Entrar

Descubra qual é o melhor dia para comprar no seu cartão de crédito!

Melhor dia para comprar no cartão de crédito: veja qual a melhor data para comprar no cartão e como se organizar para isso.

Foto Veridiana
Publicado em: 31 de março de 2022

O cartão de crédito pode ser vilão ou mocinho na sua vida financeira. Tudo depende do seu planejamento na hora de usar — e entender o melhor dia de compra no cartão pode ser uma das ferramentas para isso!

Qual o melhor dia para comprar no cartão de crédito?

O melhor dia de compra do cartão de crédito sempre será um dia após o fechamento da fatura.

Chamamos essa data de “melhor dia” porque todas as compras a partir dela serão lançadas apenas na fatura do próximo mês. É a melhor estratégia para garantir maior prazo para o pagamento, que pode chegar a 40 dias até a primeira parcela.

Por exemplo, se a sua fatura fechou no dia 20, a melhor data para comprar no cartão de crédito é no dia 21. A partir desse dia, todas as compras serão cobradas apenas na próxima fatura.

Por isso, o dia 21 sempre será a melhor data de compra no cartão, porque o prazo de pagamento é maior, dando mais tempo para se organizar ou mesmo juntar o valor total da compra.

Como calcular o melhor dia de compra no cartão?

Para calcular o melhor dia de compra, em primeiro lugar você precisa descobrir a data de fechamento da sua fatura. A operadora de crédito divulga essa informação no boleto da fatura ou no aplicativo.

As faturas são fechadas, geralmente, 10 dias antes do vencimento. Então, se a sua fatura fecha dia 10, provavelmente ela vence dia 20. Nesse caso, a melhor data para compra será um dia depois do fechamento da fatura, como já vimos.

Caso você realize uma compra na data de vencimento, terá pouquíssimos dias até o pagamento, pois o débito virá na fatura ainda em aberto.

Separei nessa tabela as principais datas de fechamento, vencimento e melhor data de compra praticadas pelas operadoras de cartão de crédito. Lembrando que elas podem variar entre as instituições!

fechamento de fatura datas

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o cálculo dessas datas, pode consultá-las diretamente no aplicativo da sua operadora de cartão ou na fatura mensal.

Veja também: Como fazer cartão de crédito – Tipos

Segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil da Serasa, divulgado em outubro de 2021, temos 63,4 milhões de inadimplentes no país. Das principais dívidas feitas, o segmento que mais aparece é o do cartão de crédito, representando 28.70%.

Se você usa o cartão de crédito regularmente, provavelmente já sabe como é importante acompanhar a data de abertura e fechamento da fatura do cartão.

Entenda a lógica do melhor dia de compra

Os cartões de crédito são uma forma facilitada e antecipada de ter acesso ao dinheiro. As instituições financeiras que emitem o cartão de crédito emprestam o dinheiro e você se compromete a pagar o valor emprestado no dia do vencimento.

Logo, é uma troca que você faz com a instituição. Para entender o melhor dia de compra no cartão, é importante entender que a fatura pode fechar de duas formas:

● na data de virada, geralmente 10 dias antes do vencimento;
● quando acaba o limite de crédito, impedindo a realização de novas compras.

Além disso, há dois conceitos que você deve entender: a diferença entre data de fechamento da fatura e data de vencimento.

Caso não saiba, o fechamento é o momento em que a operadora do cartão limita os gastos que entram naquela fatura específica e abrem crédito para a próxima.

Isso conforme o limite já disponível no cartão. Após o fechamento da fatura, todas as compras passam para o mês seguinte, com o prazo médio de 30 dias para pagamento.

Já o vencimento é o momento em que você precisa devolver à instituição financeira o valor que foi previamente emprestado, ou seja, é a hora em que você precisa pagar a sua fatura.

O vencimento é a data máxima estipulada pela operadora de crédito para que o valor seja pago sem acréscimo de juros.

Cartão de crédito com @EconoMirna - Serasa Ensina

Me enrolei no cartão! E agora?

Calma! Eu sei que pode ser desesperador receber aquela fatura alta e não ter dinheiro para pagá-la a vista. Mas é importante que você entenda que o cartão de crédito não “gasta sozinho”.

Para ele ser um aliado na sua vida financeira, é importante ter um planejamento bem estruturado.

Então, antes de falarmos sobre como negociar essa dívida, é essencial que você comece a construir bons hábitos com o cartão:

01. Descubra quanto você devia no começo;
02. Busque uma negociação mais próxima do valor inicial;
03. Caso não tenha o dinheiro, procure uma opção de crédito mais barata para quitar o cartão. Nesse caso, você assume uma dívida com juros bem menores que os do cartão do crédito e a negociação fica mais tranquila para você.

Se tiver a possibilidade, uma opção de linha de crédito mais barata é a do empréstimo consignado.

Nessa modalidade, como as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou aposentadoria, os juros praticados são bem menores. Lembrando que essa opção só é recomendada após um bom planejamento financeiro!

Você pode simular um empréstimo consignado usando a ferramenta gratuita do Serasa eCred, consulte: Serasa eCred empréstimo consignado.

Agora você já sabe como calcular o melhor dia de compra no cartão de crédito e a lógica por trás dessa data.

Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo que vamos responder. Não deixe também de enviar esse artigo para um conhecido ou familiar que precisa se organizar melhor na hora de usar o cartão.