Conheça opções de cartão de crédito sem anuidade

Cartão de crédito sem anuidade é o sonho de muitos clientes que utilizam a forma de pagamento no dia a dia. Veja as opções e saiba como pedir

Uma pilha de diversos cartões sem anuidade para ilustrar o artigo da serasa crédito

foto elaine colunista
Publicado em: 19 de abril de 2022

Cartão de crédito é bom, cartão de crédito sem anuidade é melhor ainda. Quem nunca se incomodou de pagar essa tarifa anual, que costuma ser parcelada ao longo de vários meses na sua fatura do cartão?

Se você não sabe para que a anuidade serve e está em busca de um cartão que não faça essa cobrança, este texto é para você. Hoje vamos explicar os motivos dessa taxa existir, as vantagens e desvantagens de pagá-la, apresentar alguns cartões isentos da tarifa e ainda explicar como você pode conseguir seu cartão de crédito sem anuidade de forma rápida e prática. Continue a leitura e confira!

Cartão de crédito sem anuidade: o que é?

Você já se perguntou o que é a anuidade do cartão de crédito e por que essa cobrança é feita? Anuidade se refere a qualquer pagamento que se realiza periodicamente dentro de um ano. Aplicada ao cartão de crédito nada mais é do que o valor que a instituição que concedeu o crédito a você cobra pelos serviços prestados.

Pode-se dizer que a anuidade é uma espécie de taxa de manutenção por disponibilizar aos clientes uma rede de estabelecimentos afiliados e algumas vantagens próprias de cada cartão.

De acordo com o Banco Central, a tarifa de anuidade do cartão de crédito pode ser cobrada, no máximo, uma vez a cada doze meses, sendo admitido o parcelamento da cobrança, a partir da adesão contratual do titular do cartão. Essa tarifa pode ser lançada na primeira fatura cerca de trinta dias após a formalização do contrato, no caso de faturas mensais.

A anuidade é cobrada diretamente na fatura do cartão, e as condições envolvendo a tarifa estão sempre discriminadas nos sites das instituições financeiras e nos termos de uso do cartão de crédito.

Normalmente, o cliente pode telefonar para as centrais de atendimento de seu cartão e solicitar uma negociação da anuidade. Dependendo de seu histórico de bom pagador, do volume de compras realizadas mensalmente e até mesmo de outras ofertas disponíveis no mercado, a administradora pode diminuir o preço anual que você paga pelo serviço, aumentar a quantidade de parcelas ou até mesmo isentar a cobrança.

Com a chegada de bancos digitais e fintechs, o mercado de crédito ficou mais competitivo. Muitas dessas empresas, por usarem a tecnologia a seu favor conseguem diminuir os custos de operação dos cartões e, por isso, oferecem aos clientes cartão de crédito completamente isento de anuidade.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de crédito sem anuidade?

As vantagens de se pagar anuidade é que, normalmente, cartões que fazem este tipo de cobrança oferecem muito mais benefícios aos usuários: milhas, programas de pontos, cashback, concierge, garantia estendida, seguro aluguel de carro e viagem, entre outros.

A desvantagem é desembolsar mensalmente (se você parcelar a anuidade) uma quantia que poderia ser revertida para outro fim, principalmente se você paga anuidade e não utiliza os benefícios oferecidos pelo cartão.

Se para você o cartão de crédito é só uma forma de pagamento à prazo, se você não gosta de utilizar os benefícios oferecidos pelos cartões, um cartão mais básico e isento de anuidade com toda certeza irá te atender melhor. Avalie seu uso, tente negociar com a administradora de cartão e, se não tiver jeito, considere trocar por um cartão isento da tarifa.

Mas não se esqueça de observar se o limite oferecido atende suas necessidades. Afinal, sempre que você inicia um relacionamento novo com outra instituição financeira, que ainda não conhece seu perfil profundamente, a tendência é que o crédito oferecido a você seja menor. Aos poucos, conforme a utilização, este valor vai aumentando.

Assista | Cartão de crédito: vale a pena pagar anuidade?

Qual o melhor cartão de crédito sem anuidade?

Como citamos anteriormente, atualmente existem muitos cartões de crédito no mercado que não cobram tarifa de uso. O melhor cartão de crédito sem anuidade vai ser aquele que atende a sua necessidade de uso: limite apropriado, benefícios que para você são importantes, taxa de juros condizente com o mercado.

Deste modo, é preciso conhecer as opções, entender se elas se encaixam no seu perfil e fazer essa escolha de forma consciente.

Por isso, sempre que você quiser descobrir quais são os melhores cartões de crédito sem anuidade, lembre-se de considerar todos estes fatores.

Além dos cartões de crédito sem anuidade oferecidos por bancos digitais como Nubank, Banco Original, C6, Will Bank, PicPay, Neon, existem também os cartões de crédito sem a tarifa administrados por bancos tradicionais. Abaixo, citamos três opções de cartão de crédito sem anuidade dessas instituições. Confira:

Leia também | Cartão de crédito sem anuidade é no Serasa Crédito

● Cartão de crédito Santander sem anuidade:

Para os clientes que buscam cartões de crédito sem anuidade, o Santander tem duas opções. A primeira é o cartão Santander SX Universitário, que, como o próprio nome sugere, foi feito para os estudantes.

