Negocia Fácil Claro: como consultar e pagar dívida
Negocia Fácil Claro: como consultar e pagar dívidaData de publicação 20 de março de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 10 de fevereiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Para ter finanças mais saudáveis uma das necessidades é quitar dívidas e organizar o orçamento o quanto antes. Assim, é possível evitar que os débitos aumentem por conta de juros cobrados periodicamente e acabem prejudicando mais ainda sua condição financeira. Se estiver passando por uma situação e se deparar com a questão “devo 20 mil no cartão de crédito”, confira a seguir dicas de como quitar essa conta.
Uma dívida pode aumentar em poucos meses, como no chamado ‘efeito bola de neve’. Por isso, antes que a questão se agrave, é importante saber o que fazer quando falta dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito.
O Desenrola Brasil foi um programa de renegociação de dívidas de todos os tempos desenvolvido pelo Governo Federal. O programa foi encerrado em maio de 2024 e, por isso, é preciso estar atento a tentativas de criminosos que se passam por trabalhadores do programa para aplicar golpes.
Agora, mesmo sem o Desenrola Brasil, ainda é possível quitar as dívidas e colocar as finanças em dia. Para isso, confira dicas sobre como planejar o pagamento de uma dívida alta e outras ações a tomar, no passo a passo a seguir.
Confira um guia prático em cinco passos para negociar a dívida de 20 mil reais no cartão, a seguir:
Faça um levantamento de todas as dívidas
Sabendo quais são as dívidas que se tem, fica mais fácil organizar um cronograma de prioridades e elencar:
● quais devem ser quitadas primeiro;
● quais os valores de cada dívida, e qual o montante total;
● qual delas tem os maiores juros, para priorizar seu pagamento;
Crie ou atualize seu planejamento financeiro
Tendo um planejamento de curto e longo prazo, com orçamentos mensais e anuais definidos, será possível entender quanto dinheiro entra, quanto é custo fixo e quais serão os valores possíveis de serem utilizados para quitar uma dívida.
Inclua o pagamento das dívidas no orçamento
Tendo o orçamento em mãos, inclua nele as parcelas de pagamentos que precisarão ser feitos para quitar a dívida no menor prazo possível, dentro da sua realidade. Assim, sempre que for preciso entender como está sua situação financeira, esse custo já estará incluso na planilha ou tabela financeira utilizada.
Utilize o Serasa Limpa Nome e o Feirão Limpa Nome
Para quem está com dívidas de valores como 20 mil reais no cartão de crédito, uma das ferramentas que podem ser mais úteis é o Serasa Limpa Nome. Através deste serviço, é possível consultar suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, no Pix ou boleto, com opções de parcelamento.
O Serasa Limpa Nome é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Outra forma de negociar é através do Feirão Serasa Limpa Nome. O evento é o maior, mais completo e mais acessível mutirão de negociação de dívidas do Brasil. No Feirão, empresas parceiras oferecem descontos de até 99% e ofertas especiais como:
● Pagar com Pix e quitar sua dívida na hora
● Aumentar seu Serasa Score
● Recuperar seu crédito de forma rápida e fácil
● Juntar suas dívidas e pagar tudo em um só boleto ou chave Pix
O mutirão é periódico e para saber sobre novas datas, basta acompanhar o site da Serasa.
Reveja gastos e, se necessário, busque fontes de renda extra
Sabendo o valor da dívida atual, como no exemplo de R$20.000,00, e tendo levantado quais as possíveis negociações, entenda se é possível cortar outros gastos para conseguir quitar o valor mais rapidamente.
Quanto antes a dívida for paga, menos juros serão incluídos. Por isso, é válido economizar em setores como lazer, mesmo que momentaneamente, e até considerar buscar renda extra durante um período para conseguir pagar todas as obrigações financeiras em aberto.
Além de renegociar as dívidas atuais, é preciso traçar um plano para evitar novos endividamentos. Nesse sentido, ter autocontrole financeiro e entender gastos e ganhos mensais é primordial. A partir disso, se traça um planejamento financeiro adequado e que evita surpresas.
O plano financeiro identifica os chamados custos fixos e custos variáveis. O primeiro, costuma encaixar despesas indispensáveis como aluguel, condomínio, luz, entre outros. O segundo, inclui despesas que variam mês a mês, como gasolina, idas ao médico, entre outras.
Ter esse tipo de despesa categorizada contribuirá para agilizar as próximas análises do plano financeiro e, inclusive, saber quais gastos podem ser cortados em caso de necessidade. Essa ação ajudará a evitar novos endividamentos e poderá manter um equilíbrio financeiro no longo prazo.
Outro ponto fundamental é que um plano financeiro proporciona mais disciplina e organização, permitindo que a pessoa estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Com uma visão clara da situação financeira, fica mais fácil tanto fazer a renegociação de dívidas quanto alcançar novos objetivos.
Data de publicação 20 de março de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 18 de março de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 18 de março de 20259 minutos de leitura