Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Emprestimo Com Garantia Moto

Como funciona o empréstimo com garantia de moto

Descubra o que é e como funciona o empréstimo com garantia de moto. Saiba se vale a pena e como contratar.

Publicado em: 15 de maio de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

calculadora e moto de brinquedo

O empréstimo com garantia de moto é uma alternativa para quem está em busca de crédito pessoal e quer contratar uma linha com juros mais acessíveis.

Neste artigo, entenda o que é e como funciona o empréstimo com garantia de moto. Entenda os requisitos para contratar, as vantagens e como solicitar.

Assista | Modalidades de empréstimo: qual escolher?

O que é o empréstimo com garantia de moto

Empréstimo com garantia (ou refinanciamento) é um tipo de crédito que associa um bem (imóvel, carro, moto, salário, celular) ao contrato de crédito.

Isso garante à instituição financeira que, se o pagamento das parcelas do empréstimo não for efetuado, a instituição não vai ter prejuízo, já que o bem do consumidor será utilizado para quitar a dívida.

Assim, empréstimo com garantia de moto é a modalidade de empréstimo na qual o consumidor utiliza a moto para garantir ao banco que pagará pelo crédito de qualquer forma, seja quitando as parcelas, seja entregando a moto.

Por isso, o valor liberado em forma de empréstimo é atrelado ao valor do bem colocado em garantia. Ou seja: uma moto mais cara permite um empréstimo mais elevado; uma moto mais barata rende um crédito menor.

Cada instituição tem seu próprio critério para definir o limite de crédito que libera para cada cliente. Alguns bancos podem emprestar até mesmo uma quantia referente ao valor exato da moto, ou seja, 100%.

Na prática, a moto fica alienada à instituição financeira até que o empréstimo seja quitado. Ou seja, o banco passa a ser dono da motocicleta até o consumidor terminar de pagar o crédito. Apesar disso, o consumidor pode continuar utilizando seu bem normalmente enquanto pagar em dia as parcelas do empréstimo.

Leia também | Empréstimo com garantia: o que é e como funciona?

Vantagens do empréstimo com garantia de moto

  • Ao contratar um empréstimo com garantia de moto, as principais vantagens são:

  • ●     taxas de juros mais baixas (em comparação com outros tipos de empréstimo, sem garantia);
  • ●     prazos de pagamento maiores;
  • ●     usufruto do bem, mesmo com a alienação;
  • ●     contratação pode acontecer pela internet;
  • ●     dispensa de explicação sobre o destino do valor emprestado.

 

Leia também | 5 vantagens do empréstimo com garantia

Regras para conseguir empréstimo com garantia de moto

  • As condições para concessão de crédito costumam variar entre as instituições financeiras e bancos. De forma geral, as regras comuns são:

  • ●     A moto colocada em garantia do empréstimo precisa estar quitada.
  • ●     A documentação deve estar regularizada.
  • ●     O consumidor precisa comprovar renda e mostrar que consegue quitar as parcelas mensais do empréstimo.
  • ●     É preciso ser maior de 18 anos para solicitar o crédito.

 

Leia também | Empréstimo com garantia de veículo: o que é, como funciona e quando solicitar

Qual banco faz empréstimo com garantia de moto?

  • Diferentes bancos, financeiras e empresas especialistas em crédito trabalham com o empréstimo com garantia de moto. Alguns dos principais são:
  •  
  • ●     Santander;
  • ●     Itaú;
  • ●     Banco Pan;
  • ●     Bradesco;
  • ●     Easy Crédito;
  • ●     Super Sim;
  • ●     Finanzero;
  • ●     Bom PraCrédito.


Leia também | O que é consórcio de moto? Vale a pena?

Vale a pena contratar empréstimo com garantia de moto?

Qualquer empréstimo deve sempre ser tomado com muita cautela, em caso de real necessidade e após uma avaliação prévia da situação financeira global da pessoa.

Após ter certeza da necessidade de um empréstimo, o crédito com garantia de moto pode sim ser uma boa opção dependendo do valor que a pessoa precisa acessar e do objetivo do crédito.

