagamento em uma conta corrente não tem acesso a esse tipo de portabilidade.

Novo banco não tem acordo com o INSS

Se você solicitou a portabilidade bancária para o recebimento do benefício do INSS, é importante saber que nem todos os bancos estão autorizados a fazer este tipo de operação. Apenas bancos conveniados ao INSS podem receber o pedido de portabilidade neste caso.

Faltou confirmar no aplicativo do banco

Alguns bancos pedem que o pedido de portabilidade seja confirmado no site ou aplicativo da instituição original, para evitar fraudes. Sem essa confirmação, o pedido pode ficar sem aprovação.

O que fazer se a portabilidade for negada

Os impedimentos na troca de banco muitas vezes podem ser resolvidos entrando em contato com a instituição e corrigindo possíveis erros de preenchimento do pedido. Confira como agir quando o pedido é recusado:

Entre em contato com seu banco original

De forma geral, o banco original é obrigado a liberar a portabilidade. Se houve recusa, é importante entender a razão com a instituição de origem.

Corrija erros no preenchimento

Se o pedido foi negado por erro de dados, faça o pedido novamente, preenchendo com atenção os campos.

Limpe seu nome

Se você está negativado e teve a portabilidade de crédito negada, considere fazer um esforço para limpar o seu nome antes de fazer uma nova solicitação. Quem não tem dívida negativada costuma ter uma análise de crédito mais positiva no mercado.

Procure outro banco

Assim como alguns bancos liberam empréstimo para um cliente e para outros, não, existe a possibilidade de que a sua portabilidade de crédito seja aprovada por outra instituição.

Faça uma reclamação ao Banco Central

Se você considerar que a recusa foi abusiva, seja por parte do banco de origem como da nova instituição, registre uma reclamação formal no site do Banco Central.

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Perguntas frequentes sobre portabilidade negada

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