Como pagar as dívidas com o empréstimo FGTS?

O empréstimo FGTS é uma graninha extra – que na realidade, já é sua – e pode ser usada para quitar dívidas. Saiba como limpar o seu nome com esse dinheiro!
Homem pagando as dívidas com o empréstimo do FGTS

colunista ana clara

Publicado em: 23 de maio de 2022.

O empréstimo FGTS foi liberado em 2020 e, desde então, tem sido uma graninha muito útil para pessoas com dívidas ou planos para tirar do papel. Esse crédito é uma alternativa ao Saque-Aniversário, em que também é possível usar o dinheiro do Fundo de Garantia, mas seguindo um calendário para poder sacar.

Com o empréstimo do FGTS, no entanto, é possível utilizar esse dinheiro quando quiser, com ótimas condições de crédito: a taxa é de apenas 1,69%, e não há a necessidade de pagar parcelas mensais, já que o dinheiro é descontado direto do Fundo de Garantia. E tem mais: quem está negativado também pode solicitar, por isso, é uma opção muito interessante para pagar dívidas.

Segundo o Mapa da Inadimplência feito pela Serasa em março, mais de 65 milhões de brasileiros estão endividados. 28,17% dessas pessoas têm dívidas com bancos ou cartões de crédito, 23,21% em contas básicas, como água e luz, e 12,62% em compras feitas no varejo.

Ou seja: o endividamento é um problema mais comum do que se imagina, por isso, possibilidades como o empréstimo do FGTS, em que você usa um dinheiro que já é seu, podem ser muito úteis para sair do vermelho.

Assista | FGTS: quem tem direito e como pegar empréstimo? - Serasa Ensina

Como o empréstimo FGTS funciona?

Primeiro, vamos entender o que é o Fundo de Garantia. Esse é um direito do trabalhador em regime CLT, em que o empregador, todo mês, deposita o correspondente a 8% do salário do funcionário em um fundo.

O montante desse dinheiro forma o famoso FGTS, que até 2020 só poderia ser sacado em algumas situações: quando o empregado era demitido sem justa causa, na hora de comprar ou financiar um imóvel ou em caso de doenças como Aids e câncer.

Com a pandemia do Coronavírus, surgiu uma nova possibilidade para usar esse dinheiro, o Saque-Aniversário. Com ele, o trabalhador pode sacar uma parte do FGTS seguindo um calendário, que é baseado na data de aniversário do funcionário.

O empréstimo com antecipação do FGTS vem como mais uma alternativa, podendo ser sacado durante o ano todo como uma modalidade de crédito. Ou seja, o trabalhador pode usar esse dinheiro, que já é dele, da forma como quiser.

Mas atenção: ao aderir a modalidade, o funcionário perde o direito de sacar a totalidade de sua conta caso seja demitido sem justa causa. Porém, continua recebendo a multa rescisória de 40% paga pelo empregador.

Quem tem direito ao Empréstimo FGTS

Mas e aí, quem pode antecipar o FGTS? Confira:
  • Maiores de 18 anos

  • Que trabalhem ou já tenham trabalhado como CLT

  • Aderiram ao Saque-Aniversário

  • Tem saldo no FGTS de pelo menos R$ 300,00

Posso usar o FGTS para pagar dívidas?

Sim, o dinheiro do empréstimo saque-aniversário pode ser usado para pagar suas dívidas com os bancos. Mas, claro, é preciso ter um planejamento financeiro. O primeiro passo é entender se os juros das dívidas são maiores do que o rendimento do FGTS.

Como assim? Verifique quanto você está pagando de juros na dívida em aberto, se o rendimento do FGTS for menor que o juros da dívida, não vale a pena usar o saldo para pagar o débito. Para você ter uma noção, o dinheiro parado no FGTS rende 3% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial), que varia diariamente. A taxa de juros da sua dívida, portanto, precisa ser menor que esse valor.

Lembrando que ao solicitar o empréstimo FGTS, também há uma taxa, já que essa é uma modalidade de crédito. Mas ela é menor que a maioria dos empréstimos: de apenas 1,69%.

Negocie as dívidas com seu FGTS!

Fez as contas e viu que vale a pena usar o dinheiro para quitar as dívidas? Então chegou a hora de negociar o débito. Assim, você pode encontrar melhores condições para pagar as contas em atraso e economizar bastante. Aqui na Serasa, pelo Limpa Nome, você tem diferentes possibilidades de negociação.

Seu nome fica limpo quando você paga a primeira parcela, em até 5 dias após o pagamento. É possível fazer acordo com todas as empresas parceiras do Serasa Limpa Nome – atualmente, mais de 60% das dívidas brasileiras estão disponíveis para negociação com condições especiais na nossa plataforma, e dá para negociar dívidas negativadas ou contas atrasadas.

Uma dica interessante é tentar pagar o valor à vista – essa é a melhor forma de conseguir ótimos descontos! Caso o seu saldo do FGTS seja menor do que o valor da dívida, dê uma boa entrada e parcele o que faltar.

Vantagens de usar o empréstimo FGTS para limpar o nome

Ter o nome limpo pode trazer muitas possibilidades, como facilidade para conseguir outros tipos de crédito, liberdade financeira, oportunidade de financiar ou alugar um imóvel e, claro, aquele alívio na consciência por não ter contas em aberto.

Quitar as dívidas é, inclusive, uma questão de saúde mental: de acordo com um estudo da Serasa feito em 2021, 85% dos entrevistados já tiveram insônia ou dificuldade para dormir por estarem endividados, e 88% dos brasileiros já sentiram vergonha da inadimplência.

Ao usar o dinheiro do FGTS, você pode se reorganizar financeiramente, quitar as dívidas e recomeçar de maneira responsável e consciente. Uma dica legal para quem quer passar a ter planejamento financeiro é utilizar uma planilha de gastos.

Entender exatamente tudo que entra e sai da sua conta é essencial para uma relação saudável com o dinheiro, e você pode começar a fazer isso agora mesmo, mesmo que tenha contas em atraso. Assim, quando receber o dinheiro do FGTS, vai entender exatamente onde e como usar essa verba para se livrar das dívidas.

Assista | PLANILHA DE GASTOS: como fazer seu controle financeiro

Onde solicitar o empréstimo com antecipação do FGTS?

Existem várias instituições financeiras que estão fazendo o empréstimo FGTS, inclusive o Serasa Crédito em parceria com o Banco Pan. Aqui, você conta com toda a segurança da Serasa para solicitar esse crédito, em um processo on-line e sem burocracia. É possível antecipar até 7 anos de parcela do seu Saque-Aniversário!

Por que fazer o empréstimo FGTS com a Serasa e o Banco Pan?

• Taxa de apenas 1,69%

• Sem pagamento mensal

• Não precisa comprovar renda

• Negativados podem solicitar

E aí, vai usar o empréstimo FGTS para quitar as suas dívidas? Então continue acompanhando o blog da Serasa para mais dicas de educação financeira!

Confira algumas dúvidas sobre FGTS