Entrar

Claro recarga: como funciona este serviço para celular?

Veja como fazer a recarga Claro e como economizar nas ligações para o crédito durar mais tempo

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 20 de abril de 2022.

Você sabia que o Brasil é um dos países onde a população mais utiliza telefone pré-pago? É o que revelou o relatório Ding Global Prepaid Index (GPI). Isso justifica a grande busca por diferentes formas de manter o telefone com crédito, como a Claro Recarga, por exemplo.

Esse relatório entrevistou mais de sete mil pessoas no Brasil e em mais oito países, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, Indonésia e Filipina.

Os dados apresentados mostram que 60% dos brasileiros utilizam celulares pré-pagos no país. A média mundial é de 53%.

Portanto, se você é um desses usuários e quer descobrir todas as possíveis formas de fazer a Recarga Claro, continue a leitura que, no final, terá ainda dicas de como economizar crédito do celular.

O que é um telefone pré-pago?

Você sabia que o telefone pré-pago surgiu como uma opção mais econômica e flexível para os usuários de telefone celular? A ideia partiu da necessidade de melhor controle dos gastos e não haver faturas ou vínculos fixos com a operadora, diferentemente do que ocorre com o pós-pago, por exemplo.

Mesmo um telefone pré-pago permite usar Internet, enviar mensagens, fazer ligações e usar outros serviços, desde que inserido um valor mínimo de recarga de crédito.

Aliás, a palavra recarga significa exatamente inserir crédito. Assim, você paga antes de usar e só usa pelo que pagou. O valor da recarga é pré-estabelecido pela operadora e há vários montantes de opções para o cliente.

Normalmente, os celulares pré-pagos têm autorização para usar aquele crédito em até 30 dias. Após isso, o que não for utilizado, é perdido ou bloqueado até a próxima recarga.

Há algumas formas de fazer a recarga do crédito, seja em lojas físicas, como bancas de jornais e farmácias, quanto em plataformas digitais, como o site da empresa de telefonia ou o internet banking.

A grande vantagem desse plano é a economia e a capacidade de ser cobrado apenas quando faz uso do telefone. Ofertas assim, porém, costumam incluir franquias menores de internet e minutos de ligações, tornando mais complicada a vida do consumidor.

Outro lado bom é que, de acordo com a Anatel, celular pré-pago são incompatíveis com a fidelização. Ou seja, você pode fazer portabilidade ou cancelar a sua linha à vontade, sem pagar multas por isso.

Como fazer a recarga Claro?

Após essa rápida explicação do que é e quais os benefícios de ser um cliente pré-pago, veja abaixo as formas que os clientes Claro podem fazer a recarga Claro.

1. SMS

Nesta modalidade, há duas formas de efetuar a recarga Claro. A primeira é enviando um SMS para o número 1052 e escolher a opção 2 – saldos e recargas. Em seguida, escolha a opção 2 novamente – recarga com cartão de crédito. Agora, informe o valor de recarga e informe os dados do cartão.

A segunda opção é pelo número 555. Aqui, você vai escolher o valor que deseja carregar, informar o CPF e, então, os dados do cartão.

2. Telefone

Para fazer uma Recarga Claro por telefone, há também duas opções de números:

• Ligue para *1052#; escolha a opção 2 – saldo e recarga –; escolha a opção 2 novamente – recarga com cartão de crédito–; escolha o valor e coloque os dados do seu cartão de crédito.

• Ou então, ligue para *555 e siga as instruções informadas.

3. Cartão de crédito

Para fazer a recarga Claro utilizando cartão de crédito, é preciso identificar os canais que possibilitam isso. Nos casos mostrados acima, por exemplo, você pode efetuar sua recarga de forma simples e segura.

4. Pela internet

Para fazer a recarga pela internet, você pode optar ou pelo site do seu banco, o famoso bankline, ou diretamente pelo site da Claro. Neste segundo caso, você precisa ter um cartão de crédito também. Confira o passo a passo:

• Acesse o site, depois insira o número de telefone com DDD que você quer recarregar.
• Em seguida, o site enviará um código SMS para o seu telefone.
• Digite o código que recebeu por SMS no seu celular.
• Agora escolha o valor da recarga
• Digite seu CPF e o número do seu cartão de crédito.

5. Aplicativos de recarga

Você também pode aproveitar o Aplicativo Claro Recarga. Para isso, é preciso que você baixe o app – disponível para sistemas Android e iOS – e faça seu cadastro na Minha Claro.

Ao fazer isso, basta seguir o passo a passo orientado pelo app e realizar a recarga tranquilamente.

6. Carteira Digital Serasa

A Serasa disponibiliza essa opção de fazer recarga de celular também pela Carteira Digital Serasa.

O processo é simples e tem por objetivo centralizar todos seus serviços financeiros, como recarregar o celular, pagar contas, parcelar boletos, receber dinheiro e muito mais.

Conheça todos os benefícios da Carteira Digital Serasa

Assista | CARTEIRA DIGITAL SERASA

SOS Recarga Claro

Você sabia que existe o SOS Recarga Claro? Isso pode ser uma novidade boa para você, não é mesmo?

Trata-se de um pedido de ajuda para quando seu crédito acaba, mas você precisa usar o telefone e não tem como recarregar. Muitas pessoas conhecem como Crédito Especial da Claro.

Esse serviço funciona como um adiantamento do seu crédito. Ou seja, a Claro te adianta o crédito e você faz o pagamento depois, junto com a sua próxima recarga. Assim, quando isso acontecer, o adiantamento será descontado do seu crédito atual juntamente com uma taxa de serviço.

Para contratar a Claro Recarga SOS é só ligar gratuitamente para *544# do seu celular Claro.

4 dicas para economizar nas ligações

Agora que você já sabe algumas opções alternativas para fazer sua Recarga Claro, confira essas dicas para economizar nas ligações e fazer seus créditos renderem ainda mais.

1. Identifique a operadora do seu contato

Normalmente, as operadoras costumam cobrar um valor diferenciado quando você liga para outra pessoa que utiliza a mesma operadora.

Sendo assim, o ideal é você identificar qual a operadora que a pessoa utiliza na hora de salvar o número do contato. Então, caso ela tenha mais de um número de telefone, é possível identificar a operadora e aproveitar as tarifas mais em conta.

2. Fique de olho nas promoções

Aproveite as promoções que as operadoras de telefonia fazem para estimular o uso dos seus créditos. Faça recargas promocionais para ganhar bônus de crédito e veja com detalhes as regras de uso.

3. Mantenha o controle

Cuidado para não exceder no uso de forma desnecessária. Mantenha o controle e ligue apenas quando for necessário. O mesmo serve para uso da internet, então, evite usar apps que cobram pelos dados de forma descontrolada e desnecessária.

4. Utilize a ligação por WhatsApp com Wi-fi

Por falar nisso, lembre-se que as ligações pelo app WhatsApp podem ser uma boa saída para economizar créditos em ligações. Porém, não esqueça que, se você utilizar os dados, irá ocorrer a cobrança da internet.

Neste caso, opte por este tipo de chamada somente quando estiver utilizando uma rede Wi-Fi.

Pronto, agora você já sabe como aproveitar a Recarga Claro para não gastar seus créditos e ainda aproveitar os benefícios promocionais. Aproveite para conhecer mais a Carteira Digital Serasa e fazer sua recarga por lá.