Entrar

Carteira Digital: vantagens e facilidades para o dia a dia

Faça seus pagamentos online com segurança e agilidade

As carteiras digitais já são uma realidade no Brasil. Com elas, ao invés de utilizar cartões de débito ou crédito e dinheiro físico para realizar pagamentos, utilizamos a versão digital para pagar nossas contas.

mulher sorrindo deitada no sofá

Mesmo com a popularização e aumento do acesso aos dispositivos móveis, muitas pessoas ainda têm medo de usar o celular para fazer compras, pagamentos e outras transações financeiras por achar que não há segurança dos dados. A seguir, você confere as vantagens e facilidades de usar a Carteira Digital Serasa e o quão segura ela é.

Como acessar a Carteira Digital Serasa?

A Carteira Digital Serasa está integrada aos demais serviços da Serasa e é simples, segura e sem custos, ou seja, você não paga nada para utilizar.

Para acessar, basta fazer o download do aplicativo da Serasa para celulares Android, na Google Play, ou iOS, na App Store. Depois é só fazer o login e começar a aproveitar as facilidades que ela oferece. Você também pode acessar pela web, no seu computador, tablet ou outro dispositivo.

O que você pode fazer com a Carteira Digital Serasa?

A Carteira Digital Serasa é uma forma rápida e segura de realizar transações bancárias. Ela facilita o pagamento de contas, como água, luz, internet, telefone, aluguel e demais despesas mensais. Além disso, você pode pagar boletos e faturas de cartão de crédito, utilizando o saldo disponível.

Para não ficar sem crédito para realizar ligações e acessar a internet no seu smartphone, com a Carteira Digital Serasa é possível fazer recarga Vivo, recarga Claro ou de qualquer outra operadora que você preferir. O crédito cai na hora: sem complicação e tudo seguro.

Pode ficar tranquilo! Todas as operações são seguras e ainda contam com sistema antifraude da Serasa, para proteger seu CPF, te ajudar a cuidar da sua saúde financeira e monitorar seu Score.

Praticidade

Imagine a seguinte situação: no caminho para casa, você decide passar no supermercado para repor sua dispensa. Ao chegar na fila do caixa, percebe que está com seu celular, mas sua carteira ficou em casa e terá de voltar sem as mercadorias, pois não tem como pagar por elas.

Se você tiver a Carteira Digital, esse problema não existe mais, pois você poderá pagar a compra com seu telefone, por QR Code ou aproximação se o estabelecimento aceitar esse tipo de pagamento, o que já é bastante comum atualmente.

Carteira digital: opções para facilitar seu dia a dia

Além das carteiras digitais para fazer transações bancárias e pagar contas, existem também opções de carteira digital para outros serviços. Com elas você pode ter seus documentos na palma da mão e não passar aperto ao precisar deles no seu dia a dia. Confira alguns tipos de carteira digital:
  • CNH Digital: Já é possível ter sua carteira de motorista no celular e não precisar apresentar o documento físico nas situações necessárias.

  • CPF Digital: com o app CPF Digital RFB, da Receita Federal, você pode consultar esse e outros dados importantes direto no celular e apresenta-los quando precisar. Em tempos de Auxílio Emergencial, é possível consultar se você teve seu CPF Suspenso ou tem algum outro impedimento no seu cadastro.

  • CTPS Digital: a Carteira de Trabalho também tem sua versão digital. Muitas empresas já utilizam a versão para as operações necessárias e o trabalhador pode acompanhar todo seu histórico.

Dicas de segurança ao utilizar a carteira digital

Uma carteira digital é a versão eletrônica dos seus documentos, cartões de crédito e débito e dinheiro. Como esses dados ficam armazenados no seu celular, que anda com você para todo lado, cuidar da segurança dos seus dados é fundamental para não ter problemas com fraudes, golpes e outras situações de risco.

Como qualquer outro meio de pagamento digital, a carteira digital também exige alguns cuidados relacionados à segurança. Fique atento às dicas:

Tenha uma senha forte: nada de usar sequências como 12346, abcde e data de nascimento. Uma boa senha deve conter números, letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais. Também não é aconselhável usar a mesma senha em vários cadastros diferentes. Isso porque, se uma pessoa descobrir sua senha, poderá acessar várias contas do mesmo usuário.

Só autorize compras quando seu celular estiver desbloqueado: você pode configurar essa opção na própria carteira digital e também nas configurações do seu aparelho, para que ele só seja desbloqueado com senha ou autenticação. Isso torna suas compras com a carteira digital mais seguras.

Bloqueie imediatamente seus cartões, caso seu telefone seja roubado: se essa situação acontecer, não espere muito tempo para entrar em contato com a operadora e bloquear seus cartões. Se alguém conseguir acessar sua carteira digital, não será possível efetuar compras, transferir dinheiro ou pagar contas indevidas.