Entrar

Saiba o que é carteira digital e quais são suas vantagens

Muita gente ainda não sabe o que é carteira digital, apesar de esse recurso estar ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. E você? Quer aprender mais sobre esse recurso?
A carteira digital é uma nova forma de lidar com o seu dinheiro e, além de praticidade para o seu dia a dia, pode oferecer maior controle sobre suas finanças. Mas, apesar dos benefícios, muitos ainda não conhecem esse serviço que pode se tornar regra no futuro.

Quais são os benefícios de ter uma carteira digital?

Uma carteira digital é justamente o que parece: um lugar para guardar seu dinheiro e suas informações de pagamento totalmente online. Em outras palavras, em vez de ter que abrir sua carteira física e procurar cartões ou dinheiro para fazer um pagamento, você apenas abre o aplicativo da sua carteira digital e paga ali mesmo, utilizando o seu smartphone.

Em geral, as carteiras digitais fazem esse pagamento por aproximação (utilizando a tecnologia NFC) ou por QR Code. Para isso, o usuário deve ter ao menos um cartão de débito ou de crédito cadastrado no aplicativo, ou ter feito depósitos na carteira digital. Sim! A carteira digital também serve para guardar seu dinheiro!

E o mais interessante é que tudo é feito sem você precisar sair de casa. Para depositar, basta emitir um boleto por meio do aplicativo e fazer o pagamento online.

Quais são os benefícios de ter uma carteira digital?

As carteiras digitais são muito mais do que uma alternativa futurista para armazenar seu dinheiro. Ao compreender o que é carteira digital, você nota que ela oferece verdadeiros benefícios para suas finanças pessoais. Veja só:

Conveniência

Para começar a entender o que é carteira digital, vamos à parte mais chamativa: as facilidades que ela oferece. Com uma carteira digital, você tem fácil acesso ao seu dinheiro, informações de pagamentos e transferências na palma da sua mão, apenas com acesso à Internet.

As transações feitas em uma carteira digital são bem simples. Os aplicativos normalmente são intuitivos para que até um consumidor que nunca tenha usado consiga fazer o que precisa. Além disso, vamos combinar: é muito bom não ter que ficar carregando tanta coisa no bolso, não é mesmo?

Controle financeiro

A carteira digital oferece mais controle sobre o seu dinheiro. Os melhores aplicativos tem funcionalidades que te ajudam a gastar melhor e de forma mais consciente, com dicas financeiras e ampla visão de faturas e movimentações financeiras.
Eles também permitem que você organize suas informações de forma fácil e em um único lugar. Isso pode te ajudar a ter mais visibilidade sobre suas contas, pagar tudo em dia e melhorar seu score de crédito, por exemplo, o que te dará acesso a produtos financeiros mais adequados ao seu perfil.

O que é carteira digital

Mais segurança

Quem nunca perdeu a carteira ou foi roubado? Infelizmente, casos assim são muito comuns. A boa notícia é que com a carteira digital você tem muito mais segurança.

Mesmo que seu smartphone seja roubado ou perdido, a carteira digital está protegida por sua senha, PIN ou digital cadastrada no celular e no próprio aplicativo. Você também pode acessar rapidamente sua carteira por outro dispositivo e bloquear movimentações futuras para evitar problemas.

E hoje, com a maioria dos documentos ganhando também um formato digital, manter uma carteira física no bolso é cada vez menos necessário. Com uma carteira digital, seu saldo pode ser protegido em caso de roubo ou furto, diferentemente de cédulas e moedas. Assim, você se protege de perdas financeiras e até de crimes como assaltos, clonagem de cartão em máquinas falsas, entre outros.

Parcelamento de faturas

O que é carteira digital se não uma facilitadora da sua vida? Algumas carteiras digitais ainda oferecem a opção de parcelar faturas. Assim, ela te dá mais prazo para ajustar as finanças, evitando que você pague juros e multas por atraso.
Com a Carteira Digital da Serasa, por exemplo, você pode parcelar o pagamento de seus boletos em até 12 vezes. E o processo ainda é muito fácil: basta ter cadastrado um cartão de crédito na carteira.

As carteiras digitais são seguras?

Como já mencionamos, uma das maiores preocupações de quem procura saber o que é carteira digital e como ela funciona diz respeito a segurança. E, embora essa realmente deva ser uma preocupação constante, as carteiras digitais são mais seguras do que você imagina.

Como falamos, elas provavelmente são mais seguras do que a versão física, que pode ser roubada ou perdida. Mas, além disso, os aplicativos confiáveis oferecem uma série de medidas de segurança que visam manter seus dados seguros.

A maioria fornece, por exemplo, criptografia de dados em trânsito. Essa tecnologia permite “mascarar” seus dados para que, caso algum hacker tente intermediá-los quando estão indo do seu celular para o sistema do aplicativo, não consiga ler as informações.

Além disso, as carteiras digitais são construídas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa garantir a confidencialidade e o uso adequado dos seus dados pessoais.

Carteira digital Serasa: como ela funciona?

Agora que você sabe o que é carteira digital, podemos falar mais sobre a Carteira Digital Serasa. Algumas pessoas a confundem com uma conta digital, mas é importante entender que são serviços bem diferentes.

A carteira digital da Serasa é uma plataforma onde, de forma prática, você pode armazenar seu dinheiro, parcelar suas faturas, fazer pagamentos e transferir dinheiro. É muito simples e seguro: tudo é feito pelo próprio aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.

É importante frisar que o saldo da Carteira Digital Serasa só pode ser movimentado quando e como você quiser, afinal, o controle do seu orçamento é exclusivamente seu.

Se você tem uma dívida, por exemplo, a Serasa não pode e nem vai retirar qualquer valor da sua conta para pagá-la, mesmo que você tenha negociado algum débito no Serasa Limpa Nome.
Viu? A carteira digital da Serasa é gratuita e, com ela, a gente ainda te ajuda a manter controle maior sobre seu dinheiro e até seu Serasa Score 2.0. Conheça mais sobre a Carteira Digital Serasa e veja por que ela é a escolha certa para suas finanças.