Tudo que você precisa saber sobre empréstimo consignado

Já ouviu falar em empréstimo consignado, mas não sabe como esse tipo de crédito funciona? Entenda tudo sobre uma das linhas que oferecem os menores juros do mercado.

dinheiro


Autor: Elaine Ortiz  

Publicado em 4 de novembro de 2022

Quem está em busca de crédito deve conhecer o empréstimo consignado. Afinal, trata-se de um dos tipos de empréstimo que aplicam os menores juros do mercado.  

Quer entender tudo sobre essa linha de empréstimo? Continue a leitura! Descubra, ainda, como simular e contratar consignado pela internet. 

Leia também | Qual o banco com a menor taxa de juros para empréstimo consignado? 

O que é empréstimo consignado

É uma modalidade de empréstimo exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos. 

Seu grande diferencial para outras modalidades de crédito, além de ter um público específico, está no fato de que o pagamento das parcelas ocorre diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS. Isso reduz muito o risco de inadimplência. 

É por esse motivo que os juros aplicados nesse tipo de empréstimo costumam ser muito menores que os praticados em outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal, por exemplo.  

Como funciona o empréstimo consignado

Seu funcionamento é simples, bem como sua contratação. Quem se encaixa no perfil só precisa apresentar documentos como RG, CPF, comprovantes de residência e de renda.  

O valor disponível para contratação no crédito consignado deve respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido para pagamento das mensalidades.  

Esse valor da margem consignável foi definido pela Lei Nº 10.820, de 2003, com objetivo de minimizar as chances de endividamento. A margem é igual para todas as pessoas que podem fazer consignado. Pela lei o limite é de 35%, sendo até 30% do salário ou benefício. Para a fatura do cartão de crédito consignado limite é de 5% do salário ou benefício. 

O valor de crédito disponibilizado e a quantidade de parcelas dependem de análise de crédito, como acontece em qualquer solicitação de empréstimo. 

Leia também | Margem consignado: você sabe o que é e como funciona? 

Quais os tipos de empréstimo consignado existem?

São três os tipos de empréstimo consignado que existem. Conheça: 

1 - Consignado INSS 

O empréstimo consignado INSS é exclusivo para os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para esses clientes, a taxa de juros máxima é de 2,14% para o empréstimo pessoal consignado e de 3,06% para o cartão de crédito consignado. Algumas instituições oferecem até 120 meses para a quitação do empréstimo.  

2 - Consignado para servidores públicos 

Os servidores públicos federais, estaduais e municipais também podem usufruir do crédito consignado. No entanto, esse direito pode variar de acordo com o órgão empregador. Portanto, para contratar o crédito é preciso saber os tipos de convênios firmados. 

3 - Consignado privado 

O crédito consignado privado é exclusivo para funcionários de empresas privadas, que trabalham sob o regime CLT. Só é disponibilizado aos colaboradores quando a empresa faz um convênio com algum agente financeiro.  

Como o salário garante o pagamento das parcelas e o pagamento é automático, as taxas de juros são reduzidas. No entanto, é necessário ter vínculo de carteira assinada entre empresa e funcionário. Só assim ele poderá solicitar o empréstimo com desconto em folha. 

Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado 

Para saber se o empréstimo consignado realmente vale a pena, é necessário conhecer suas vantagens e desvantagens. Abaixo, destacamos os prós e os contras do consignado. Confira. 

Vantagens do crédito consignado  

Juros menores: os juros desse tipo de empréstimo são uns dos mais baixos do mercado por representar um risco menor de inadimplência. Fora que, no consignado, as taxas de juros costumam ser pré-fixadas, com valor já determinado no contrato. Ou seja, você sabe exatamente quanto vai pagar pelo empréstimo.  

Facilidade de contratação e agilidade na aprovação do crédito: como os riscos de inadimplência são menores, a análise de crédito é muito mais rápida. A contratação também é simples, sem grandes burocracias.  

Facilidade no pagamento: o desconto das parcelas mensais ocorre automaticamente, direto no salário ou benefício de quem contrata. Assim, não existe o risco de ter que pagar encargos por atraso no pagamento.  

Disponível para negativados: mesmo quando se está negativado, é possível ter acesso a esse tipo de crédito, já que o pagamento está assegurado.  

Desvantagens do crédito consignado  

Compromete parte do salário mensal: você já começa o mês sabendo que até 30% do seu salário já está “gasto” para pagar a prestação do empréstimo. 

A data de pagamento das parcelas é fixa: o pagamento fica vinculado ao dia de recebimento do salário. Por isso, não é possível adiar as parcelas nem mudar a data de vencimento. 

Não está disponível para todos: esse tipo de empréstimo é reservado somente a alguns grupos de pessoas: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores com carteira assinada. 

Assista | Empréstimo consignado: como funciona? 

Empréstimo consignado: como fazer a simulação e contratar de forma segura

Uma ótima forma de encontrar um empréstimo consignado online é por meio do Serasa Crédito. A plataforma pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo. Caso existam ofertas disponíveis para o seu CPF, você pode fazer a contratação na hora. 

Veja como é simples e prático fazer uma simulação de empréstimo: 

1 - Acesse o Serasa Crédito 

  1. Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer na hora. É rápido e você não paga nada por isso. 

 

2 - Complete o seu perfil 

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você. 

 

3 - Preencha as informações do empréstimo que deseja 

Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel. 

 

4 - Confira e compare opções 

Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você. 

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão somadas ao valor do empréstimo. 

 5 - Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação 

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a melhor opção. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?  

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito? 

Agora que você já sabe tudo sobre essa modalidade de crédito, faça seu empréstimo consignado 100% online com taxas até 30% mais baixas. E continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!