Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações pr...
Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações práticasData de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 9 de outubro de 2023
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
As transferências bancárias permitem a movimentação de fundos de forma rápida entre pessoas e empresas. Com a velocidade das transações, é comum ocorrerem erros ou arrependimento de uma transferência feita às pressas. Quando isso acontece, pode surgir a pergunta: “como cancelar uma transferência?”. Este artigo explica o que fazer nessa situação.
Para fazer uma lista de compras de mercado para famílias com crianças, é preciso pensar primeiramente nas refeições dos dias seguintes à compra. Em seguida, acrescente verduras, frutas, legumes e sobremesas que as crianças gostam e podem ser consumidas sem prejuízo à saúde.
O importante é ter uma lista base com o indispensável, aquilo que precisa ser reabastecido pelo menos a cada mês. Nas compras de alimentos para bebês, deve-se priorizar produtos como frutas e legumes de qualidade e livre de agrotóxicos. Quando possível, é importante contar com o apoio de um profissional nutricionista para ajudar a organizar a alimentação.
Confira uma sugestão de compras básicas para uma família:
Produtos que podem ser consumidos por adultos e crianças:
Antes de ir às compras, é recomendado olhar nos armários e conferir os itens que realmente estão em falta ou próximos do fim. Dessa maneira, é possível economizar e focar nos alimentos e produtos que precisam ser prioridade.
Leia também | Como ensinar a diferença entre preço e valor para as crianças
A lista de supermercado ajuda a evitar gastos desnecessários. Organizar as compras antes de chegar ao mercado precisa ser lei para quem quer manter o controle das finanças. Além disso, a lista tem outros benefícios:
A lista de compras de supermercado colabora para uma alimentação mais saudável, pois há prioridade para os itens que realmente importam. Além disso, ela é a oportunidade que as famílias têm para fazer boas escolhas para a saúde. Uma dica básica é priorizar vegetais e frutas da estação, que têm melhor preço e são mais saborosos.
A lista de compras de supermercado ajuda a resistir àquela escapadinha na prateleira de doces, que se torna mais fácil quando não há planejamento. Com foco, é mais fácil dizer “não”, principalmente às tentações alimentares, e evitar compras por impulso.
Ir às compras sem saber o que levar desperdiça muito tempo. Uma lista em mãos otimiza a missão, evita ter de circular por todos os corredores e elimina idas desnecessárias ao mercado.
O bolso agradece: a pesquisa de preços ajuda a comprar o que está mais em conta. Ao ter a lista em mente, o cliente pode ficar atento à divulgação de ofertas antes mesmo de ir às compras.
A lista ajuda a levar todos os itens essenciais para casa, evitando ter de pagar mais caro em compras emergenciais ou precisar voltar ao mercado antes do tempo.
Além de preparar a lista, que pode ser digitada no celular ou escrita em uma folha de caderno, outras atitudes também deixam o momento das compras mais ágil e econômico. Confira:
Leia também | Como é feito o pagamento do ticket-alimentação
Ir às compras sem as crianças também é uma forma de economizar – afinal, elas são muito suscetíveis ao apelo visual de guloseimas e ainda não compreendem bem o valor do dinheiro. Entretanto, isso nem sempre é possível, e ir com elas ao mercado também é uma forma de ensiná-las pouco a pouco sobre economia doméstica.
Confira dicas para deixar esse momento mais tranquilo para os pais e divertido para os pequenos:
O tempo das crianças é outro, e é bem provável que as compras demorem muito mais junto com elas. Não apressar demais os pequenos evita gerar estresse em toda a família. Se a criança ainda ficar no carrinho, leve algum brinquedo para distraí-la.
Se a criança descobrir a seção de guloseimas, é muito provável que ele peça algo. Negocie a compra de apenas um produto: é uma forma interessante de ensinar que não se pode levar tudo que desejamos do mercado.
Dedique um tempo extra para envolver a criança nas compras de frutas e legumes. Apresente coisas novas, peça ajuda para escolher, incentive a tocar e cheirar os alimentos. Isso também faz parte do desenvolvimento do paladar. Nessa seção, vale a pena levar algum item que tenha despertado a curiosidade dela.
Compartilhe com ela a lista de compras e peça ajuda para encontrar os produtos e conferir os preços. A compra vira uma brincadeira e dá a ela uma missão para cumprir na tarefa familiar.
Leia também | Três lições de educação financeira para crianças
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura