Entrar

Como aumentar o limite do cartão de crédito: confira 7 dicas práticas

Por Vanessa Ferreira

Descubra os bons hábitos para conseguir um limite de cartão de crédito que te ajude a ter mais poder de compra.

Como aumentar o limite do cartão é a dúvida de todas as pessoas que costumam utilizar esse meio de pagamento para fazer as compras do dia a dia.

Este já é conhecido como um dos principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros. O motivo é a praticidade e segurança do cartão de crédito, mas a falta de controle desse recurso pode resultar em dívidas com juros bem altos.

Para se ter uma ideia, a dívida de cartão de crédito é a principal entre os endividados do Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, 53% dos entrevistados citam esta modalidade de pagamento como o motivo do endividamento, seguido por lojas, contas básicas e telefonia, respectivamente.

Devido a isso, saber como aumentar o limite do cartão é importante. Porém, saber se controlar para que isso não vire um fantasma na sua vida, é essencial.

E para te ajudar a entender mais detalhes e saber como aumentar o seu limite e não cair em armadilhas, continue a leitura.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Limite do cartão de crédito é o valor que a instituição financeira define para que o cliente possa usar em suas compras a prazo. Ou seja, é o valor total do crédito que você tem para fazer suas compras.

A cada compra realizada, o limite diminui e, para liberar o limite total do cartão, é necessário pagar a fatura dentro do vencimento determinado.

Vale lembrar que o limite funciona como um empréstimo e não como uma renda extra. Então, tenha muito claro de como funciona o limite do cartão de crédito e entenda que este dinheiro não é seu, assim, você evita o endividamento.

Mas cartões com limite alto não significam necessariamente um problema. Na maioria das vezes, é uma possibilidade de melhorar o poder de compra e conseguir fazer uma compra parcelada.

Leia também | 6 Dicas para Controlar Gastos no Cartão de Crédito

7 dicas de como aumentar o limite do cartão

Antes de tudo, você precisa saber exatamente qual o seu limite. Para isso, consulte o aplicativo do seu banco ou instituição financeira, ou entre em contato com o serviço de atendimento. Assim, é possível controlar tudo de forma mais fácil. Algumas dicas podem te ajudar a aumentar o seu limite:

1. Pague as contas em dia

Não possuir pendências financeiras é um ótimo hábito para conseguir aumentar o limite do seu cartão ou já ganhar um no momento da contratação de um cartão de crédito. Além disso, ajuda manter seu score alto.

Priorize o pagamento em dia de todas as suas contas, não só a fatura dos cartões de crédito, pois todo o seu histórico financeiro é considerado. Para facilitar: ative o débito automático. Mas lembre-se que, para pagar a conta, é necessário ter dinheiro na conta.

Ter controle financeiro do seu dinheiro para não gastar acima do que ganha é essencial para conseguir cumprir essa dica.

2. Faça mais compras no cartão de crédito

Outra dica bem interessante é concentrar todas as suas compras no cartão de crédito. E caso você tenha mais de um, escolha o principal e faça suas compras nele.

Ao fazer isso e cumprir com o compromisso de pagar a fatura em dia, o agente financeiro consegue entender melhor a sua necessidade de uso e seu limite pode aumentar.

Um dos motivos para isso é que, assim, você utiliza seu limite quase na totalidade. Então, o banco percebe que você precisa de mais para continuar utilizando. Mas cuidado para não ultrapassar, pois alguns agentes cobram multa por cessão de crédito emergencial.

3. Realize movimentações financeiras

Ter uma alta movimentação financeira também pode ser um dos fatores que determinam se você pode ou não ter um cartão de crédito com limite alto.

A movimentação feita na sua conta corrente ajuda a entender o valor que circula por ela independente do seu salário. Neste caso, o extrato pode até servir de comprovante de renda, já que você pode ter outras atividades paralelas além do seu trabalho principal.

4. Tenha um bom relacionamento com o agente financeiro

Ter um bom relacionamento com o banco é importante também. Isso você consegue pagando a fatura em dia, além de outras contas, não utilizar o cheque especial da sua conta corrente entre outros. Assim, seu agente financeiro pode oferecer um limite de crédito maior do que o que você já tem.

5. Aumente o seu score de crédito

Talvez um dos fatores principais seja o score de crédito. Se fosse para dar uma única dica de como aumentar o limite do cartão, esta seria a principal.

O Serasa Score indica uma confiança maior para quem tem pontuação mais alta, ou seja, bons hábitos de pagamentos. Então, quanto maior seu score, maior sua chance de conseguir crédito e em melhores condições.

6. Mantenha sua renda atualizada

Outra dica é manter sua renda sempre atualizada junto ao banco ou a instituição financeira do seu cartão de crédito. Sempre que receber um aumento, casar e somar renda ou começar um novo negócio, avise imediatamente.

A comprovação de renda é um importante fator para um aumento de limite. Mas não esqueça que você vai precisar comprovar esta nova renda mensal. E como comprovante, você pode usar:

  • Holerite;

  • Extrato de conta-corrente;

  • Declaração de Imposto de Renda (IR);

  • Carteira de trabalho;

  • Entre outros.

7. Receba seu salário pelo banco emissor do seu cartão

Seguindo a dica de manter um bom relacionamento com seu agente financeiro, ao optar por receber seu salário pelo banco emissor do seu cartão, pode aumentar suas opções de linhas de crédito.

Normalmente, ao indicar o banco para receber o salário, automaticamente já tem alguns cartões pré-aprovados e com um limite compatível com a sua renda mensal. A partir daí, é só pagar as faturas em dia e, assim, seu limite vai aumentando.

E para encontrar as melhores opções de cartão de crédito, o Serasa eCred pode te ajudar. A plataforma 100% digital e gratuita te ajuda a comparar taxas, serviços e benefícios de uma série de parceiros. Faça uma simulação agora mesmo!