Isso por conta dos juros menores praticados nessa modalidade devido à garantia. Nesse sentido, além do empréstimo com garantia, outras modalidades podem ser boas, como o crédito consignado ou o empréstimo com antecipação do FGTS.

Modalidades de crédito como empréstimo pessoal, cheque especial e rotativo do cartão de crédito, por exemplo, costumam ter taxas mais altas por não contarem com uma garantia de pagamento.

O que acontece com a moto ao contratar o empréstimo com garantia?

A moto fica alienada à empresa credora durante todo o empréstimo. Ou seja, na prática, fica em nome da empresa que concedeu o crédito.

Ao fim do contrato, quando a última parcela for paga, a documentação volta para o nome do consumidor.

Apesar de a moto ficar alienada ao banco, o consumidor continua com a posse do bem, podendo utilizar a moto no dia a dia normalmente. Ele segue sendo o único responsável pelas manutenções do bem.

Caso o consumidor deixe de pagar as parcelas do empréstimo e não consiga renegociar a dívida com o banco, a moto pode sim ser tomada e levada a leilão para que o empréstimo seja devidamente pago.

Leia também | Conheça os seis principais tipos de empréstimo

Como aderir ao crédito responsável: dicas práticas

As dicas abaixo são recomendadas para todas as pessoas que decidem solicitar crédito – como empréstimo, cartão de crédito, financiamento, crediário ou outras modalidades, inclusive empréstimo com garantia de moto.

  1. Faça uma avaliação financeira prévia

    Antes de contratar um empréstimo, avalie sua situação financeira. Calcule sua renda, despesas mensais e determine quanto pode alocar para o pagamento do empréstimo sem comprometer os demais valores.

  2. Pesquise várias opções de crédito

    Faça simulações e compare taxas de juros, termos e condições dos bancos e instituições que oferecem crédito. Escolha o empréstimo que ofereça os termos mais favoráveis e custos mais baixos.

  3. Elabore um orçamento para pagar as parcelas

    Elabore um orçamento mensal para garantir que o pagamento do empréstimo ou da fatura do cartão de crédito seja uma despesa planejada. Certifique-se de que o empréstimo não comprometa seu padrão de vida.

  4. Leia e entenda o contrato do crédito antes de assinar

    Leia e compreenda completamente os termos do contrato de empréstimo, incluindo taxas, datas de vencimento e eventuais penalidades por atraso. Tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato.

  5. Evite contrair crédito por impulso

    Faz parte do crédito responsável não recorrer ao crédito sem uma razão válida – e aqui inclui aquelas compras impulsivas no cartão de crédito, por exemplo.

  6. Tenha uma reserva de emergência

    Mantenha uma reserva de emergência para imprevistos, a fim de não depender de crédito sempre que surgir uma necessidade financeira.

  7. Planeje a liquidação antecipada do crédito

    Se possível, planeje quitar o empréstimo antecipadamente para economizar em juros e liberar recursos financeiros mais rapidamente.

  8. Acompanhe regularmente sua pontuação de crédito

    Acompanhar regularmente a pontuação de crédito é uma boa maneira de verificar alguns hábitos financeiros que podem ser melhorados. No Serasa Score, por exemplo, o consumidor tem acesso a dicas para aumentar ou manter a pontuação alta.

  9. Invista em educação financeira

    Invista tempo para aprender sobre finanças pessoais e estratégias de gestão de dinheiro para tomar decisões financeiras mais conscientes antes de pedir crédito.

    Leia também | Crédito responsável: saiba como e por que aderir

Conheça o Serasa Crédito

Em busca de crédito?

No Serasa Crédito você simula ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor. Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou baixe o app (Android e na iOS)
  • ●     Faça login. Se ainda não possuir um cadastro, crie o seu grátis na hora;
  • ●     Selecione o serviço desejado (cartão de crédito ou empréstimo) e preencha as informações solicitadas para completar seu perfil de crédito;
  • ●     Compare as opções disponíveis para você e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido para finalizar a contratação*.


 *A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados