13º dos aposentados: como funciona a antecipação
13º dos aposentados: como funciona a antecipaçãoData de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 2 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
A retificação de Imposto de Renda é uma ferramenta importante para evitar cair na malha fina ou gerar pendências com a Receita Federal. Se, depois de enviar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), você perceber que alguma informação estava incorreta, é possível acessar o programa da Receita e fazer uma correção – mesmo que o prazo de entrega já tenha se encerrado.
Confira como fazer a retificação da declaração do ano atual ou de anos anteriores.
O verbo retificar significa corrigir, alinhar, colocar em ordem. Portanto, a retificação de Imposto de Renda nada mais é do que a correção de uma declaração já enviada e processada pela Receita Federal.
O ideal é sempre fazer a declaração original com calma e preencher todos os dados corretamente. Porém, se algo foi enviado com erro, a retificação permite corrigir e acrescentar informações à declaração, substituindo a anterior.
Informações incompletas ou incorretas podem fazer uma declaração cair na malha fina. A Receita Federal cruza dados com fontes como bancos, empresas e imobiliárias. Por isso, ao identificar um erro na declaração entregue, o ideal é retificar o mais cedo possível.
A retificação pode ser feita de forma virtual, usando o programa da declaração, o site da Receita Federal ou o aplicativo oficial. Até 2024, a declaração podia ser feita no aplicativo Meu Imposto Renda, que foi desativado. Ele foi substituído pelo app Receita Federal.
Acompanhe as etapas da retificação por diferentes canais:
No site da Receita Federal, faça o download do Programa de Imposto de Renda referente ao ano da declaração que deseja retificar.
Abra o programa, clique em Declaração e depois em Retificar, no lado esquerdo da tela.
Selecione a declaração que será corrigida.
O programa gera automaticamente uma cópia da declaração na aba Em preenchimento.
Abra a declaração retificadora e faça as correções necessárias.
Depois de fazer os ajustes, clique em Entregar declaração, item que fica do lado esquerdo na aba Declaração.
Abra o site da declaração online do Imposto de Renda.
Faça login com a conta Gov.br.
Clique no ano do IRPF que deseja corrigir.
Em seguida, no lado direito da tela, selecione Retificar declaração.
Faça as correções necessárias e clique em Entregar, no canto inferior esquerdo.
Quantas vezes for necessário. O governo não estabelece um número máximo de retificações. Há apenas um limite de tempo: até cinco anos depois do prazo de entrega.
Leia também | Quem está isento da declaração de Imposto de Renda?
Depende. Se a declaração caiu em malha fiscal e gerou uma notificação automática, mas o contribuinte ainda não foi intimado, é possível retificar. Em outros casos, quando a declaração cai em malha, a Receita Federal vai além da notificação e envia uma intimação fiscal solicitando documentos para comprovar as informações declaradas.
Depois da intimação, a declaração fica sob procedimento fiscal, e a retificação é impedida.
A retificação é gratuita e não prejudica o contribuinte, pelo contrário. Corrigir informações a tempo pode evitar uma notificação da Receita Federal – enviada quando uma infração tributária é identificada a partir do cruzamento de informações da base de dados.
Entretanto, quando os valores e as informações são corrigidos, o valor a ser pago em tributos ou a ser restituído pode mudar.
Sim, a retificação da declaração pode mudar os valores finais de restituição ou de pagamento de tributos. Isso acontece porque a conta do Imposto de Renda é feita com base nos valores e bens declarados. A correção de dados pode alterar esse cálculo e mudar a quantia a pagar ou a receber determinada na declaração original.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 20255 minutos de leitura