Consigo fazer cartão de crédito com o nome negativado?

Está negativado, mas precisa fazer cartão de crédito? Descubra quais são as alternativas e condições para conseguir.

homem com cartão e celular na mão com uma cara de Feliz

Atualizado em: 1 de março de 2023

Fazer cartão de crédito é o desejo de muitos consumidores. Por outro lado, milhões de brasileiros estão com o nome negativado e têm dificuldade de acesso a crédito. De acordo com o Mapa da Inadimplência, realizado pela Serasa, são mais de 62,5 milhões de pessoas negativadas no país.

Mas será que o fato de estar negativado elimina as possibilidades de fazer cartão de crédito? Aqui, vamos explicar como uma pessoa com o nome restrito pode solicitar um cartão e, também, como quitar as dívidas antes de fazer um pedido para aumentar suas chances de aprovação. Continue a leitura!

Afinal, consigo fazer cartão de crédito com o nome negativado?

Vamos direto ao ponto: sim, é possível fazer cartão de crédito com o nome negativado, embora as chances de ser aprovado sejam muito menores para o consumidor que está nessa situação.

Isso porque o perfil de crédito não é o único fator que as instituições financeiras analisam antes de liberar um cartão. O histórico de relacionamento entre a instituição e o consumidor e as políticas internas da instituição financeira também são considerados nessa avaliação.

Além disso, há empresas que trabalham especialmente com soluções de crédito para consumidores negativados. Em geral, para compensar o maior risco de inadimplência, elas costumam praticar taxas mais altas. Ou seja, ao ser aprovado nessa condição, você pode acabar pagando mais para ter um cartão de crédito.

Como quitar suas dívidas para fazer cartão de crédito com mais facilidade?

Se você está com o nome negativado e quer ter acesso a um cartão de crédito, sair da inadimplência é o melhor caminho. E, para isso, o Serasa Limpa Nome pode ser um grande aliado.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ela, você pode consultar seus débitos, conferir as ofertas disponíveis para quitar suas dívidas com desconto e fechar seu acordo em três minutos, de forma prática e segura. Veja como fazer:

  1. Acesse o Serasa Limpa Nome e faça seu login com CPF e senha. Depois, consulte as dívidas negativadas disponíveis para negociação. Analise as ofertas que aparecerão na tela e escolha a que considerar mais interessante para você. Além do site, você também pode seguir esses passos no aplicativo da Serasa, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.

  2. Confirme as condições escolhidas e feche o acordo para gerar o boleto. Você pode pagá-lo em lotéricas, agências bancárias, no seu próprio celular, pelo Internet Banking ou usando a Carteira Digital Serasa.

  3. Após a confirmação do pagamento, a empresa credora tem até cinco dias úteis para pedir que seu nome seja retirado dos cadastros de proteção ao crédito.

Depois de quitar suas dívidas, é só continuar cuidando do seu orçamento e manter o pagamento das contas em dia. Assim, você terá acesso a mais propostas de cartão de crédito, com condições mais interessantes.

Por que é mais difícil fazer cartão de crédito com o nome negativado?

Ao fazer uma compra no cartão de crédito, quem realmente paga o vendedor é a administradora do cartão. Enquanto isso, o titular devolve o valor para a administradora apenas quando paga a fatura, na data de vencimento. Ou seja, a administradora assume um risco, alongando seu prazo de pagamento.

Ao pagar a fatura dentro da data de vencimento, não há nenhum custo adicional. Porém, quando esse pagamento atrasa, começa a acumular multa e juros sobre o valor devido.

Resumindo, como o próprio nome indica, o cartão é uma forma de crédito. A administradora adianta para o usuário do cartão o valor necessário para fazer compras e pagar contas. Se não receber no prazo, ela cobra pelo atraso. Mesmo assim, ela não tem garantia de que vai receber.

É por isso que pessoas negativadas podem ter suas solicitações de cartão de crédito negadas devido à negativação. Esse é considerado um perfil de usuário com maior risco de inadimplência, ou seja, com maior probabilidade de não conseguir realizar o pagamento das faturas, causando prejuízo à administradora.

