Melhor programa de pontos: como escolher o ideal
Melhor programa de pontos: como escolher o idealData de publicação 30 de julho de 20254 minutos de leitura
Publicado em: 30 de julho de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 18 minutosTexto de: Time Serasa
Ignorar as multas de trânsito pode causar problemas financeiros e legais para os motoristas. Além disso, prestar atenção às infrações também serve como proteção contra golpes financeiros. Portanto, verificar a multa de carro de forma regular é uma prática de segurança importante para quem deseja manter as finanças em dia.
Neste artigo, aprenda o passo a passo claro e seguro para consultar as infrações e evitar surpresas desagradáveis.
As multas de trânsito são penalidades financeiras e administrativas aplicadas aos motoristas que desrespeitam as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sua função é controlar comportamentos perigosos e garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
● Infrações gravíssimas: 7 pontos na CNH e multa mínima de R$ 293,47.
As principais infrações de trânsito e suas respectivas classificações são:
Tipo de infração | Exemplos |
---|---|
Infrações leves | - Dirigir sem os documentos obrigatórios (CNH ou CRLV); - Placa do automóvel em desacordo com o padrão do Contran; - Usar buzina em horário e local proibidos; - Farol alto em vias com iluminação pública; - Parar o carro no acostamento sem necessidade. |
Infrações médias | - Excesso de velocidade até 20% acima do limite; - Falar ao celular enquanto está ao volante; - Estacionar irregularmente em calçada, vaga de idoso/deficiente e esquinas (pode ser infração gravíssima, dependendo do caso); - Dirigir com o braço para fora do veículo; - Usar fones de ouvido ao dirigir. |
Infrações graves | - Excesso de velocidade de 20% a 50% acima do limite; - Não usar cinto de segurança; - Pneus carecas ou farol queimado; - Estacionar em local proibido pela sinalização; - Estacionar sobre faixa de pedestres e ciclovia. |
Infrações gravíssimas | - Excesso de velocidade superior a 50% do limite permitido; - Segurar ou teclar no celular enquanto está ao volante; - Avançar o sinal vermelho; - Dirigir alcoolizado; - Ultrapassagem irregular. |
● Aplicativo oficial da Serasa: permite consultar e pagar as multas com segurança e rapidez.
Em último caso, é possível consultar as multas em uma agência do Detran na sua cidade.
Acesse o site do Detran do estado onde o veículo está registrado.
Nas opções exibidas no site, selecione aquela que se refere à “Taxas”, "Multas” ou “Infrações”.
Informe a placa e/ou o Renavam do veículo. Dependendo do sistema utilizado no site, pode ser necessário fazer login com a conta gov.br ou com CPF e senha cadastrados na plataforma estadual.
Acesse o portal gov.br.
Na barra de pesquisa da página, digite “Consultar online suas infrações de trânsito” e selecione a opção correspondente que aparecerá abaixo da barra.
Clique no botão “Iniciar” para ser redirecionado à página da Senatran.
Na seção “Infração", selecione a opção “Consulte as suas infrações de trânsito".
Faça o login com CPF e senha cadastrados na conta gov.br.
Selecione se deseja consultar as multas “Por infrator” ou “Por veículo”.
Caso prefira consultar as infrações por veículo, digite o número da placa e do Renavam para ter acesso ao histórico de multas.
Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito na App Store (para dispositivos iOS) ou na Google Play (para dispositivos Android).
Faça login com sua conta gov.br para acessar o aplicativo.
Acesse a seção “Infrações”.
Consulte as multas por infrator ou por veículo.
Verifique os detalhes da multa e, se desejar, emita o boleto para pagamento.
