Empréstimo Caixa Tem: conheça o Crédito Empreendedor PF
Empréstimo Caixa Tem: conheça o Crédito Empreendedor PFData de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Atualizado em: 25 de julho de 2024
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Um simulador de portabilidade de empréstimo consignado é uma ferramenta que ajuda quem está com um contrato ativo a encontrar opções mais vantajosas em outras instituições financeiras.
A partir das simulações é possível localizar taxas de juros mais baratas e condições mais confortáveis para o bolso, e avaliar se vale a pena trocar a dívida de banco. Para isso, algumas instituições oferecem um simulador de consignado online. Entenda como usar esse recurso e pesquisar novas ofertas para o consignado já contratado.
A portabilidade de consignado é a possibilidade de trocar o empréstimo atual por um novo com condições melhores, em outra instituição financeira. O objetivo é reduzir o valor das parcelas – é o conceito de trocar uma dívida cara por outra mais barata.
Desde 2013 essa é uma possibilidade no mercado financeiro brasileiro, regulamentada pelo Banco Central na resolução nº 4.292, sem custo para o cliente. A principal exigência é que o valor e o prazo da nova operação não sejam superiores aos do contrato original. A portabilidade vale para vários tipos de operação de crédito, como financiamento, empréstimo pessoal e consignado.
O empréstimo consignado é a modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício social. Normalmente, está disponível para aposentados, servidores públicos, beneficiários de programas sociais ou funcionários de empresas com convênios.
Uma forma de saber qual banco oferece as melhores condições para a transferência de empréstimo consignado é fazer a simulação de portabilidade, uma ferramenta online oferecida por algumas instituições financeiras.
A sugestão é buscar os simuladores de cada banco, diretamente no site ou aplicativo oficial, para depois comparar e avaliar qual oferece as melhores condições antes de solicitar a portabilidade.
Ao simular a portabilidade, vale a pena conferir a tabela do Banco Central que mostra as taxas de juros para os empréstimos consignados. Uma boa estratégia é começar simulando diretamente nas instituições que já praticam juros mais baixos. Pode ser que na portabilidade as condições oferecidas também sejam melhores.
Cada instituição terá uma maneira diferente de como utilizar o simulador de portabilidade, mas estas são as etapas de forma geral:
Acesse o site ou aplicativo oficial da instituição que deseja pesquisar. Certifique-se de que ela tem registro no Banco Central. Normalmente, não é preciso ser cliente para fazer a simulação.
Busque a seção Portabilidade de Consignado e a opção Simular.
Os simuladores solicitam os dados pessoais do cliente e os detalhes do atual empréstimo, como o número e o valor das parcelas contratadas.
É provável que o banco faça uma consulta ao seu CPF antes de enviar a simulação.
Algumas instituições enviam a proposta de portabilidade diretamente pelo site ou app, outras continuam a negociação por WhatsApp.
Para avaliar qual a melhor proposta, não compare apenas a taxa de juros. É preciso considerar o custo efetivo total (CET) de cada operação.
Bancos tradicionais, como Banco do Brasil, e instituições digitais, como PagBank, Banco Inter, Nubank e Banco Pan, fazem a portabilidade de empréstimo consignado e oferecem simuladores online.
Algumas instituições negociam apenas pessoalmente, via WhatsApp ou diretamente na agência.
Com a simulação aprovada e o contrato de portabilidade firmado, a nova instituição transfere os recursos diretamente para a instituição original, quitando a dívida antecipadamente.
É importante lembrar que os custos relacionados à transferência de recursos para a quitação da operação não podem ser repassados ao cliente. Além disso, a instituição detentora da dívida original tem até cinco dias úteis para eventualmente renegociar e oferecer condições mais vantajosas ao cliente.
Sim, alguns casos são reprovados. O novo banco pode recusar a operação por diversos motivos. A decisão é sempre da instituição financeira.
Sim, é possível desistir da portabilidade do consignado, desde que o novo banco ainda não tenha feito o pagamento do saldo devedor. O prazo para o cancelamento varia de acordo com cada instituição, mas em média é de quatro a sete dias úteis.
Algumas instituições oferecem a “portabilidade com troco”: a possibilidade de trocar a dívida de instituição e receber a liberação de uma quantia em dinheiro na conta. Entretanto, é preciso ficar alerta: esse “troco” funciona como um novo empréstimo.
Pela plataforma da Serasa, é possível simular qual a melhor oferta para a contratação inicial de um empréstimo consignado.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura