Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicado
Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicadoData de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Publicado em: 29 de maio de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Já pensou em comprar um imóvel antigo, fazer uma reforma e depois lucrar ao vendê-lo por um preço superior ao investimento? House flipping é o nome dessa prática, à qual muitas pessoas têm aderido nos últimos anos, em busca de garantir bons retornos no mercado imobiliário.
Mas será que o house flipping realmente é seguro e vale a pena? Entenda exatamente o que é e como funciona essa estratégia de investimento, confira dicas para identificar as melhores oportunidades, como gerenciar as reformas e, ainda, como minimizar os riscos nesse tipo de operação.
Quem é fã do reality canadense “Irmãos à Obra” já deve ter uma noção do que quer dizer house flipping. Na série, os irmãos gêmeos Drew Scott e Jonathan Drew ajudam famílias a pesquisar, negociar e comprar casas “abandonadas”, por preços baixos, fazer reformas e obter a casa dos sonhos.
O house flipping é muito parecido com o que é mostrado no famoso programa de TV, a diferença é que quem adere à prática geralmente compra os bens por preços baixos e fazem a reforma com foco na venda, e não para moradia própria.
A ideia é obter lucros de forma mais rápida do que investindo no mercado imobiliário por meios mais convencionais, como compra de FIIs (Fundos Imobiliários) ou a simples compra e aluguel de bens.
House flipping é um termo em inglês que em tradução livre quer dizer “dar um tapa” em uma casa (reformar) e vendê-la posteriormente por preços maiores, gerando lucro.
Leia também | Como montar uma planilha para comprar casa
A ideia básica do house flipping é melhorar a aparência e o valor da casa para que ela possa ser vendida por um preço maior que o valor de compra original.
Antes da reforma, existem estratégias que ajudam a identificar as propriedades com maior potencial de valorização e cuidados que precisam ser tomados para que o house flipping apresente bons resultados e realmente seja vantajoso.
Assim, para fazer o house flipping é preciso seguir as seguintes etapas:
Examinar o mercado imobiliário local é fundamental para identificar áreas e bairros em alta demanda. Avaliar as tendências de preços, o histórico de valorização e o perfil dos compradores na região também é importante para direcionar a busca por propriedades.
É preciso saber antes de fazer o house flipping qual o valor máximo a ser gasto para a compra da casa, qual o custo da reforma e qual o valor ideal de venda para que um lucro consistente se realize.
Para alguns especialistas, encontrar imóveis que precisam de reformas e estejam disponíveis a preços abaixo do valor de mercado é o segredo para o sucesso do house flipping.
O lucro está na compra, na distorção entre o valor atual, o valor de mercado e o potencial valor justo para um imóvel daquele tipo após a valorização.
Apesar de o preço da compra ser muito importante, é preciso olhar além na hora de escolher o imóvel objeto do house flipping. Considere também a localização, o tamanho, a condição geral do bem e a infraestrutura existente e futura da região.
Para planejar as reformas é importante ter o acompanhamento de profissionais especializados, como arquitetos, engenheiros, decoradores etc. Leve um profissional de confiança nas visitas para ajudar a entender se a reforma é viável e faça as contas para saber se os gastos envolvidos na reforma vão voltar em forma de lucro.
Desenvolva um plano detalhado de reformas e melhorias, com custos estimados e cronograma para cada etapa. Lembre-se de deixar uma margem extra considerável para imprevistos. Estime com precisão os custos e prazos, e tenha um plano claro estabelecido.
Após a finalização da reforma, é hora de vender o bem e realizar o lucro. Capriche nas fotos e vídeos da casa, exalte os diferenciais do bem (localização, materiais usados no acabamento) e defina um preço competitivo com base na pesquisa de mercado, com estratégias de marketing para atrair compradores.
Fez seu primeiro house flipping? Agora é hora de verificar se o lucro realmente foi o esperado e se todo o trabalho envolvido valeu a pena. Identifique acertos e erros, documente o aprendizado e avalie se para sua realidade essa é uma prática que deve ser repetida outras vezes.
Leia também | 9 dicas para reformar a casa sem gastar muito
Sim, obter financiamento para reforma ou até mesmo outros tipos de empréstimo ou crédito para construção para o projeto de house flipping é possível.
Para saber se vale a pena, é fundamental considerar os custos envolvidos na contratação do crédito, como taxas de juros e custo efetivo total (CET).
A ideia é que, no fim das contas, apesar de todas as despesas, o lucro compense também o custo do crédito.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20247 minutos de leitura