Neoenergia parcelamento no boleto: saiba mais
Neoenergia parcelamento no boleto: saiba maisData de publicação 24 de janeiro de 202510 minutos de leitura
Atualizado em: 8 de fevereiro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Débitos veiculares são obrigações financeiras de todos os proprietários de automóveis no Brasil. É importante saber consultar a situação do veículo para mantê-lo regularizado. O pagamento de cada um deles – incluindo impostos, taxas e multas – garante a conformidade com as leis de trânsito e evita uma série de consequências.
Para evitar problemas legais e financeiros associados aos débitos, entenda os tipos de débitos veiculares, as consequências de não pagá-los e como quitá-los para ficar em dia com essas despesas.
Os débitos veiculares são obrigações financeiras relacionadas à posse e uso de um veículo perante os órgãos de trânsito. Essas dívidas incluem taxas, impostos, multas de trânsito e outros encargos relacionados ao veículo e ao condutor.
Para consultar a situação do veículo ou consultar o veículo pela placa, há dois caminhos distintos: pelos órgãos oficiais de trânsito ou pela Carteira Digital Serasa.
Os principais órgãos de trânsito oficiais são os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de cada Estado e a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Nesse caso, confira as opções de consulta:
Ao fazer a consulta nesses locais, os boletos de pagamento também podem ser gerados por meio deles – com exceção do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Para consultar o IPVA 2024, baixe o app da Serasa no Google Play ou na App Store e faça login. Na página inicial, clique em Pagar e depois em Débitos Veiculares. Insira a placa do veículo, e se houver débitos em aberto eles aparecerão na tela.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Por meio do app, é possível fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamentos.
Para acessar:
Leia também I Consulte e pague débitos dos veículos com a Serasa
No Brasil, existem quatro principais tipos de débitos veiculares. São eles:
IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, pago anualmente por proprietários de veículos. O valor é calculado com base no valor venal do próprio veículo.
Licenciamento: taxa anual para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento obrigatório para a circulação de veículos no país.
DPVAT: seguro obrigatório pago anualmente por todos os proprietários de veículos para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Em dezembro de 2023, o pagamento do DPVAT seguia suspenso, porém a pauta da reformulação do seguro estava em tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados.
Multas de trânsito: penalidades aplicadas por infrações cometidas no trânsito. As multas devem ser pagas dentro do prazo estipulado, caso contrário podem gerar juros e restrições ao veículo.
Leia também | Como pagar multa vencida
Se uma pessoa comprou um veículo por meio de financiamento, é necessário pagar as parcelas pendentes, e isso pode ser considerado um compromisso financeiro. Afinal, caso a dívida não seja paga, o proprietário perde o direito à posse dele.
No entanto, o financiamento não se enquadra como débito veicular, que se refere a dívidas do contribuinte relacionadas às leis de trânsito. Se esses débitos não forem pagos, podem gerar consequências financeiras e legais ao proprietário do veículo. O financiamento costuma ser um compromisso assumido com uma instituição financeira privada.
Leia também | Transferência de financiamento de veículo: como funciona?
É importante saber consultar os débitos veiculares e quitá-los em dia para evitar uma série de consequências, tais como:
Caso haja a intenção de vender o veículo, a falta de pagamento dos débitos pode impedir ou dificultar a transferência da propriedade para o novo comprador.
Os débitos pendentes podem impossibilitar a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento obrigatório para a circulação do veículo. Sem o licenciamento em dia, o veículo fica irregular perante as autoridades de trânsito.
Em alguns casos, o não pagamento dos débitos veiculares pode levar à apreensão do veículo pelas autoridades de trânsito, podendo resultar em custos adicionais, como taxas de remoção e diárias de depósito
Os débitos veiculares geralmente acumulam juros e multas com o passar do tempo. Portanto, quanto mais tempo as dívidas permanecerem em aberto, maior será o valor a ser pago.
Os órgãos de trânsito podem registrar a dívida em serviços de proteção ao crédito, o que pode resultar na negativação do nome do proprietário, dificultando a obtenção de crédito em outros setores. Nesse caso, o CPF ou o CNPJ é inscrito na dívida ativa.
Caso o veículo seja flagrado em uma blitz de trânsito, as autoridades poderão realizar a apreensão dele devido aos débitos pendentes.
Leia também | Consultar multas: saiba como consultar e pagar pela Carteira Digital
Quando as dívidas se acumulam, o equilíbrio financeiro fica cada vez mais distante na vida do consumidor. Por isso, é importante não apenas consultar a situação de veículo, mas também conferir se não existem outras dívidas em aberto. O primeiro passo para reorganizar as finanças é tomar conhecimento da situação.
Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.
Siga o passo a passo:
Data de publicação 24 de janeiro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 24 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 23 de janeiro de 202510 minutos de leitura