Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Ppr E Plr

PPR e PLR: como funcionam as premiações salariais

Entenda a diferença entre o Programa de Participação nos Resultados e a Participação nos Lucros e Resultados.

Publicado em: 17 de novembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Contas de dinheiro brasileiro na mão

Uma das formas que as empresas privadas adotam para incentivar e reconhecer o trabalho dos colaboradores é o benefício financeiro. O Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) são ferramentas para remunerar os funcionários de acordo com o desempenho. Entretanto, PPR e PLR funcionam de forma diferente.

Os dois são considerados benefícios extras aos salários, mas estão relacionados com indicadores empresariais diferentes. Entenda a seguir como funcionam esses programas e quem tem direito a eles.

Assista | Dicas para conseguir o primeiro emprego

O que são PPR e PLR

PPR e PLR são benefícios implementados pelas empresas como forma de premiar financeiramente os colaboradores pelas metas e desafios atingidos dentro do negócio. São considerados modelos de remuneração variável, porque estão condicionados a determinados resultados. A bonificação é exclusiva para pessoas contratadas sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

São ferramentas que incentivam o comprometimento dos trabalhadores aos objetivos empresariais. Dessa forma, eles sabem que também serão recompensados financeiramente se o resultado for positivo.

O valor, pago em datas predeterminadas, é um percentual calculado com base nos lucros ou metas atingidas.

Leia também | CLT ou PJ: qual a melhor forma de contratação?

Qual a diferença entre PPR e PLR

Apesar de partirem do mesmo princípio, esses modelos de bonificação têm regras um pouco diferentes. A principal diferença é que o PPR está vinculado a metas individuais ou de equipe. E a PLR considera o lucro da empresa como um todo. Conheça como cada um funciona:

Programa de Participação nos Resultados (PPR)

  • ●     Está diretamente ligado às metas estabelecidas para a equipe e para a empresa, e premia o colaborador de forma mais individualizada.
  • ●     O benefício está baseado em resultados, que são preestabelecidos (pode ser uma meta de venda ou de economia, por exemplo).
  • ●     Quando as empresas seguem esse programa, é possível que um setor seja bonificado com um valor maior que outra área da mesma empresa. Tudo vai depender do desempenho de cada uma.
  • ●     De acordo com a lei, mesmo que a empresa não obtenha lucro, o PPR deverá ser pago se as metas foram alcançadas pelos funcionários.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

  • ●     Nesse modelo, a bonificação é calculada com base no lucro total da empresa.
  • ●     Se o resultado for positivo, todos os trabalhadores recebem uma porcentagem previamente acordada. A divisão é coletiva e pode ser favorável ao sentimento de trabalho em equipe.
  • ●     Na PLR, só há participação se a empresa atingir o mínimo de lucro esperado.
  • ●     Do ponto de vista da empresa, esse formato é mais seguro.

Quem pode receber PPR e PLR?

A participação nos lucros ou resultados é uma possibilidade prevista na Constituição Federal, apesar de não ser obrigatória. Nesse ponto, é diferente de outros direitos trabalhistas, como salário, hora extra, FGTS, férias e décimo terceiro – que são garantidos por lei ao trabalhador.

É uma escolha da empresa adotar o PPR ou a PLR. Entretanto, ao implementar um programa de bonificação, a empresa precisa cumprir com as regras acordadas com os trabalhadores.

Entenda de forma geral quem pode receber:

  • ●     Colaboradores contratados por regime CLT e que tenham o benefício previsto em acordo coletivo ou no contrato de trabalho.
  • ●     Contratados temporariamente também têm direito ao benefício, proporcional ao tempo de trabalho – desde que contratados com carteira assinada.
  • ●     Para receber, as condições previstas em contrato precisam ter sido cumpridas pelo trabalhador ou pela empresa (como metas e lucros anuais).

 

Leia também | Glossário: conheça os termos trabalhistas

Como são pagos PPR e PLR

Os valores pagos nos formatos de PPR e PLR mudam a cada ano, conforme o desempenho da empresa – e cada organização pode adotar um método diferente de cálculo.

Apesar de não ser possível prever a quantia, há algumas regras para o pagamento:

  • ●     A periodicidade precisa ser respeitada, e podem ser feitos no máximo dois pagamentos por ano, com intervalo de pelo menos três meses entre eles.
  • ●     Os indicadores empresariais que vão levar ao pagamento precisam estar claros para os colaboradores, e os dados atualizados devem ser apresentados periodicamente.
  • ●     A empresa define como dividirá a rentabilidade: pode ser um valor fixo para todos os colaboradores ou proporcional ao salário e cargo.

 

Leia também | Quais os principais direitos trabalhistas

O que é descontado de PPR e PLR

Como os benefícios de bonificação não são considerados de natureza salarial, eles estão isentos de encargos trabalhistas.

Entretanto, o valor recebido deve ser declarado no Imposto de Renda. De acordo com as regras de 2023, bonificações de até R$7.404,11 estão isentas de pagamento do imposto. A partir desse valor, as alíquotas podem ser de 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, com as respectivas deduções.

Recebeu participação de lucros e está com dívidas? Aproveite para renegociar

A bonificação recebida de PPR ou PLR é sempre muito bem-vinda, e a melhor forma de usá-la é na organização financeira.

Caso tenha dívidas ou contas em atraso, um bom investimento para o dinheiro é renegociar as pendências e voltar a ter melhores oportunidades de crédito.

Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Siga o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa (Android e iOS) e informe seu CPF e senha.
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas.
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados