Cartão adicional: saiba por que é vantajoso ter um

Ao compartilharem o limite de crédito, titular e dependentes podem ser beneficiados com o uso do cartão adicional. Confira!

Publicado em 21 de setembro de 2022

O cartão de crédito é um tipo de “empréstimo” de curto prazo. Pode parecer estranho ver essa forma de pagamento sob esse ângulo, mas, sim, tomamos um empréstimo cada vez que usamos o cartão de crédito. Assim, de que maneira ter um cartão adicional pode ajudar nas finanças? 

Somente no Brasil existem mais de 134 milhões de cartões de crédito ativos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as pessoas vêm gastando cada vez mais por meio de cartões. Apenas em 2021, o volume financeiro para as compras por meio deles chegou a R$ 2,65 trilhões, aumento de 33,1% em relação ao ano anterior. 

Mesmo sendo um dos principais meios de pagamentos, ainda há muitas incertezas quanto às vantagens e desvantagens da sua utilização. Podemos citar como exemplo dúvidas relativas ao cartão adicional.   

O que é um cartão de crédito adicional?

Antes de saber o que é um cartão adicional, precisamos saber o que é e como funciona um cartão de crédito.  

Alguém faz uma compra e o emissor do cartão empresta o dinheiro para que ele pague pela compra. Depois, em uma data futura, a pessoa que fez a compra deve então reembolsar o dinheiro que pegou emprestado. 

As compras ficam registradas e, uma vez por mês, o cliente recebe uma fatura com todos os lançamentos do período. A fatura informa as compras, quando foram feitas e o valor devido. 

O cartão adicional é a extensão desse crédito aos dependentes do cliente titular, que podem realizar as compras de maneira independente, desde que dentro do limite estabelecido pelo emissor do cartão. Os dependentes podem ser filhos, pais, irmãos ou outra pessoa de confiança.  

Mas todo cuidado é pouco: ainda que as compras não tenham sido feitas pelo titular, é este o responsável pelo pagamento integral da fatura. Caso o pagamento não seja feito, sé o CPF do titular que pode ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Quais as vantagens de um cartão de crédito adicional?

Existem vantagens tanto para o titular do cartão quanto para os dependentes.  

Caso o cartão esteja associado a algum programa de recompensas, todos os gastos realizados com ele serão computados em nome do titular, que ganhará pontos de acordo com as compras feitas no mês. 

Com as faturas pagas pontualmente, o emissor poderá aumentar o limite de crédito do titular (e consequentemente dos dependentes). Poderá também reduzir ou isentar a anuidade do cartão ou ainda oferecer cartões de crédito mais vantajosos. Mas atenção: não há qualquer obrigatoriedade por parte do emissor: é ele que decide se concederá esses benefícios ou não. 

Os dependentes também podem ser beneficiados pelo cartão adicional. A principal é ter acesso ao cartão de crédito sem necessidade de comprovação de renda, análise de crédito etc. Assim, mesmo com restrição no nome ou pontuação de crédito baixa é possível acessar essa forma de crédito.  

Existem ainda benefícios como seguro-viagem, acesso a salas VIPs em aeroportos, indenização pelo extravio da bagagem, serviço de concierge e muitos outros. Esses benefícios, porém, dependem do tipo de cada cartão. É preciso verificar com o emissor.

Pagamento das faturas de cartão de crédito Título

Quando o valor da fatura do cartão de crédito é pago integralmente até a data de vencimento, não é preciso pagar juros, ou seja, somente o valor devido será cobrado.  

Por outro lado, caso ocorra atraso no pagamento, os juros cobrados serão altíssimos, um dos mais caros empréstimos do planeta! Os juros do rotativo do cartão normalmente ultrapassam 300% ao ano. Isso pode causar um efeito extremamente prejudicial à saúde financeira de titular do cartão. 

Por isso, na hora de comprar com o cartão de crédito, esteja certo de que terá condições financeiras de quitar a fatura até a data de vencimento. 

Como obter um cartão de crédito?

Quem quer obter um cartão de crédito deve solicitar um. Ao receber o pedido, o emissor do cartão realiza uma verificação, uma análise de quem está solicitando. O objetivo dessa verificação é determinar o risco de crédito, ou seja, se o solicitante tem condições financeiras de pagar as faturas em dia. 

O emissor analisa a renda e o histórico de crédito para chegar a uma definição. 

Como solicitar um cartão adicional?

Somente o titular de um cartão de crédito pode pedir um cartão adicional. Como ele é o responsável por todas as compras feitas e sabe que deverá dividir o limite de crédito com os dependentes, ele é que deve analisar os prós e contras de ter um cartão adicional. 

Muitos bancos oferecem a opção de solicitação do cartão adicional por meio do próprio aplicativo. 

Cartão adicional para negativado

A pessoa que está com o nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito pode encontrar dificuldade em conseguir crédito. Por meio do Serasa Crédito é possível verificar se há cartões disponíveis, independentemente do perfil e do momento financeiro. Faça a simulação e confira as opções dos parceiros da Serasa.