Carteira digital ganha popularidade entre brasileiros e 63% já utilizaram o serviço no País, diz Serasa

Em parceria com a Opinion Box, a empresa realizou uma pesquisa que constatou que o mix de funcionalidade é destaque na preferência entre usuários

São Paulo, agosto de 2021 – As carteiras digitais conquistaram popularidade nos últimos meses, se tornando um dos meios de pagamentos mais conhecidos entre as pessoas (80%), ficando atrás apenas de cartão de crédito (85%), boleto bancário (84%) e cartão de débito (83%). Os dados são da pesquisa “O cenário das carteiras digitais no Brasil” realizada pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, para entender melhor o perfil dos usuários brasileiros sobre o serviço e a relação com outros meios de pagamento conhecidos.

sequencia de estrelas e uma fazendo representividade da marca da serasa

Dados de inadimplência em maio

O estudo, que entrevistou mais de dois mil brasileiros, constatou que o conhecimento e o uso deste meio de pagamento já são amplos entre os consumidores, que buscam cada vez mais diferentes benefícios em seus dispositivos móveis: dos que mencionaram que conhecem a carteira digital, 63% dos entrevistados já utilizaram, pelo menos uma vez, este modelo de pagamento

Com relação às regiões, a pesquisa aponta que, dos usuários que afirmaram já utilizar a carteira digital, a maior concentração está no Sudeste e Nordeste do Brasil, classes C, D e E, com idade entre 30 e 39 anos. Os adeptos do dispositivo demonstram possuir uma vida financeira bem diversificada e utilizam serviços que se adequem às suas necessidades em diferentes momentos.

Para Matheus Moura, gerente executivo de marketing da Serasa, a pesquisa reforça a importância da oferta de diferentes serviços dentro de um ecossistema, que deve estar preparado para atender às diferentes necessidades dos consumidores que vão desde a recarga do celular até o pagamento de aluguel: “Acreditamos que criar um ambiente seguro onde o usuário tenha acesso à diferentes serviços e benefícios é essencial para melhorar a vida financeira do brasileiro, de forma simples e descomplicada” explica. Nos pagamentos de contas por meio da carteira digital, os usuários também apostam na diversidade sendo: recarga de celular, cartão de crédito, aluguel e prestação de imóvel os serviços mais utilizados.

Quantidade de carteiras é proporcional aos benefícios

Outro dado que a pesquisa revela é que junto à essa busca pela diversidade de serviços, também estão os benefícios oferecidos e para isso, o usuário não se importa com a quantidade de carteiras que são adotadas.

Entre os benefícios apontados como essenciais em uma carteira digital, o cashback é considerado por 53% dos entrevistados como uma função essencial. O serviço funciona como um “programa de recompensas”. Hoje, quando o cliente realiza uma compra, ele recebe de volta parte do valor gasto ou investido. A quantia pode ser transferida para uma conta-corrente para ser sacada ou até mesmo utilizada para adquirir outros produtos ou serviços. Na sequência de função essencial estão: pagamentos (37%) e transferências como DOC, TED e PIX (33%).

Carteira Digital Serasa

De acordo com o gerente da Serasa, a Carteira Digital da Serasa é mais uma opção para facilitar os pagamentos e tornar a rotina financeira dos brasileiros mais prática e tranquila: “Por ser integrada aos demais serviços da Serasa, ela permite acessar o saldo e fazer pagamentos enquanto verifica o Serasa Score, as ofertas no Limpa Nome, ofertas do Serasa Crédito e todos os produtos e serviços da Serasa” finaliza.

Sem custo de manutenção, a Carteira Digital da Serasa está disponível no app da empresa, que pode ser encontrado no Google Play ou na App Store. Depois de fazer o login, a Carteira Digital estará em destaque, acima da pontuação do Score.

Além dos benefícios do ecossistema da Serasa e o parcelamento de até 12x das contas ou boletos, a funcionalidade permite ainda o pagamento utilizando o saldo disponível na carteira, recarga de celular, recarga de bilhete único, em breve, trará ainda mais novidades.

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa Crédito), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

Virta Comunicação Corporativa