Entrar

6 tópicos para entender como funciona a carteira digital

Você sabe o que é e como funciona a carteira digital? Listamos alguns pontos que vão te ajudar a entender mais sobre esse serviço

Você sabe o que é e como funciona a carteira digital? Mesmo que a resposta seja negativa, você já deve ter ouvido falar nesse assunto pelo menos uma vez.

Basicamente, a carteira digital é um aplicativo onde você coloca dinheiro e armazena alguns dados financeiros, como informações sobre seus cartões de crédito e débito, pagamentos e transferências realizadas. Com esse recurso, você pode fazer compras em lojas físicas e virtuais apenas com seu celular ou outro dispositivo digital, como os relógios inteligentes. Muita praticidade, né?

Frente a tantas funcionalidades, podemos considerar que a carteira digital é o mais próximo que temos de uma carteira do futuro. Com o armazenamento eletrônico de diferentes meios de pagamento, você poderá até dispensar a boa e velha carteira de couro.

Quer saber mais sobre essa solução? Preparamos um artigo cheio de informações para você. Continue a leitura!

homem sorrindo fazendo o número seis com os dedos

6 tópicos para compreender o que é e como funciona a carteira digital

1. Carteira digital x banco digital

Quando falamos em carteira digital, muitas pessoas confundem esse recurso com os serviços oferecidos por um banco digital, mas eles não são a mesma coisa.

A carteira digital é uma ferramenta não necessariamente vinculada a uma instituição financeira. Como mencionamos anteriormente, estamos falando de um app ou plataforma que reúne com toda a segurança os meios de pagmento do usuário, entre muitas outras funcionalidades conforme veremos a seguir.

De modo geral, os bancos digitais oferecem os mesmos serviços e recursos que um banco tradicional, mas com processos mais tecnológicos. Já a carteira digital é um recurso no qual os consumidores podem adicionar seus cartões ou incluir saldo por meio de transferências para fazer pagamentos digitalmente.

2. Facilidade de uso

No processo de entender o que é e como funciona uma carteira digital, você precisa saber que elas são muito simples de usar e podem facilitar muito usar o seu dia a dia. O funcionamento e os recursos variam de uma empresa para outra, mas, de modo geral, para utilizar uma carteira digital basta baixar um aplicativo, se cadastrar e explorar as funcionalidades da ferramenta.

Toda a navegação é bastante intuitiva e autoexplicativa. Com seus meios de pagamento cadastrados, você poderá realizar suas compras em lojas físicas através de QR Code ou NFC (Near Field Communication), que é a operação feita com aproximação do aparelho.

Em lojas virtuais, a carteira digital também pode ser utilizada. Assim, você centraliza todos os seus pagamentos em um mesmo ambiente, sem a necessidade de cadastrar seu cartão em várias lojas.

3. Agilidade para fazer pagamentos

Sair de casa com uma carteira contendo dinheiro e cartões passa a ser desnecessário com a chegada das carteiras digitais. Afinal, sabendo como funciona a carteira digital, você pode usar apenas seu smartphone para carregar tudo isso para onde for. Basta ter acesso à Internet em seu telefone.

E o mais interessante: em lojas onde for possível realizar o pagamento com uma carteira digital, você poderá fazer tudo pelo celular, sem enfrentar filas. Com essa alternativa é possível economizar um tempo precioso na sua rotina, não é mesmo?.

4. Segurança garantida

Ao fazer um pagamento com dinheiro físico, sempre estamos sujeitos a receber troco errado ou, simplesmente, perder alguma nota. No caso dos cartões de débito e crédito, eventuais problemas acontecem com caixas eletrônicos e máquinas fraudadas, que clonam cartões e causam grandes problemas.

Com a carteira digital, você está a salvo de todos esses riscos. Isso porque, hoje, a maioria dos smartphones podem ser desbloqueados exclusivamente com biometria, assim como os aplicativos utilizados para pagamento.

Se você quiser experimentar a novidade e tiver algum receio em relação à segurança dos seus dados, pode começar acessando a Carteira Digital da Serasa, que oferece toda a proteção de dados que você precisa.

Como você já deve saber, a Serasa tem um forte sistema antifraude. Com o Serasa Premium, o usuário cadastrado em nossos sistemas recebe notificações por e-mail e celular nas seguintes situações:

Quando seu CPF for consultado;

Quando uma empresa for aberta em seu nome;

Quando você estiver prestes a ser negativado;

Quando uma compra for realizada via carteira digital;

Quando seu nome for retirado do cadastro de inadimplência da Serasa e SPC Brasil.

Se preferir, baixe o nosso aplicativo, disponível no Google Play e na App Store, e faça seu cadastro gratuito para navegar e entender mais sobre como funciona a nossa carteira digital.

5. Controle na palma da mão

Quem utiliza cartões de débito, crédito e dinheiro no dia a dia sabe o quanto pode ser difícil manter controle sobre a própria vida financeira e administrar tantos meios de pagamento. Ao final de cada mês, dá um certo trabalho identificar, por exemplo, quanto foi gasto com cada um.

Para quem deseja ter mais controle do orçamento, vale a aposta em uma carteira digital. Isso porque o aplicativo utilizado vai registrar todas as transações de pagamento em um mesmo ambiente, facilitando a visualização de entradas e saídas de dinheiro e das suas faturas.

Na prática, isso é mais facilidade na hora de cuidar do seu dinheiro.

6. Informações centralizadas e outras facilidades

A carteira digital pode ser mais do que um simples dispositivo para centralizar seus meios de pagamento. A Carteira Digital Serasa, por exemplo, permite que o usuário parcele o pagamento de suas contas e boletos em até 12 vezes no cartão de crédito, faça recarga de celular online, transferências e muito mais.

Com todos esses recursos disponíveis e sabendo como funciona uma carteira digital, cuidar da sua vida financeira ficou ainda mais fácil, não é mesmo?

Como Funciona a Carteira Digital Serasa

A Carteira Digital Serasa chegou para facilitar ainda mais a vida de quem já utiliza os serviços da Serasa. Além de poder utilizar em seu celular, smartwatch ou outro dispositivo móvel, você também pode acessá-la pela Internet, na sua área logada da Serasa.

Além de prática e simples de usar, a Carteira Digital Serasa é econômica, pois você não paga taxas de manutenção. E, para quem tem dúvidas sobre a segurança da plataforma, não precisa se preocupar: por ser integrada aos demais serviços da Serasa, a Carteira Digital é 100% confiável e seus dados e recursos estarão completamente seguros nela.

Quer saber mais? Você pode acessar a Carteira Digital Serasa e começar a explorar a ferramenta agora mesmo.

Simulação de Crédito