Entrar

Liquidação antecipada de dívidas: como funciona e suas vantagens

Liquidação antecipada de dívidas: entenda porque é a melhor forma de melhorar sua reputação nas instituições financeiras e de crédito.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 27 de março de 2022.

A liquidação antecipada de dívidas traz alívio para o devedor, que não precisa mais se preocupar com o pagamento das parcelas futuras. Também pode trazer economia com a redução dos juros.

O que é liquidação antecipada?

Liquidação antecipada significa adiantar o pagamento do famoso boleto, independente do tipo.

Com essa estratégia de quitação de dívidas, você pode ter acesso a diversos benefícios, como descontos e condições especiais.

Segundo o Banco Central, para ser considerada liquidação antecipada, é essencial que o boleto seja pago antes do seu vencimento.

“É a quitação parcial ou total de uma dívida antes do vencimento e pode ser feita com o uso de recursos próprios ou por transferência de recursos a partir de outro banco.”

Esse tipo de quitação pode ser feito em diversas modalidades, desde financiamento imobiliário, empréstimo bancário, cartão de crédito ou qualquer outro pagamento antecipado.

Afinal, o objetivo é garantir que você encerre a dívida e melhore seu crédito perante as financeiras e outras instituições.

Por que adotar a liquidação antecipada?

A antecipação do pagamento traz benefícios para o bolso, como isenção de juros e até descontos especiais, já que você desembolsa apenas o valor do produto ou serviço comprado.

Mas, para isso ser efetivo, é importante que você faça um acordo ou negocie com a empresa que cedeu o serviço ou produto com pagamento a prazo.

A liquidação antecipada funciona em diversos casos, seja para a quitação total de uma dívida, quanto para a amortização de um determinado valor.

Alguns benefícios da liquidação antecipada são: descontos especiais, abatimento dos juros, melhoria do crédito financeiro e aumento do score.

Mas vale dizer que o score não aumenta imediatamente após a quitação. Aproveite para conhecer 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score.

Veja também: Serasa Responde: negociação de dívidas - Serasa Ensina

Como fazer uma quitação antecipada?

Ter acesso à liquidação antecipada é mais simples e fácil do que você imagina.

O único passo que você precisa dar é entrar em contato com a instituição financeira ou empresa com a qual você solicitou o serviço ou comprou um bem e deixar clara a intenção de quitar a dívida.

E não precisa ter medo de receber um “não”, porque, segundo o CDC, a liquidação antecipada é um direito do consumidor.

“Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:
§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.”

Logo, você pode ter acesso a descontos proporcionais aos juros cobrados no vencimento da parcela a ser quitada.

Nesse período de contato, você deve especificar a condição do pagamento, total ou parcial.

É importante entender como você pretende liquidar essa dívida, afinal, isso pode gerar mais descontos e condições especiais para você.

Resumidamente, essas duas formas de liquidação antecipada funcionam assim:

1. Quitação total: quando você realiza o pagamento de toda dívida de uma única vez, tendo a chance de receber isenção dos juros e dos encargos das parcelas restantes.
2. Quitação parcial: pagamento de uma ou mais parcelas de uma vez, podendo ser apenas referente a um mês ou a vários meses juntos, garantindo que você tenha acesso a um bom desconto.

Calculadora de quitação de dívida antecipada

Precisa saber o valor que você pagaria na quitação de uma dívida?

Existe uma calculadora de quitação antecipada do Ministério Público de Santa Catarina, para você calcular o valor aproximado a desembolsar em ambos os casos.

Para calcular o valor usando a ferramenta, você precisará apenas preencher dados como: data de assinatura do contrato, valor da parcela, taxa de juros (ao mês), dia do vencimento, data de quitação e a quantidade de parcelas.

Apesar de ser criada especialmente para verificação de financiamentos, a calculadora pode ser usada para qualquer contrato com juros embutidos.

Portanto, é uma aliada caso você queira entender como funciona a liquidação antecipada na prática.
Como é possível notar, antecipar as parcelas de um financiamento ou empréstimo pode trazer inúmeras vantagens para o seu bolso.

Mas é preciso se planejar financeiramente para evitar dívidas futuras ou se atrapalhar nas finanças pessoais. Afinal, bola de neve é tudo o que você não precisa para sua saúde financeira!

Gostou desse artigo? Não deixe de enviar para aquela pessoa que precisa eliminar dívidas rapidamente.