Vale a pena solicitar empréstimo para reforma? Conheça as opções

Fazer empréstimo para reforma é uma decisão difícil. Veja como definir se vale ou não a pena pedir e conheça as opções disponíveis.

Fazendo o cálculo do empréstimo para reforma e vendo as melhores opções

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 31 de janeiro de 2022.

Reformar a casa ou um outro imóvel de sua propriedade é sempre um desafio muito grande. O primeiro tópico que ajuda na tomada de decisão é se você tem dinheiro para fazer o pagamento à vista, ou se será possível fazer um empréstimo para a reforma.

Dependendo do tamanho da obra e do que se pretende fazer, calcular minuciosamente é extremamente importante para não entrar numa fria. Afinal, o objetivo é que a reforma traga alegria para você e sua família e não que isso seja motivo de transtorno, como um endividamento, por exemplo.

Há pessoas que optam por usar o cartão de crédito para ir comprando o material e acabam se complicando na hora de pagar. E é importante lembrar que a dívida do cartão de crédito é uma das mais caras que existem hoje e também uma das mais comuns no Brasil.

Uma pesquisa feita pela Serasa em parceria com a Opinion Box revelou que 53% dos entrevistados endividados estão nessa situação por conta do cartão de crédito. Crediário em lojas fica em segundo lugar, com 34%.

Então, para que você não entre nesta estatística, este conteúdo vai te ajudar a entender como encontrar as opções de empréstimo, métodos de pagamento, taxas de juros e muito mais para que você consiga executar sua reforma de forma tranquila, organizada e sem problemas futuros. Vamos lá?

Como funciona o empréstimo para reforma

Você pode agora estar pensando se há diferença entre empréstimo exclusivo para reforma ou outro tipo, como o crédito pessoal, por exemplo.

A resposta é sim, existe uma diferença. E se sua dúvida agora é que diferença é essa, a resposta vai te agradar, e muito.

Quando você opta pelo financiamento ou crédito para reforma de casa, as instituições financeiras oferecem taxas de juros mais baixas quando comparadas a um empréstimo pessoal.

Ele é voltado para quem está construindo ou reformando um imóvel e pode cobrir até 100% do valor correspondente à obra. Como normalmente esse valor é consideravelmente alto, dificilmente você conseguiria emprestar tudo em outra finalidade.

Mas um ponto bem importante a frisar é que esse tipo de tomada de crédito é exclusivo para reforma, como compra de materiais e mão de obra, e tem exigências impostas pelos bancos. Um exemplo é que o solicitante precisa ser, de fato, o proprietário do imóvel. Ou seja, não é possível que o crédito seja liberado para um terceiro.

Outra regra para ficar de olho é que a pessoa que for solicitar o imóvel não pode ter outro imóvel no local ou região em que mora ou pretende morar após a reforma. E isso é só um exemplo, pode ser que haja outras exigências impostas pela instituição que você esteja tentando o crédito.

Quando vale a pena contratar empréstimo para reformar uma casa?

Agora que você entendeu que as taxas de juros tendem a ser menores quando o motivo do empréstimo é a reforma, provavelmente já esteja empolgado em ir atrás para realizar a tão sonhada obra, certo?

Mas espera aí, é melhor ir com calma para não se arrepender depois. Primeiro de tudo, é importante definir se a obra é ou não necessária neste momento. Se for

para fazer uma churrasqueira no quintal de casa, por exemplo, pode ser que dê para esperar um pouco mais e juntar a grana necessária, certo?

Agora, se você está aumentando a família ou se for por motivo de segurança, no caso de um telhado já em situação precária, um muro que já tenha sido condenado e corre risco de cair, por exemplo, aí sim é preciso correr atrás do dinheiro o quanto antes e iniciar a obra.

E na hora de escolher a melhor instituição, já fica aqui um aviso bem importante: observe toda e qualquer taxa que será cobrada e todo o valor imputado ao consumidor. Analise minuciosamente o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, com o montante total a ser pago, por quanto tempo você irá ter essa dívida, se o valor da parcela não vai prejudicar seu orçamento e se tem os seguros obrigatórios embutidos no valor final.

Essa análise é importante, pois talvez você tenha que cortar outros gastos para conseguir arcar com as prestações mensais.

Antes do empréstimo, certifique-se também de que não há nenhuma outra opção mesmo, como vender o carro ou trocar por um mais básico, fazer uma renda extra vendendo alguma coisa, como doces e artesanatos, ou ainda se desapegando de coisas que não usa mais, como roupas etc.

Pensando assim, por ser até que você não consiga todo o dinheiro necessário, porém, pode reduzir o montante final da tomada de crédito e isso, consequentemente, reduz o juro ou até mesmo a parcela. O importante é não se endividar desnecessariamente.

Leia também | Precisa de renda extra? Conheça aplicativos para ganhar dinheiro

Alternativas de empréstimo para reforma

Analisou todas as possibilidades e viu que não tem mesmo jeito, será necessário o empréstimo? Então é hora de conhecer as possibilidades e entender qual a melhor para a sua situação.

Financiamento para reforma

É um tipo de financiamento exclusivo para construção e reforma. Este produto bancário permite financiar a compra dos materiais de construção necessários para a realização da obra. Geralmente, a compra dos materiais de construção deve ser realizada somente em lojas credenciadas.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é também conhecido como home equity. Essa é considerada uma das modalidades de crédito mais vantajosas no mercado, já que tem as menores taxas de juros, e destinado a pessoa física.

E você pode estar se perguntando o porquê disso, certo? A resposta é simples. Quando você faz a tomada de empréstimo colocando seu imóvel como garantia de pagamento da dívida, consequentemente o risco de inadimplência é menor.

Nesta linha de crédito, caso você deixe de pagar as prestações, a instituição pode tomar seu imóvel.

De modo geral, o valor a ser emprestado pode chegar até a 60% do valor do imóvel. Ou seja, caso sua casa valha R$200 mil, você pode conseguir até R$120 para sua reforma. Interessante, não é?

Empréstimo com garantia de veículo

Essa modalidade funciona como a anterior. A diferença é que o bem deixado como garantia é o seu carro, não seu imóvel.

Neste caso, o valor máximo para a tomada também tende a ser menor que quando você dá sua casa como garantia, tendo em vista que o valor do bem normalmente é menor. Além disso, o prazo de pagamento costuma ser em menor tempo, normalmente de 24 meses.

A vantagem de optar pelo carro como garantia em relação ao imóvel é que, caso haja algum imprevisto e você não consiga honrar seu compromisso, é mais vantajoso perder seu carro do que sua casa, não é mesmo?

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado também funciona como uma espécie de crédito com garantia e as taxas de juros também são consideravelmente menores.

Nesta modalidade aqui, você assina o contrato deixando seu salário como garantia. Ou seja, a parcela será descontada diretamente do seu holerite e pelo próprio empregador.

É importante lembrar que, para esta modalidade, o solicitante precisa ser contratado com carteira assinada em regime CLT. Além disso, a instituição pode ter outras exigências.

Faça a sua simulação de crédito com o Serasa Crédito

Gostou das opções, mas não sabe como procurar instituições de confiança que oferecem essas modalidades?

Não se preocupe, pois a Serasa pensou em como te ajudar. Aqui, você pode contar com o Serasa Crédito, uma plataforma de crédito com ofertas de empréstimo e cartão de crédito. São diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras instituições para você conhecer, simular, comparar e, se desejar, fazer a solicitação por lá mesmo.

Para facilitar ainda mais, o acesso e simulações no Serasa Crédito são feitos de forma 100% online e gratuita. É isso mesmo: você pode simular quantas vezes quiser, sem sair de casa.

E agora que você já conhece bem as modalidades, sabe como definir se é ou não necessário o empréstimo e como entender se faz sentido para você, acesse o Serasa Crédito para simular empréstimo de maneira prática e fácil.