Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Liberdade Financeira

Como alcançar a liberdade financeira: dicas práticas

Confira dicas práticas (e possíveis) para alcançar a liberdade financeira.

Publicado em: 29 de janeiro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher negra alegre guardando dinheiro para o futuro

Alcançar a liberdade financeira é poder tomar decisões mais livres sobre o próprio dinheiro, escolher ficar ou sair de um emprego sabendo que consegue pagar as contas do mês, ter uma boa reserva financeira e capacidade de investir.

Muita gente já vislumbrou cenários como estes, bem diferentes de estar superendividado, utilizando o cheque especial do banco e com a fatura do cartão de crédito atrasada.

Neste artigo, entenda como alcançar a liberdade financeira por meio de dicas práticas para atingir essa meta. icando longe de dívidas. 

Assista | 3 passos para a independência financeira

Afinal, o que é liberdade financeira?

Liberdade financeira é a autonomia plena para agir em relação ao próprio dinheiro, ou seja, total controle da renda e do patrimônio, que permita decidir qual destino dar ao dinheiro.

Colocando na prática, a liberdade financeira ocorre quando uma pessoa:

  • ●     tem dinheiro para pagar todas as contas do mês com tranquilidade;
  • ●     investe para que o patrimônio cresça;
  • ●     acrescenta mensalmente mais recursos na reserva financeira para usar em caso de emergência;
  • ●     pode ter hobbies, experiências de lazer e poder de consumo que muitas pessoas não podem acessar por motivo de endividamento, renda insuficiente, desemprego, por exemplo;
  • ●     não está presa a dívidas ou outros fatores que restringem as decisões financeiras.


Apesar de ser um cenário difícil de alcançar, não é preciso ser milionário para isso. Com planejamento eficiente e controle de gastos, é possível, ainda que não seja tarefa simples.

Até mesmo muitas pessoas que têm alta renda não usufruem da liberdade financeira por estarem comprometidas com gastos excessivos e compromissos financeiros.

Uma pessoa financeiramente livre pode, por exemplo:

  • ●     recusar uma oferta de emprego ou aceitar um novo desafio profissional sem medo;
  • ●     pagar as contas do mês sempre em dia, sem grandes esforços;
  • ●     não estar (nem se sentir) refém de dívidas;
  • ●     não precisar utilizar o cheque especial de forma recorrente;
  • ●     tomar decisões sobre gastos com lazer sem desorganizar as finanças;
  • ●     fazer aportes em investimentos todos os meses;
  • ●     investir em sonhos e desejos pessoais com a consciência de que não vai se prejudicar a longo prazo.


Leia também | O que é comprometimento de renda?

Qual a diferença entre liberdade financeira e independência financeira?

É sutil, mas existe uma diferença entre liberdade financeira e independência financeira. 

A liberdade financeira é um passo anterior à independência financeira. Isso porque a independência financeira ocorre quando uma pessoa já conseguiu acumular um patrimônio suficiente para ser possível viver da renda passiva que esse patrimônio gera.

Ou seja, não precisa mais trabalhar para pagar as contas, por exemplo. O próprio dinheiro que já possui trabalha pela pessoa, ao pagar rendimentos mensais suficientes para manter o padrão de vida dela.

Essa renda passiva é conquistada por meio dos investimentos feitos ao longo da vida: aluguéis de imóveis, dividendos e proventos de investimentos em ações, direitos autorais etc.

É por isso que cada vez mais brasileiros têm se interessado em investir. Para se ter ideia, segundo um estudo da B3, a bolsa de valores brasileira, o volume investido no país aumentou 20% em 2023, totalizando R$2,4 trilhões, e o número de investidores chegou a 18,1 milhões, elevação de 8% no ano (até setembro) em comparação ao ano anterior.

Leia também | Planejamento financeiro: saiba por que é importante

Seis dicas práticas (e possíveis) para alcançar a liberdade financeira

Confira o que fazer para ficar mais perto de viver com liberdade financeira:

  1. Conheça seus gastos mensais (avalie-os e corte o que for desnecessário)

    Ter uma planilha financeira com gastos fixos e variáveis é essencial para ter clareza sobre o orçamento. Essa ferramenta simples, porém poderosa, dá visibilidade para as contas, permitindo verificar se uma pessoa está gastando mais do que sua capacidade financeira.

    Com essa clareza, fica mais fácil enxergar em que setores é possível fazer cortes e economizar, além de organizar os valores que precisam ser poupados e investidos.


  2. Quite as dívidas e não entre em novas

    Quem já possui dívidas precisa buscar compreender o valor total delas e o quanto do orçamento elas comprometem.

    Verificar os juros aplicados nos contratos, solicitar revisão, portabilidade, negociar débitos ou até mesmo avaliar se vale a pena contratar um novo empréstimo para quitar todas as dívidas e ficar com uma única parcela são ações indicadas.

    Nesse processo, é fundamental não fazer novas dívidas. Primeiro quite tudo, para que consiga começar uma nova realidade financeira. É importante pagar as contas em dia, ver o dinheiro “sobrar” e aí sim começar a reverter parte dele para investimentos.

    Quem vivencia essa experiência consegue perceber na prática os benefícios da liberdade financeira. Afinal, pagar as contas do mês sem sufoco já é, para grande parte da população, uma enorme conquista.


  3. Trace metas

    Com os gastos equilibrados e as dívidas em dia, já é possível criar um planejamento financeiro para o curto, médio e longo prazo.

    É o momento de criar as estratégias necessárias para conquistar a liberdade financeira: quanto economizar por mês, onde investir, com qual rentabilidade, como conseguir renda extra, como realizar um sonho (ou seja, gastar com consciência e planejamento).

    Isso porque, mesmo buscando a liberdade financeira, não é preciso deixar o lazer totalmente de lado. Ao traçar metas e planejar todos os gastos, incluir o lazer no orçamento fica muito mais confortável e seguro. A pessoa até mesmo aproveita mais o momento, pois sabe que não está fazendo nenhuma “loucura” para viver aquilo.


  4. Tenha uma reserva de emergência

    Não tem jeito, ter uma reserva de emergência é fundamental. Afinal, imprevistos acontecem o tempo todo e, quando se tem dinheiro guardado, fica muito mais tranquilo encará-los com serenidade.

    A recomendação de especialistas e educadores financeiros é que se tenha uma reserva de emergência capaz de quitar de 6 a 18 meses do custo de vida mensal.


  5. Conheça mais sobre finanças

    É preciso ter conhecimento para fazer boas escolhas. Para ser financeiramente livre, é preciso conhecer as principais possibilidades disponíveis no mercado e que podem ajudar a fazer o dinheiro aumentar.

    Existe muita informação gratuita sobre investimentos disponível na internet. No Blog da Serasa, por exemplo, é possível encontrar diversos artigos sobre educação financeira e investimentos.

    Além disso, cursos gratuitos sobre como investir também estão disponíveis (a B3 oferece vários deles).

    O importante é ter cautela na hora de consumir as informações, buscar sempre fontes confiáveis e pesquisar mais, caso continue com dúvidas sobre um assunto.


  6. Comece a investir

    Com a vida financeira toda em ordem, inclusive com a tranquilidade de ter uma boa reserva de emergência, investir em outros produtos financeiros é o caminho natural para viver plenamente a liberdade e, quem sabe, a independência financeira.

    Para começar a trajetória como investidor, é indicado compreender o perfil, estabelecer um percentual da renda disponível para investir e aplicar com regularidade.

    Buscar auxílio de corretoras ou profissionais especializados pode ser uma boa ideia nesse momento. Quem preferir consegue investir sozinho pelo próprio aplicativo do banco de preferência ou pelo site do Tesouro Direto, por exemplo.

    Leia também | Como investir no Tesouro Direto

Acesse o canal da Serasa no Youtube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube para ajudar a descomplicar sua vida financeira. Ele traz centenas de conteúdos para ajudar a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina e organizar as finanças.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados