Neoenergia acordo: como regularizar contas em atraso com pagam...
Neoenergia acordo: como regularizar contas em atraso com pagamentos facilitadosData de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 22 de novembro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Pagar as contas em dia é um hábito fundamental para o equilíbrio da vida financeira – quando se trata da fatura do acordo de uma dívida, a pontualidade é ainda mais importante. O atraso no pagamento da parcela do acordo pode levar a implicações como quebra de contrato e retorno do nome à lista de inadimplência.
As consequências sempre vão depender de quantos dias se passaram desde o vencimento e quais as políticas adotadas pela empresa detentora da dívida. Entenda como agir se houver atraso em uma parcela do acordo.
A renegociação de uma dívida permite que o consumidor consiga pagar um compromisso financeiro em atraso com novas condições. Alguns acordos, por exemplo, permitem estender o prazo de pagamento, outros reduzem o valor dos juros ou ainda dão um desconto para quem quitar o valor à vista.
O acordo é interessante para os dois lados: devedor e instituição detentora da dívida. O consumidor consegue uma nova chance para sair da inadimplência e a empresa garante que poderá recuperar pelo menos uma parte do crédito cedido.
Ao fazer a renegociação, a dívida antiga é trocada por outra e novos boletos de pagamentos são gerados. Esse acordo pode ser feito diretamente com as empresas ou em plataformas especiais de negociação, como o Serasa Limpa Nome. A Serasa funciona como um intermediário entre consumidor e empresas parceiras, e as negociações podem ser feitas em até três minutos pelo site ou pelo aplicativo.
Se houver atraso no pagamento destas parcelas geradas pelo acordo, o consumidor pode sofrer algumas consequências. Quando o atraso é pequeno, de poucos dias, é provável que sejam aplicados multa e juros sobre o valor da parcela. Para pagar com o valor atualizado, é preciso emitir um novo boleto.
Se o atraso for mais longo, isso pode ser considerado uma quebra de acordo. A dívida original volta a constar no nome do consumidor, o CPF retorna ao registro de inadimplência e o Serasa Score pode ser prejudicado. Será preciso fazer uma nova negociação, sem garantia de conseguir as mesmas condições do acordo original.
Normalmente, tolera-se um atraso de poucos dias no pagamento de um acordo – ainda que sejam cobrados multa e juros. Entretanto, não há um prazo padrão para isso, cada instituição define seu próprio limite de tolerância. Por isso, é importante ler com atenção o acordo de renegociação e pagar as parcelas sempre em dia.
Quando um acordo é feito pelo Serasa Limpa Nome, por exemplo, a Serasa não pode garantir que o pagamento do boleto será aceito após a data de vencimento. As empresas detentoras da dívida têm seus próprios critérios para declarar quebra de acordo após o boleto vencer.
Para evitar perder o acordo da dívida, é importante fazer uma renegociação adequada à sua realidade financeira e tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas:
Fique atento aos detalhes das condições propostas pela empresa detentora da dívida, e só feche o acordo se tiver certeza de que poderá pagar as parcelas.
Ao fechar um acordo, é possível indicar a data de vencimento das parcelas. Escolha o melhor dia do mês de acordo com o seu calendário financeiro.
Com a ferramenta Carrinho de Ofertas, do Serasa Limpa Nome, é possível unir mais de um acordo em um mesmo boleto ou chave Pix. Dessa forma, evita-se perder o prazo de pagamento por esquecimento.
A ferramenta Minhas Contas, da Carteira Digital Serasa, conta com um assistente de pagamento que emite alertas antes do vencimento.
Se não foi possível evitar o vencimento de uma parcela gerada pelo Serasa Limpa Nome, verifique com a empresa que fez a oferta até quanto tempo depois é possível fazer o pagamento.
Outra opção é acessar a seção Meus Acordos na plataforma do Limpa Nome e verificar se há um novo boleto disponível para pagamento. Se não houver, entre em contato diretamente com a empresa detentora da dívida.
Nesses casos, considere a data de vencimento como o primeiro dia útil seguinte. Essa regra vale para sábados, domingos e feriados. Como não há expediente bancário, eles não são considerados dias úteis para pagamentos.
Seja para o primeiro acordo ou para uma renegociação depois de quebra de acordo, é possível fazer todo o processo com o apoio da Serasa – as ofertas são ainda maiores durante os eventos do Feirão Serasa Limpa Nome.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura