A importância da adimplência e os seus benefícios
A importância da adimplência e os seus benefíciosData de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Atualizado em: 13 de maio de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Ir ao supermercado quase sempre traz gastos extras e compras desnecessárias que não estavam nos planos. Uma maneira eficaz de evitar esses problemas (e economizar mais) é fazer uma lista de supermercado antes de sair de casa.
Confira nove dicas para fazer uma lista de compras eficiente e que pode ajudar a economizar.
Leia também | Como fazer uma lista de compras econômica: veja as dicas!
Fazer uma lista de supermercado antes de sair de casa é importante por vários motivos. Especialmente porque evita compras impulsivas, o que é muito comum de acontecer nesse tipo de estabelecimento. Com um plano claro do que precisa ser comprado, é possível evitar um passeio pelos corredores e ir direto naquilo que é necessário.
Por isso, acompanhe aqui nove dicas simples para aplicar no dia a dia até criar um hábito.
Leia também | 10 maneiras de economizar no supermercado
As compras já começam antes mesmo de sair de casa. Por isso, faça uma análise completa na despensa, na geladeira e no freezer. Verifique se está tudo dentro do prazo de validade e em boas condições de uso. Ao mesmo tempo, anote o que está em falta. Essa atitude simples deixa a lista de supermercado mais objetiva e direcionada, além de ajudar a evitar compras duplicadas ou desnecessárias.
Uma das maneiras mais fáceis de seguir exatamente o que tem na lista de compras de supermercado é saber de antemão quais refeições serão feitas nos próximos dias e, com isso, quais ingredientes serão necessários. Isso é mais efetivo do que se imagina. Afinal, quando a pessoa não sabe o que vai preparar, as compras no supermercado podem ser feitas de forma aleatória, aumentando os gastos consideravelmente. E pior: alguns produtos passam a correr o risco real de perder a validade.
Lista de supermercado não é algo que precisa ser feito na hora ou na véspera de ir às compras. Ela pode ser construída aos poucos e de forma regular ao longo do mês, conforme os produtos forem acabando ou as necessidades forem aparecendo. Isso ajuda a evitar esquecimento e as diversas idas ao mercado, que podem levar a gastos maiores.
Por isso, mantenha um papel e uma caneta por perto e em local de fácil acesso, como na porta da geladeira com um ímã junto.
Crie o hábito de ir ao supermercado só uma vez na semana (ou no mês). Caso esqueça de comprar algo procure substituir com o que tem em casa, ou tente sobreviver sem ele durante aquele período. Isso não só ajuda a economizar, como também a criar o hábito de manter a lista de supermercado sempre atualizada.
Se puder, faça as compras de supermercado pela internet. Após a pandemia, essa prática se tornou bem mais comum e diversas redes estão bem estruturadas para as entregas.
Essa é uma boa estratégia para gastar menos, porque evita as tentações do olhar. Afinal, já diz o ditado, “o que os olhos não veem o coração não sente”.
Essa é clássica. Ir ao supermercado com fome significa voltar para casa com itens que não estavam na lista – e que em geral são desnecessários ou fruto de mera gula. Por isso, uma tática muito inteligente para evitar encher a despensa com produtos nada nutritivos é evitar ir ao supermercado quando estiver com fome.
Essa é para quem tem filhos, sobrinhos ou alguma criança por perto: não as leve junto na hora das compras. Elas têm alto poder de influência sobre os adultos – e os supermercados sabem disso, organizando produtos que são interessantes a esse grupo e os colocando à disposição do campo de visão delas. Por isso, evite que menores de idade tenham acesso a produtos que não devem ser consumidos em excesso ou que só servem para trazer despesa.
Leia também | Lista de compras de supermercado: como atender as crianças?
Em cidades onde há supermercados com vendas por atacado, uma boa estratégia é se juntar com alguns familiares ou amigos para fazer compras em conjunto. Embora cada família possua seu próprio padrão de consumo, algumas mercadorias são de uso comum, como alimentos não perecíveis e itens de limpeza e de higiene.
Nesse caso, o ideal é elaborar uma lista conjunta e eleger alguém para ir às compras e, posteriormente, dividir as contas.
Assim como acontece em qualquer área da vida, defina um teto de gastos também para o quesito alimentação. E tente aderir a ele ao fazer a lista de supermercado. Quem costuma gastar cerca de R$1.000 por mês em supermercado, por exemplo, precisa dividir esse orçamento em quatro semanas. Assim, o limite semanal é de R$250. Se as refeições e os lanches fora de casa forem incluídos nesse montante, refaça o cálculo e procure não ultrapassar o teto.
Está economizando para poder pagar dívidas em contas atrasadas? A Serasa pode ajudar a alcançar essa meta financeira.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 202410 minutos de leitura