Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Credito Responsavel

Crédito responsável: saiba como e por que aderir

O crédito responsável é uma forma de obter um empréstimo buscando não gerar problemas financeiros graves.

Publicado em: 22 de janeiro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher adulta jovem fazendo compras on-line em seu laptop

Entender o que é crédito responsável pode ser o que falta para ter uma vida financeira mais equilibrada.

Mesmo em situações mais desafiadoras em relação às finanças, saber a hora certa e como pedir crédito pode ajudar a sair do endividamento mais rapidamente.

Por isso, este artigo explica de forma detalhada o que é crédito responsável, um princípio essencial para seguir antes de pedir ou usar cartão de crédito, solicitar empréstimo ou financiamento.

O que é crédito responsável

O crédito responsável é uma abordagem financeira que se concentra na concessão e no uso de crédito de forma cuidadosa, com critério e planejamento O objetivo principal é garantir que o dinheiro seja usado de maneira apropriada e que não tenha como consequência problemas financeiros graves

O crédito responsável envolve tanto quem concede o dinheiro (banco, instituição financeira etc.) quanto quem utiliza (pessoa física ou empresa).

Assista | Juros de cartão de crédito: 5 coisas que ninguém te conta

Crédito responsável: o lado de quem empresta o dinheiro

Do lado de quem concede o crédito, o chamado crédito responsável aparece no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), mais especificamente no inciso XI do artigo 6º, que diz sobre os direitos dos consumidores ao solicitar crédito: 

XI – a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas.

Em outras palavras, cabe ao banco, instituição financeira ou outra empresa de cartões, empréstimos e financiamentos conceder o crédito de forma transparente e com segurança, buscando evitar o superendividamento do consumidor.

Algumas formas de seguir esse princípio são:

  • ●     realizar uma análise de crédito do consumidor antes de aprovar o pedido;
  • ●     mostrar de forma clara e transparente quais são os juros e todas as taxas envolvidas no valor do crédito, para que o consumidor saiba exatamente o valor total da dívida;
  • ●     oferecer ofertas de negociação da dívida, caso o consumidor esteja com dificuldades em pagar.

Crédito responsável: o lado de quem toma o dinheiro

Os princípios do crédito responsável também devem fazer parte da decisão de quem solicita crédito.

Antes de assinar o contrato de crédito, é importante considerar vários fatores para evitar problemas como o não pagamento das parcelas, que causa um endividamento maior.

Aliás, o Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, estudo produzido pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, aponta que 53% das pessoas endividadas estavam com problemas no cartão de crédito e 26% estavam endividadas por causa de empréstimos em 2022.

Eis um exemplo simples de crédito responsável: 

Antes de solicitar um empréstimo pessoal, o consumidor realiza uma análise detalhada de suas finanças, incluindo seu orçamento mensal, despesas fixas e variáveis e renda disponível.

Ele escolhe um empréstimo com taxa de juros e plano de pagamento que se encaixam confortavelmente em seu orçamento. Assim, diminui o risco de endividamento excessivo e aumenta a probabilidade de pagar pontualmente pelo crédito, sem afetar a estabilidade financeira. 

Leia também | Consumo consciente: você sabe o que isso significa?

Como aderir ao crédito responsável: dicas práticas

As dicas abaixo são recomendadas para todas as pessoas que decidem solicitar crédito – como empréstimo, cartão de crédito, financiamento, crediário ou outras modalidades.

  1. Faça uma avaliação financeira prévia

    Antes de contratar um empréstimo, avalie sua situação financeira. Calcule sua renda, despesas mensais e determine quanto pode alocar para o pagamento do empréstimo sem comprometer os demais valores.


  2. Pesquise várias opções de crédito

    Faça simulações e compare taxas de juros, termos e condições dos bancos e instituições que oferecem crédito. Escolha o empréstimo que ofereça os termos mais favoráveis e custos mais baixos.


  3. Elabore um orçamento para pagar as parcelas

    Elabore um orçamento mensal para garantir que o pagamento do empréstimo ou da fatura do cartão de crédito seja uma despesa planejada. Certifique-se de que o empréstimo não comprometa seu padrão de vida.


  4. Leia e entenda o contrato do crédito antes de assinar

    Leia e compreenda completamente os termos do contrato de empréstimo, incluindo taxas, datas de vencimento e eventuais penalidades por atraso. Tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato.


  5. Evite contrair crédito por impulso

    Faz parte do crédito responsável não recorrer ao crédito sem uma razão válida – e aqui inclui aquelas compras impulsivas no cartão de crédito, por exemplo.


  6. Tenha uma reserva de emergência

    Mantenha uma reserva de emergência para imprevistos, a fim de não depender de crédito sempre que surgir uma necessidade financeira.


  7. Planeje a liquidação antecipada do crédito

    Se possível, planeje quitar o empréstimo antecipadamente para economizar em juros e liberar recursos financeiros mais rapidamente.


  8. Acompanhe regularmente sua pontuação de crédito

    Acompanhar regularmente a pontuação de crédito é uma boa maneira de verificar alguns hábitos financeiros que podem ser melhorados. No Serasa Score, por exemplo, o consumidor tem acesso a dicas para aumentar ou manter a pontuação alta. 

    A nova versão 3.0 do Serasa Score considera, ainda, a ativação da Conexão Bancária para compor o cálculo. A análise de dados como saldo disponível em conta, investimentos e histórico do cheque especial ajuda a entender melhor o perfil do consumidor. Esses dados podem aumentar a sua chance de melhorar ou manter a pontuação (nunca diminuir em decorrência da conexão bancária).


  9. Invista em educação financeira

    Invista tempo para aprender sobre finanças pessoais e estratégias de gestão de dinheiro para tomar decisões financeiras mais conscientes antes de pedir crédito. 

    Leia também | Compras por impulso: como evitar esse hábito?

Lembre-se: o crédito é um aliado – e não uma solução definitiva

O crédito, quando utilizado de forma consciente e responsável, pode ser uma ferramenta útil para resolver problemas financeiros temporários

No entanto, um empréstimo não deve ser encarado como solução definitiva para problemas crônicos de dívidas, fazendo com que a pessoa passe a maior parte da vida contraindo esse tipo de crédito.

Por isso, siga todas as dicas deste conteúdo para ter uma vida financeira mais equilibrada, principalmente a construção da reserva de emergência. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.82 de 5

Artigos relacionados