Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Aquecedor Ambiente

Aquecedor de ambiente: diferenças entre os modelos e benefícios

Esse recurso ajuda a aquecer espaços fechados e oferece uma série de benefícios.

Publicado em: 21 de agosto de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Aquecimento da lareira.

As baixas temperaturas do inverno fazem com que as pessoas procurem por aquecedor de ambiente. De acordo com o Google, em junho de 2023 foram registradas no buscador 18.100 pesquisas com esse termo. Isso mostra o interesse das pessoas sobre o assunto.

É importante ressaltar que ele serve para aquecer espaços fechados e oferece benefícios para os cômodos da casa ou do escritório. Entre eles, podemos citar ambientes mais confortáveis e agradáveis, especialmente em cidades nas quais o clima é mais frio.

Confira os principais benefícios do aquecedor de ambiente, tipos, diferenças entre aparelhos e indicações. 

Leia também | Como manter o orçamento pessoal saudável

Principais benefícios do aquecedor de ambiente

  1. Conforto térmico

    O benefício mais óbvio do aquecedor de ambiente é proporcionar conforto térmico em dias frios. Ele mantém o ambiente aquecido e aconchegante, permitindo que as pessoas se sintam mais confortáveis fazendo as atividades do dia a dia, como trabalhar em casa.

     

  2. Economia de energia

    O aquecedor de ambiente pode ser mais eficiente em termos energéticos do que aquecimento central na casa inteira. Se uma pessoa passa a maior parte do tempo em apenas uma ou duas áreas da casa, por exemplo, pode usar um aquecedor para aqueles espaços específicos e economizar energia no inverno. 

     

  3. Controle de temperatura

    Os aquecedores de ambiente geralmente têm controle de temperatura ajustável. Isso permite regular a intensidade do calor de acordo com a preferência dos moradores da casa ou de quem trabalha no escritório. Também é um recurso útil por manter um nível de conforto personalizado sem desperdício de energia.


  4. Portabilidade

    Muitos aquecedores de ambiente são portáteis, ou seja, é possível movê-los facilmente de um cômodo para outro conforme necessário. Essa versatilidade é conveniente, pois o usuário pode levar aquecimento aos lugares em que passa mais tempo.


  5. Segurança

    Os aquecedores modernos são equipados com recursos de segurança, como desligamento automático em caso de superaquecimento ou queda de energia. Isso reduz o risco de acidentes e torna o uso mais seguro.


  6. Aquecimento instantâneo

    Diferentemente dos sistemas de aquecimento central, que podem levar algum tempo para aquecer toda a casa, os aquecedores de ambiente proporcionam calor quase instantaneamente. Isso é útil para aquecer rapidamente uma sala fria, por exemplo.


  7. Baixo custo inicial

    Em comparação com a instalação de um novo sistema de aquecimento central, os aquecedores de ambiente geralmente têm custo inicial mais baixo, tornando-os uma opção acessível de aquecimento em curto prazo ou para espaços menores.

Diferenças e indicações dos aquecedores

Os aquecedores apresentam características significativas. Elas variam de acordo com o tipo de aquecedor de ambiente escolhido. Alguns são recomendados para ambientes menores, enquanto outros são indicados para espaços amplos, devido ao desempenho. 

Porém, para não errar na escolha do aparelho, a dica é compreender as distinções de cada modelo e especificações de uso. Confira as principais diferenças e indicações dos aquecedores de ambiente. 

  1. Aquecedor elétrico ou de resistência

    Utiliza resistência para aquecer o ambiente, mas o calor não é uniformemente distribuído, concentrando-se próximo à resistência. São mais comuns no mercado, têm baixo custo e são portáteis. Podem ser elétricos, com resistência visível e protegida por uma grade metálica ou termoventiladores, com resistência acoplada a uma hélice. Não servem para locais úmidos ou próximos a objetos. 


  2. Aquecedor cerâmico

    Tem uma resistência envolta em cerâmica que permite a dissipação mais uniforme do calor por meio de uma ventoinha. Aquece rápido o ambiente e pode ser portátil ou embutido na parede. A desvantagem é o ruído semelhante ao do ar-condicionado. Porém, não resseca o ar e é mais econômico em relação aos aquecedores de resistência. 

    Leia também | Como economizar energia com 7 dicas simples


  3. Aquecedor a gás

    Para ambientes grandes e abertos. Funciona com gás de cozinha (botijão) e é um aquecedor pesado. São caros e não devem ser utilizados em ambientes fechados, como apartamentos.

    Leia também | Entenda como o aumento do gás pode afetar suas finanças 


  4. Aquecedor a óleo

    Conta com uma resistência que aquece o óleo em seu interior e proporciona uma troca de calor no ambiente. É um pouco mais caro que os aquecedores de resistência incandescente, mas é econômico e eficiente. Demora um pouco mais para aquecer, porém não resseca o ar. 


  5. Climatizador de ar

    Pode aquecer e resfriar o ambiente. Funciona como um ar-condicionado e é indicado para qualquer tipo de ambiente. É mais eficiente, porém, mais caro que os aquecedores elétricos comuns. Também é portátil e adequado para várias estações do ano. Os climatizadores de ar são muito usados em quartos, principalmente de crianças.

Quais aquecedores apresentam melhor custo benefício?

  • ●      Aquecedor elétrico ou de resistência incandescente: tem baixo custo e é portátil, ou seja, ideal para levar de um lado para o outro da casa ou da empresa.
  • ●      Aquecedor cerâmico: considerado o aquecedor de ambiente mais econômico da lista. 
  • ●      Aquecedor a óleo: apesar de ser um pouco mais caro que os aquecedores de resistência incandescente, é econômico e eficiente. 
  • ●      Climatizador de ar: embora seja mais caro que os aquecedores elétricos, é mais eficiente e portátil. Também é adequado para várias estações do ano. 

Assista | 10 dicas incríveis para economizar energia elétrica

Pagou a conta de luz e quer negociar dívidas? Conheça o Serasa Limpa Nome

Pelo Serasa Limpa Nome é possível ter até 90% de desconto na hora de negociar dívidas. O processo leva só três minutos e pode ser feito sem sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados