Cartão de crédito com "nome sujo" pela internet: atenção e cuidados extras

Há empresas que disponibilizam cartão de crédito para pessoas com restrição no CPF, mas o consumidor precisa ter cautela para não se endividar ainda mais.
Mulher segurando seu novo cartão de crédito pedido pela Serasa eCred após ler como pedir cartão para negativado

Atualizado em: 6 de julho de 2023.

Estar negativado costuma ser um impeditivo para a obtenção de crédito, mas existe alternativa para obter cartão de crédito mesmo nessa situação.

Confira neste artigo quais cuidados tomar, opções de cartão de crédito para negativado e as limitações que a inadimplência traz.

Fazer cartão de crédito com "nome sujo" é possível?

É possível, porém não é simples ter acesso a um cartão de crédito para negativado.

Grande parte das empresas do setor financeiro avaliam o risco da análise de crédito com base na negativação ou não do CPF do potencial cliente. Entretanto, essa não é a única norma que define a emissão do cartão de crédito ou não.

Algumas pessoas conseguem fazer cartão de crédito pela internet mesmo estando negativadas, pois existem empresas preparadas para trabalhar com margens amplas de risco.

Há no mercado opções de cartão de crédito destinadas a pessoas com restrição no CPF. Lembramos, porém, que essa é uma situação que exige cautela e cuidados adicionais.

Antes de pedir cartão de crédito em situação de inadimplência, é importante avaliar se esse produto vai ajudar na reorganização da vida financeira.

É fundamental estabelecer um limite de gasto mensal adequado à renda, priorizar a renegociação de dívidas e buscar ofertas que atendam às necessidades financeiras do dia a dia.


Como funciona o limite do cartão de crédito para quem tem "nome sujo"?

Normalmente os bancos ou fintechs oferecem cartão de crédito para negativado com limite em três opções:

1. Cartão de crédito de entrada

Este produto tem um limite de crédito mais baixo e menos benefícios. A aprovação está atrelada a uma análise de renda e os critérios variam conforme a instituição.

2. Cartão pré-pago

Nessa situação, o limite é condicionado ao saldo em conta corrente. Assim, se não houver saldo na conta, o cartão não pode ser usado; quando um valor é depositado, essa quantia passa a ser o limite do cartão.

3. Cartão de crédito consignado

Essa é outra opção de cartão de crédito para negativado com limite, mas geralmente é oferecida a um público mais restrito (servidores públicos, pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, assalariados com convênio que tenha essa modalidade).

No consignado, uma parte da fatura é descontada direto na folha de pagamento do usuário, o que reduz o risco de inadimplência para a instituição financeira.

O limite costuma ser definido de acordo com a renda do titular. O ponto positivo é que esse cartão costuma ter taxa de juros reduzida, mas, como estamos falando em crédito, é importante sempre ter cautela.

O não pagamento do valor integral da fatura pode agravar o endividamento, prejudicar ainda mais a pontuação de crédito e dificultar ainda mais a organização da vida financeira.

Leia também | Vantagens do cartão de crédito consignado para servidor público

“Nome sujo na praça” ou “nome sujo”: por que essas expressões são utilizadas?

A expressão “nome sujo na praça” origina-se de um hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes, se pagavam certinho suas dívidas ou não. 

Desde antigamente (a data ninguém sabe precisar ao certo), o termo "nome sujo", ou “nome sujo na praça”, ganhou popularidade entre os brasileiros. Até hoje é utilizado para se referir a pessoas negativadas e com o CPF em birôs de crédito, como a Serasa. Ainda que esteja presente em nossa cultura, a expressão é inadequada e nem um pouco amigável. O correto é dizer que, ao ter uma "dívida negativada", o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes. 

Também é importante observar que a negativação da dívida não surge da noite para o dia: a empresa credora solicita à Serasa ou a outros birôs de crédito a inclusão de dívida inadimplida no cadastro de inadimplentes. A Serasa envia um comunicado prévio ao consumidor, informando a existência da dívida, e aponta um prazo para regularização. Se isso não acontecer, aí sim o nome pode ser negativado. 

Na plataforma Serasa Limpa Nome é possível encontrar ofertas de acordo para pagamento tanto de contas atrasadas (ou seja, não negativadas), como dívidas negativadas. E o melhor, com soluções e ferramentas para quitá-las sob condições especiais de desconto ou parcelamento, delimitadas de forma organizada em nossa plataforma pelas empresas credoras.

Como buscar um cartão de crédito pela internet

Com o Serasa Crédito a busca por cartão ou empréstimo fica muito mais fácil e prática. Na plataforma, é possível buscar ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base em seu perfil financeiro. Confira como fazer a simulação.

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.