Como a negativação influencia a sua análise de crédito?

Como já mencionamos, fazer cartão de crédito com o nome sujo é mais difícil, mas, ainda assim, não é impossível.

Isso porque estar negativado não é sinônimo de ser proibido de ter acesso a crédito. Na realidade, a negativação é uma maneira de informar às empresas quais consumidores já estão inadimplentes, para que elas tenham ciência do risco que correm ao conceder qualquer tipo de empréstimo. No final das contas, a decisão de conceder o crédito, seja na forma de um cartão, um empréstimo ou qualquer outra modalidade, cabe somente à empresa.

Qual é a importância de estar com o nome limpo para fazer cartão de crédito?

Só porque você pode fazer cartão de crédito com o nome negativado, isso não significa que é uma boa ideia fazer esse pedido agora. Em alguns casos, o cartão pode ajudar a manter as compras e contas essenciais em dia enquanto você organiza suas finanças pessoais. No entanto, é preciso tomar muito cuidado.

Em primeiro lugar, se você não tiver uma boa organização, pode acabar atrasando o pagamento das faturas. Nesse caso, o que deveria ser uma ferramenta para melhorar sua vida financeira vai se tornar apenas mais um problema.

Além disso, como também já explicamos, pessoas negativadas podem receber propostas de cartão menos vantajosas do que os consumidores com bom perfil de crédito normalmente conseguem. Por isso, vale a pena tentar quitar suas dívidas e rever seus hábitos financeiros antes de solicitar um novo cartão.

Quer um conselho? Tenha cautela antes de fazer um cartão

Neste conteúdo, você viu que é possível fazer cartão de crédito com o nome negativado. No entanto, também descobriu que essa nem sempre é a melhor alternativa para sua saúde financeira. Por isso, é preciso avaliar a sua real necessidade e possibilidade de ter um cartão antes de buscar essa alternativa.

Reflita: você precisa de um cartão de crédito hoje para alongar os prazos de pagamento de compras e contas essenciais? Você será capaz de realizar o pagamento integral das faturas em dia? Se a resposta a essas perguntas for não, prefira resolver a negativação antes de pedir um cartão.

Crédito responsável: direito básico do consumidor

Antes de contratar qualquer tipo de crédito, os consumidores têm o direito de receber informações claras e transparentes sobre os custos associados ao serviço ou produto. Isso inclui detalhes como taxas de juros, multas por atraso, valor das parcelas e qualquer outra informação relevante. Conheça outros direitos:


  1. Acesso às informações: as informações sobre crédito devem estar disponíveis de forma clara e resumida, acessíveis ao consumidor. Isso permite compreender facilmente os termos do contrato ou do serviço.


  2. Legislação de proteção ao consumidor: o artigo 54-B do Código de Defesa do Consumidor estabelece as diretrizes para a transparência nas informações de crédito, assegurando esse direito fundamental.


  3. Responsabilidade do consumidor: o crédito responsável não se limita à transparência das informações. Os consumidores também têm a responsabilidade de:

    ●    avaliar sua capacidade de pagamento antes de contratar um empréstimo ou adquirir um produto ou serviço a crédito;

    ●    definir um orçamento realista;

    ●    estar preparados para cumprir com os compromissos financeiros assumidos.


  4. Direito de arrependimento: o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento em compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet), permitindo ao consumidor desistir do contrato em um prazo determinado, sem a necessidade de justificar sua decisão.


O crédito responsável é fundamental para que os consumidores possam tomar decisões financeiras informadas, evitar surpresas desagradáveis e manter a saúde financeira equilibrada.

Quer quitar suas dívidas para fazer cartão de crédito com condições melhores? Acesse o Serasa Limpa Nome. Com a situação financeira mais organizada, conheça o Serasa Crédito, a plataforma de crédito da Serasa que compara e indica as melhores ofertas de empréstimo e cartão de crédito disponíveis para você.

negociar dívidas com até 90% de desconto