Passo a passo de como investir em criptomoedas
Passo a passo de como investir em criptomoedasData de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 24 de junho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
A Wise é uma das empresas que atuam no mercado de câmbio e de remessas de dinheiro em transferências internacionais. Os valores podem ser convertidos com cartão ou diretamente de conta para conta da empresa que tem atuação no Brasil.
Conheça aqui o que é a Wise e como funcionam os serviços dela, que incluem cartão e conta multimoeda.
A Wise é uma empresa que facilita transferências internacionais. Fundada em 2011, a marca presta serviços financeiros dando a opção de o cliente utilizar 40 moedas diferentes e opera em 160 países distintos.
A marca se considera uma plataforma de dinheiro eletrônico. No Brasil, a Wise tem uma licença própria do Banco Central (BC) para operar como corretora de câmbio. As operações da Wise podem ser feitas através de transferências de conta para conta, com um cartão de débito, entre outras formas.
A marca tem parceria com instituições bancárias de diferentes locais ao redor do mundo e, com isso, consegue movimentar o dinheiro dos clientes com um custo menor.
Ao invés de fazer o envio do dinheiro entre um país e outro, a empresa recebe o valor no país de origem, com contas que já tiver lá. Depois, a Wise utiliza contas que tem no país para onde o cliente quer enviar o dinheiro e movimenta os valores direto no próprio país de destino.
Com isso, a marca atua fazendo transações locais e evitando as taxas cobradas no envio entre nações e moedas diferentes.
Se a pessoa quer viajar do Brasil para Portugal, ela vai precisar converter os reais que possui em sua conta em solo brasileiro para euros, moeda usada em Portugal.
Ela pode fazer isso de maneiras diferentes: indo a uma casa de câmbio e pagando uma taxa para que seu dinheiro em reais seja convertido para euros e devolvido a ela, geralmente em notas físicas. A troca pode ser feita tanto no Brasil quanto nos aeroportos por onde a viajante passar, ou já em solo português.
Mas no caso do Wise, a facilidade é que essa troca de moedas pode ser feita diretamente por um aplicativo de celular. Nele, a viajante vai transferir dinheiro da sua conta tradicional para a conta Wise. E no aplicativo, pode optar por converter para a euro.
A taxa de câmbio é apresentada ao usuário antes de realizar a transferência.
Como o cartão da Wise só tem a opção de débito, o dinheiro das compras é cobrado na hora. Para quem prefere que os valores sejam cobrados de outra forma, existem outras opções de cartão de crédito para viagem.
Com a conta multimoeda, saiba o passo a passo para fazer uma transferência via Wise:
Crie um perfil no Wise com o seu e-mail e mais alguns dados;
clique em “enviar dinheiro” para acessar a calculadora de câmbio;
selecione a moeda de origem e abaixo a moeda de destino, e confira como funciona e quais os valores da taxa cobrada pela empresa, o tipo de câmbio médio do momento e o tempo aproximado para completar a sua transação;
indique os dados bancários do seu destinatário, e confira se está tudo certo;
selecione o método de pagamento que preferir e conclua a transação.
A Wise informa que só quem envia o dinheiro precisa criar perfil. Por isso, a pessoa que for o remetente do dinheiro cria o perfil, inicia a transferência, e faz o pagamento, e quem recebe não precisa ter conta na empresa.
A Wise informa que as suas transferências internacionais têm um prazo de zero a dois dias úteis, levando em conta o câmbio comercial sem margem de lucro e com uma tarifa que atualmente pode ser fixa (em R$ 6,80) ou variável. Segundo a empresa, as tarifas já incluem o IOF.
O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, cobrado pelo Governo Federal. Ele é cobrado de pessoas físicas e jurídicas em diversas operações, inclusive quando a pessoa faz uma compra no exterior com cartão de crédito, por exemplo.
Por isso, mesmo que a transferência tenha sido feita dentro do horário comercial aqui no Brasil, dependendo do país de destino, a solicitação só será atendida no próximo dia, como em transações feitas para o Japão, por exemplo.
A Wise é uma instituição financeira licenciada no Brasil e, por isso, suas transferências internacionais são de total responsabilidade da empresa, sem o uso de intermediários ou parceiros locais.
Por isso, a Wise se reporta diretamente ao Banco Central do Brasil e é regulada pelas regras dele. Essa regulamentação torna os processos feitos pela empresa mais seguros.
Ainda assim, é importante se resguardar com medidas de segurança digital, como em qualquer acesso a aplicativos. No caso da Wise, é possível fazer a verificação em duas etapas pelo app da empresa, por exemplo.
Assim, quando o usuário acessar o aplicativo e toda vez que fizer uma transferência, será solicitado que confirme sua identidade por meio de mensagem de texto, impressão digital ou reconhecimento facial. Dessa forma, a conta e as transações ficam mais uma barreira de proteção contra golpes e fraudes.
Além de ter uma forma de pagamento instantâneo, também pode ser útil adotar uma carteira única para fazer pagamentos e organizar as contas.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de dezembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 25 de novembro de 20246 minutos de leitura