Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicado
Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicadoData de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Publicado em: 8 de dezembro de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O consórcio é um produto em ascensão no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Consórcios (Abac), foram vendidas, de janeiro a julho de 2023, 2,40 milhões de novas cotas, alta de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Assim, saber como dar lance em consórcio, os tipos de lance que existem e como funcionam ajuda a entender quando vale a pena essa opção.
O consórcio é um modelo de compra em que um grupo de pessoas se une para adquirir algum bem ou serviço (geralmente carro, moto ou casa) por meio de um fundo coletivo.
Todos os meses, cada integrante do grupo de consórcio paga uma mensalidade, que nada mais é que uma parte do valor total da carta de crédito firmada em contrato, além de uma quantia destinada ao fundo de reserva.
Nesse processo, existem duas possibilidades de os integrantes do grupo de consórcio serem contemplados com o valor da carta de crédito todos os meses: sorteio ou lance.
Assim, se uma pessoa for sorteada no grupo do consórcio ou der um lance “campeão”, ou seja, mais alto que o oferecido pelos outros integrantes, ela tem direito de utilizar a carta de crédito para comprar o bem.
Após essa compra, é necessário seguir pagando as parcelas do consórcio normalmente, até que todos os integrantes do grupo tenham sido contemplados.
Leia também | Consórcio de veículo: entenda como funciona
Lance é uma forma de tentar adiantar a contemplação no consórcio, uma estratégia muito utilizada entre os usuários de consórcio, sobretudo de quem tem pressa para adquirir o bem.
Existem tipos diferentes de lances e cada administradora de consórcio tem regras específicas de como dar o lance. Por isso, é fundamental ler e compreender essas regras para conseguir escolher o tipo de lance ideal.
Os principais tipos de lances de consórcio são:
É dado quando as próprias administradoras determinam os valores mínimo e máximo que podem ser ofertados.
Isso quer dizer que o consumidor não pode ofertar o valor que quiser, mas sim com base nos valores disponibilizados pela administradora, que geralmente variam entre 25% e 50% do valor total da carta de crédito.
A vantagem desse tipo de lance é que ajuda a ter uma ideia sobre os valores que os demais participantes podem ofertar (e, assim, saber mais ou menos quanto precisa ter para dar o lance campeão).
O lance livre não precisa ser de um valor preestabelecido. Assim, quando esse tipo de lance é permitido, qualquer integrante pode ofertar a quantia que quiser.
No lance embutido não é necessário ter o dinheiro na hora para fazer o lance. A pessoa pode utilizar parte do valor da própria carta de crédito para fazer o lance e obter a contemplação mais rapidamente.
Funciona assim: imagine que valor da carta total seja de R$100.000 e que já tenham sido pagos R$50.000. É possível utilizar parte do valor já pago para fazer um lance e, caso seja contemplado, receber o valor da carta de crédito com o desconto do lance.
É um tipo de lance que utiliza até 100% do saldo do FGTS para esse fim. Em alguns casos é possível combinar um lance com outro (por exemplo, lance FGTs com lance fixo).
Leia também | Consórcio contemplado: carta de crédito em mãos!
Para dar lance em consórcio é recomendável:
Se o lance não for contemplado, vale a pena revisitar a estratégia e avaliar se está optando pelo tipo de lance correto, se está apresentando os lances na época de menor concorrência, se a quantia está abaixo da média de contemplações.
Ao fazer ajustes e recalcular a rota, aumentam as chances de conseguir ser contemplado no consórcio.
Sim, para quem está com pressa de ser contemplado, vale a pena conhecer os tipos de lance e insistir na estratégia.
Confira as dicas para quem quer contratar um consórcio com segurança.
Compreender sua capacidade financeira é fundamental antes de assumir qualquer custo extra no orçamento. Portanto, verifique como estão as finanças, saiba quanto dos rendimentos já está comprometido mensalmente com contas e outras dívidas.
Lembre-se que o recomendável é comprometer no máximo 30% da renda com o consórcio. Isso se não tiver outros empréstimos em andamento.
Avalie e faça cortes, se necessário, para não entrar em um consórcio e precisar desistir no meio do caminho.
Não é recomendável começar o pagamento de um consórcio se já estiver com dívidas altas.
O ideal é se comprometer com o grupo apenas quando estiver sem nenhuma dívida, multa ou contas atrasadas.
Pode valer a pena, antes de aderir a um consórcio, contratar alguma linha de crédito para colocar as finanças em dia e somente depois assumir um novo compromisso financeiro.
São muitas as empresas que oferecem consórcios hoje em dia. Procure conhecer algumas delas e pesquisar a opinião dos clientes. Assim, fica mais fácil avaliar e escolher o melhor consórcio.
O consórcio é um compromisso de longo prazo. Por isso, é fundamental fazer simulações para compreender quais serão os gastos com ele e avaliar se a parcela realmente cabe no orçamento de forma confortável.
Muitas pessoas têm interesse em consórcio porque é uma forma de adquirir um bem de valor elevado sem precisar pagar juros.
Porém, existem outros custos embutidos na parcela do consórcio, como taxa de administração, fundo de reserva, seguro, taxa de adesão, reajustes e multas e juros em caso de atraso do pagamento da parcela.
Para encontrar o melhor custo-benefício, compare as opções antes de escolher o consórcio.
No Brasil, o consórcio é regulamentado pelo Banco Central (BC). Dessa forma, é recomendável verificar no órgão as principais informações sobre as administradoras autorizadas a realizar o consórcio no mercado. Se a empresa não aparecer na lista do BC, não feche nenhum contrato com ela.
Uma pesquisa rápida na internet pode revelar informações importantes sobre as empresas que oferecem consórcio de carros.
Saiba o que os consumidores falam sobre elas em sites de avaliação, como Reclame Aqui e outros. Investigando a reputação da administradora que oferece consórcio, fica mais fácil fazer um bom negócio.
Além do sorteio mensal, que pode contemplar um integrante do consórcio com a carta de crédito, é possível fazer lances para tentar “antecipar a sorte”.
Cada empresa de consórcio tem regras próprias para o lance. Por isso, antes de assinar o contrato, verifique como funcionam os lances.
Quem entra em um grupo de consórcio já formado tem o privilégio de conseguir avaliar o histórico de lances e o comportamento dos membros. Assim, é possível estimar quanto é necessário dar de lance para aumentar as chances de ser contemplado. Verifique para aumentar as chances de ser contemplado mais rápido.
Não entre em nenhum consórcio sem analisar em detalhes todas as cláusulas do contrato.
Certifique-se de tudo, tire todas as dúvidas e só assine quando tiver certeza de que descobriu o melhor consórcio para você.
Leia também | Como identificar o melhor empréstimo online
Além do consórcio, o empréstimo pessoal é outra modalidade de crédito muito presente no dia a dia dos brasileiros. O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20247 minutos de leitura