Leia mais | Como pagar multa vencida
Ao consultar a multa do carro no site do Detran, da Senatran ou no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o motorista poderá encontrar os seguintes status das infrações:
Status | O que significa? |
---|---|
Ativa/aberta | A multa foi emitida, mas não foi paga, ou o recurso ainda está em análise. Portanto, aguarda-se o pagamento ou decisão do recurso. |
Paga | A multa foi quitada. |
Em recurso/defesa | O motorista ou proprietário do veículo apresentou uma defesa prévia ou recurso contra a multa. Enquanto o processo estiver em análise, a cobrança poderá ficar suspensa. |
Prescrita | Uma multa pode prescrever quando os órgãos de trânsito não cumprem os prazos legais para a notificação da infração ou para a sua cobrança. Geralmente, o prazo é de 5 anos. Mesmo que prescrita, a multa pode continuar aparecendo no sistema, e pode ser necessário solicitar formalmente ao órgão que reconheça a prescrição para que ela seja oficialmente anulada. |
Cancelada/anulada | A multa foi cancelada por erro na autuação, por decisão de recurso favorável ao condutor ou por outros motivos legais. |
Ao quitar uma multa, faça uma nova consulta para verificar se a baixa foi efetuada no sistema após o pagamento — o que geralmente ocorre em alguns dias úteis. Guarde o comprovante de pagamento, pois pode ser necessário comprovar o pagamento.
Leia mais | Organização financeira pessoal: 10 dicas essenciais
Com a crescente digitalização dos serviços, infelizmente, também aumentam as tentativas de golpes envolvendo multas de trânsito falsas. Os criminosos se aproveitam da desinformação e da preocupação dos motoristas para aplicar fraudes que podem resultar em perda financeira e dos dados pessoais.
A melhor forma de evitar o acúmulo de multas de trânsito é ter o máximo de cuidado para evitá-las. Além de ajudar nas finanças, dirigir de forma consciente contribui para a segurança no trânsito.
As principais boas práticas que podem ser adotadas no dia a dia para reduzir as chances de receber novas multas são:
● Mantenha os dados atualizados no Detran e na conta gov.br garante o recebimento correto das notificações do SNE e evita multas por omissão de endereço.
● Renove a CNH e o licenciamento do veículo dentro do prazo. Dirigir com os documentos vencidos pode resultar em multas e até na apreensão do carro.
● Siga rigorosamente os limites de velocidade indicados nas áreas urbanas e nas rodovias.
● Não avance o sinal vermelho e nem ignore as placas de “Pare”. Essas infrações são gravíssimas e comuns.
● Reduza a velocidade nas faixas de pedestres e em zonas escolares, e dê sempre a preferência.
● Preste atenção às placas de “Proibido Estacionar”, “Carga e Descarga” ou “Estacionamento Regulamentado”. Estacionar em local proibido é uma das infrações mais comuns.
● Não segure, digite ou atenda uma ligação no celular enquanto estiver dirigindo. Deixe para usar o celular quando o veículo estiver parado.
● Evite comer, ajustar o GPS ou mexer em objetos enquanto dirige para manter a atenção total no trânsito.
● Nunca dirija sob efeito de álcool ou drogas. Se consumir, utilize outros meios de transporte ou peça uma carona.
● Sempre utilize o cinto de segurança ao dirigir e incentive os passageiros a fazerem o mesmo.
● Revise pneus, freios, luzes, setas, limpadores e os equipamentos obrigatórios com frequência.
● A cada seis meses ou conforme o manual do fabricante do veículo, siga um plano de manutenção regular. Isso ajuda a prevenir falhas que podem causar infrações ou acidentes.
Não pagar uma multa de trânsito antes do vencimento pode impactar suas finanças, sua capacidade de dirigir e até mesmo a regularidade do seu veículo. Saiba as principais consequências que podem ocorrer.
O veículo com multas atrasadas não pode ser licenciado e nem transferido para outro proprietário.
Leia mais | Pagamento de multa: como evitar problemas
● Com a assinatura do Serasa Premium, você é avisado assim que houver novas dívidas inscritas em seu CPF, como as multas de trânsito.
O aplicativo oficial da Serasa (disponível para iOS ou Android) permite que você consulte e pague suas contas do dia a dia, dívidas e multas de trânsito de maneira segura, rápida, totalmente online e sem burocracias. Acesse ou crie seu cadastro gratuitamente para aproveitar as vantagens.
Data de publicação 30 de julho de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 30 de julho de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 30 de julho de 20259 minutos de leitura