Entrar

Como funciona o cashback de carteira digital?

Saiba o que é e como funciona o cashback de carteira digital e aprenda a receber dinheiro de volta ao fazer transações.

Você sabe como funciona o cashback e como utilizá-lo para ganhar dinheiro? Quer descobrir como utilizar esse recurso em uma carteira digital?

carteira com moedas voltando ilustrando o cashback

Para quem busca pagar menos ou conseguir vantagens ao comprar um produto ou serviço, o cashback é uma opção muito interessante. A estratégia está cada vez mais em alta entre os consumidores e, por isso, mais empresas têm utilizado como forma de atrair clientes. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto

O que é e como funciona o cashback?

Antes de saber o que é e como funciona o cashback, vamos contar um pouquinho de sua história.
O cashback é um programa de recompensas muito conhecido nos Estados Unidos desde a década de 1980. Na época, sua função era dar dinheiro vivo de volta ao cliente que utilizava algumas operadoras de cartão de crédito.

No Brasil, ele ficou conhecido em 2011 com a iniciativa da empresa Méliuz, sendo disseminado logo em seguida para muitas outras companhias.
Atualmente, o programa funciona da mesma maneira como quando surgiu, porém, ele não está necessariamente vinculado a um cartão de crédito ou a uma compra efetuada.

Hoje, é possível receber cashback ao fazer compras no débito, pagar contas, comprar em um e-commerce, entre outras opções.
Mas, para entender de fato como funciona o cashback, é importante entender que, diferentemente de programas de benefícios tradicionais, em que a compra só pode ser feita em parceiros das operadoras de cartão de crédito, o cashback é feito diretamente em dinheiro.

Geralmente, o valor que o cliente receberá de volta é definido pelo estabelecimento parceiro do programa, ou seja, a porcentagem nem sempre é a mesma e pode variar muito dependendo de onde a compra ou o pagamento foi realizado.
Ainda falando em como funciona o cashback de forma prática, podemos citar que, quando o cliente realiza uma compra, ele recebe de volta parte do valor gasto ou investido. A quantia pode ser transferida para uma conta-corrente para ser sacada ou até mesmo utilizada para adquirir outros produtos ou serviços.

No entanto, para saber de fato como funciona o cashback, vale lembrar que ele não tem nada a ver com descontos, afinal, o valor a ser pago é integral e só retorna para o cliente quando a compra é de fato confirmada. Esse modelo também costuma ser confundido com as milhas, que funcionam de forma diferente. Neste caso, o cliente recebe pontos pelas compras feitas e estes normalmente possuem uma data de validade.

Qual é a vantagem do cashback?

Agora que você já sabe como funciona o cashback e a diferença de outros programas de recompensas, vamos às vantagens que ele pode oferecer. O maior benefício de utilizar o programa de recompensa é o reembolso do valor gasto. Com ele, o cliente pode comprar um novo produto ou serviço em qualquer loja online ou até mesmo sacar e utilizá-lo para pagar alguma conta.

Além disso, ao contrário dos programas de pontos das operadoras de cartão de crédito, geralmente o valor não expira tão rápido. O prazo varia de uma empresa para outra, mas algumas permitem que o cashback seja utilizado em até 24 meses.

CashBack

Principais sites que oferecem cashback

Existem diversas empresas que trabalham diretamente com o serviço de cashback. Para te ajudar a aproveitar todas as vantagens e ganhar dinheiro de volta em suas compras, separamos alguns sites que ajudam a descobrir promoções, ativar o processo de reembolso ou até mesmo efetuar uma compra para receber o cashback. Confira.

Méliuz

A Méliuz é uma das pioneiras do programa de cashback no Brasil. Com mais de 1600 empresas parceiras, que vão desde lojas virtuais até estabelecimentos comerciais físicos, o site funciona através de um aplicativo. Nele, o usuário faz a busca pela loja desejada e ativa a ação de desconto. As recompensas variam de 1% a 150% do preço do produto.

Nas lojas físicas, o cliente precisa fornecer o telefone e realizar o pagamento em uma máquina da Cielo para obter o desconto. O valor mínimo de cashback para que o usuário possa sacar o dinheiro é de R$ 20,00 acumulados. Além disso, o consumidor também pode fazer indicações para que outros usuários utilizem o programa e ganhar dinheiro com isso.

Ame Digital

O Ame Digital funciona por meio de um aplicativo, disponível para iOS e Android, e utiliza um sistema de QR Code. Neste caso, o dinheiro não pode ser transferido para uma conta-corrente, mas pode ser utilizado para adquirir algum produto das lojas parceiras, como a Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Algumas vezes, o aplicativo também libera que o cashback seja utilizado para pagar contas.

Picpay

O PicPay oferece um modelo diferente de cashback. Com ele, é possível que os usuários recebam dinheiro de volta até mesmo realizando transações entre pessoas físicas. O aplicativo permite realizar pagamento e parcelamento de boletos, compras em lojas, transferências bancárias, crédito para celular, entre muitos outros processos que podem devolver uma quantia do dinheiro.

É necessário utilizar o aplicativo para obter o benefício. Além disso, o valor que retorna é adicionado a uma carteira digital e pode ser utilizado em outro momento para realizar qualquer uma das transações citadas acima.

Beblue

O Beblue é um sistema de cashback que funciona apenas em lojas físicas, sem retorno em compras on-line. Para usar é necessário baixar o aplicativo no celular e ativar a localização. O serviço irá mostrar as empresas parceiras mais próximas e a porcentagem de retorno de dinheiro de cada uma. Ao efetuar a compra, o usuário informa o CPF e obtém o valor de cashback que fica na conta do cliente.

O dinheiro só pode ser transferido para outro usuário ou gasto nas lojas credenciadas no aplicativo. Além disso, as transações só podem ser feitas por cartão de crédito das bandeiras Visa, Mastercard ou Hipercard.

Carteiras Digitais

Hoje, algumas carteiras digitais disponíveis no mercado oferecem o programa de recompensas de cashback. Com o celular, o usuário pode pagar suas compras, boletos e contas e receber dinheiro de volta a cada transação. O retorno de dinheiro também ocorre quando o usuário cadastra alguns cartões de crédito e os utiliza para pagar suas contas.

Por enquanto, a Carteira Digital da Serasa não oferece cashback, mas já disponibiliza uma série de facilidades aos usuários. Com ela, é possível transferir e receber valores, pagar contas online, parcelar o pagamento de boletos no cartão de crédito em até 12 vezes e até fazer recarga de celular sem sair de casa. Em breve, a Carteira Digital Serasa também terá Pix, para tornar as transações ainda mais práticas. Fique de olho e acompanhe as atualizações no site ou aplicativo da Serasa.