Para os demais públicos, o cartão Santander SX, que substitui o antigo Santander Free, é a opção recomendada pelo banco. Mas, uma informação importante: o SX Universitário e o Santander SX só são livres de anuidade se o cliente gastar no mínimo R$ 100 no crédito a cada fatura ou se cadastrar e manter o CPF e celular como chaves Pix no Santander.

● Cartão de crédito Banco do Brasil sem anuidade:

O Banco do Brasil oferece algumas opções de cartão de crédito sem anuidade. Dois deles são pré-pagos, ou seja, o cliente recarrega o cartão com o valor que quer gastar mensalmente. Eles são o Ourocard Pré-pago recarregável e o Ourocard TravelMoney, que no momento, em março de 2022, está com a comercialização suspensa.

Outras opções de cartão de crédito Banco do Brasil sem anuidade são:

– Cartão KaBuM!: cartão do universo gamer; os cartões adquiridos até 31/12/2022 terão isenção da cobrança da anuidade e não será necessário efetuar um gasto mínimo no cartão para manter o benefício;


– Cartão de crédito AME:
cartão 100% digital; os adquiridos até 31/05/2022 terão isenção da cobrança da anuidade e não será necessário efetuar um gasto mínimo no cartão para fazer jus a gratuidade.

– Cartão de Crédito Saraiva: um exemplo de cartão de crédito internacional sem anuidade. É oferecido na bandeira VISA e ainda acumula milhas.

– Cartão de Crédito Petrobras: outro cartão de crédito internacional sem anuidade. Também é oferecido na bandeira VISA e um dos principais benefícios é acumular pontos que podem ser trocados por cashback na fatura e outras recompensas no Petrobras Premmia.

●Cartão de crédito da Caixa sem anuidade

O cartão de crédito Caixa Sim é disponibilizado nas bandeiras Elo ou Visa. Com ele o cliente controla as despesas do cartão pelo App Cartões Caixa, recebe SMS gratuito das suas despesas, possui taxas de juros reduzidas, recebe a fatura por e-mail, parcela a fatura em até 36 vezes, parcela as compras sem juros ou em até 24 vezes com juros.

Segundo a Caixa, o cartão é destinado para todos os públicos, desde que sejam maiores de 18 anos, ou maiores de 16 anos emancipados ou assistidos pelo pai e com rendimento próprio.

Cartão de crédito sem anuidade para negativado é possível?

Sim, é possível uma pessoa que está negativada ter acesso a um cartão de crédito sem anuidade. Mas a orientação dos especialistas e educadores financeiros é que, quem está com o nome sujo, sempre pense muito bem antes de tomar essa decisão. Muitas vezes, um cartão de crédito neste momento pode não ajudar e complicar ainda mais as finanças da pessoa que está endividada.

Portanto, se você está negativado, o mais importante é procurar quitar suas dívidas o mais rápido possível, e o Serasa Limpa Nome, maior plataforma de negociação de dívidas do país, te ajuda neste processo. Com o serviço o consumidor pode conseguir até 99% de desconto, regularizar sua situação financeira e aumentar as chances de voltar a conseguir crédito no mercado.

Assim, com as contas em dia você estará pronto para solicitar seu cartão de crédito sem anuidade.

Como fazer cartão de crédito sem anuidade?

Solicitar cartão de crédito sem anuidade é mais fácil do que parece. No Serasa Crédito, plataforma de crédito da Serasa na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito, você pode fazer uma simulação sem compromisso e escolher o seu cartão com mais tranquilidade.

Com base no seu perfil financeiro e necessidades, o serviço simula, compara e recomenda as melhores ofertas de crédito disponíveis no mercado para você. Se um cartão de crédito sem anuidade estiver nessa lista, ele também aparecerá como sugestão na simulação. Veja como funciona:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará o Serasa Crédito a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto ao Santander e dezenas de instituições financeiras parceiras de uma só vez.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, é só clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que você achar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Viu como é fácil e rápido encontrar um cartão de crédito sem anuidade?

Quais são as vantagens de pedir um cartão no Serasa Crédito?

Decidir qual cartão de crédito você irá usar no dia a dia pode não ser tão simples quanto você imagina. Antes de fazer sua escolha, é preciso avaliar com cuidado quais são as tarifas cobradas pela instituição financeira e entender se as vantagens propostas realmente fazem sentido para a sua rotina.

Uma das grandes vantagens do Serasa Crédito é que a plataforma permite que você faça simulações quantas vezes quiser e de graça. Assim, você pode conhecer outras opções disponíveis no mercado e comparar as ofertas de forma prática, sem precisar pular de banco em banco e nem sair de casa.

Agora que você já sabe tudo sobre cartão de crédito sem anuidade, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do Blog da Serasa sobre finanças e educação financeira. E aproveite também para se inscrever no nosso canal do YouTube.