Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Compras Atacado

Saiba se vale a pena fazer compras no atacado

O atacado é uma opção para muitas famílias aproveitarem as promoções ao fazer compras.

Publicado em: 21 de agosto de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Carrinho vazio no departamento de eletrodomésticos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação caiu 0,08% em junho de 2023. Segundo o IBGE, é a primeira deflação desde setembro de 2022. Os grupos de alimentação e bebidas foram os que mais tiveram queda, –0,66%. Com a redução nos preços, muitas famílias podem se perguntar se vale a pena fazer compras no atacado e aproveitar as promoções. 

Afinal, os chamados “atacarejos” são lojas que vendem produtos no varejo e oferecem preços melhores no atacado. Segundo a pesquisa do Datapopular, 3 em cada 10 brasileiros optam por fazer compras em atacadistas e economizar no supermercado.

Uma das principais razões para comprar no atacado é a política de preços. A partir de uma quantidade determinada, é possível pagar o valor de atacado daquele produto e isso reflete no valor final da compra. Desse modo, a economia pode ficar entre 15% e 20% no valor final da compra na comparação com supermercados tradicionais.  

Leia também | O que é orçamento pessoal e familiar e como organizá-lo

Assista | Como praticar o consumo consciente?

Quando vale a pena fazer compras no atacado

Saiba quando compensa comprar no atacado: 

  1. Família grande

    Vale a pena comprar no atacado se a família é grande, em geral se tiver mais de quatro pessoas, por exemplo. Isso vale também para quem tem consumo alto no supermercado. Os preços para comprar produtos em grandes quantidades são bem inferiores aos dos supermercados comuns. 


  2. Compra em grupo 

    Quem não tem uma família grande pode combinar de fazer as compras em grupos com parentes, amigos ou vizinhos. Se os hábitos de consumo forem parecidos, fica ainda mais fácil. A ideia de comprar em grupo também ajuda na economia de combustível se todos combinarem de ir juntos ao atacado. 


  3. Atacado próximo de casa

    Se o atacado for próximo de casa, vale a pena comprar no estabelecimento. Se existe algum perto da residência, pesquise os preços no local. Em geral, mesmo os produtos vendidos em unidade custam menos nesse tipo de estabelecimento. 


  4. Economia em produtos perecíveis

    Alguns atacarejos também oferecem produtos perecíveis, como carnes, laticínios e produtos frescos, com preços mais baixos. Para quem tem espaço de armazenamento desses itens, dá para pensar em dividir com outras pessoas ou economizar em grandes quantidades.  

    Leia também | Compra mensal ou semanal: o que vale mais a pena?


  5. Estoque para empresas ou eventos

    Proprietários de estabelecimentos como restaurantes, cafeterias ou lojas de varejo podem comprar no atacado. Muitas vezes nesses estabelecimentos há solução econômica para adquirir os suprimentos necessários.

    Leia também | Compras no mercado: 5 dicas para economizar no dia a dia 

Quando não vale a pena comprar no atacado

Saiba quando não compensa fazer compras no atacado: 

  1. Aquisição de poucos itens 

    No caso de uma família pequena e que precisa adquirir poucos itens de produtos, talvez não seja uma boa ideia comprar no atacado. Isso porque os alimentos armazenados podem gerar desperdício e deteriorar. Portanto, antes de comprar em qualquer atacado é importante pensar no tamanho da despensa e do freezer para não exagerar nas quantidades. 


  2. Atacado distante de casa 

    Se o atacado for distante de casa pode acabar gerando um gasto extra com combustível. Nesse caso, tente avaliar se vale a pena fazer as compras no atacarejo, pois o barato pode sair caro. Calcule bem o valor dos produtos e também o gasto com o combustível e deslocamento até o atacado. 


  3. Condições de pagamento

    Há várias maneiras de pagar as compras no atacarejo: 

    ●      Dinheiro vivo: alguns atacarejos oferecem descontos adicionais para pagamentos em dinheiro. Portanto, se possível, leve dinheiro para aproveitar as vantagens.

    ●      Cartão de débito: se não deseja levar dinheiro em espécie, usar o cartão de débito é uma alternativa conveniente. Assim, dá para pagar diretamente da conta bancária.

    ●      Cartão de crédito com cashback ou descontos: verifique se o cartão de crédito oferece cashback ou descontos em compras de supermercados ou atacarejos. Se sim, utilize-o para acumular benefícios extras nas compras.

    ●      Cartão de crédito com parcelamento sem juros: alguns atacarejos permitem parcelamento sem juros no cartão. Isso pode ser útil para gerenciar o orçamento, desde que se evitem gastos e consiga pagar a fatura integralmente. 

    ●      Aplicativo de pagamento: alguns atacarejos aceitam pagamentos por meio de aplicativos. Verifique se o estabelecimento próximo de casa oferece essa opção.

    ●      Cheque: há estabelecimentos que ainda aceitam cheques, mas essa opção se tornou menos comum. Portanto, certifique-se de verificar antecipadamente se essa forma de pagamento é aceita.

Dicas para comprar no atacado

  • ●      Cadastre-se em programas de fidelidade: existem redes de atacarejos com programas de fidelidade e descontos exclusivos para os membros cadastrados. Verifique se a loja oferece esse programa e inscreva-se para aproveitar as vantagens.
  • ●      Confira o limite de compra: alguns atacarejos podem ter um valor mínimo de compra para aceitar certos tipos de pagamento, como cartões de crédito. Verifique essa informação antecipadamente.
  • ●      Atente-se ao vencimento do cartão: se estiver usando cartão de crédito, verifique se ele não está prestes a vencer. Caso contrário, pode encontrar dificuldades no momento do pagamento.

 

Leia também | Hábitos de uso de cartões de crédito no Brasil

O que vale a pena comprar no atacado

  • ●      Produtos de limpeza e de higiene pessoal: esses produtos podem ter prazo maior de validade. Portanto, se tiverem um bom desconto, é vantajoso comprar em grandes quantidades para estocá-los. 
  • ●      Mantimentos não perecíveis: óleo, açúcar, arroz e farinha são exemplos de alimentos para serem estocados, desde que armazenados corretamente. Feijão e café duram um pouco menos, mas também vale a pena checar os descontos para quantidades maiores. 
  • ●      Produtos congelados: quem tem congelador grande ou um freezer à parte pode estocar alimentos como ovos, legumes, castanhas, gengibre, pães, carnes e manteiga. Porém, opte por isso se os descontos compensarem e se for para consumir o produto dentro do prazo de validade. Para isso, basta armazenar cada um de maneira correta. 

 

Sobre frutas e verduras, a dica é comprá-las em feiras, sacolões, verdurões ou supermercados, já que os alimentos são perecíveis e o recomendado é consumi-los frescos. 

 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados