Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regulariz...
Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regularizar débitosData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 16 de abril de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Estar negativado traz uma série de problemas e limitações ao devedor. Quando ele sente isso na pele, começa a correr contra o tempo para limpar o nome urgente e voltar a ter mais acesso a crédito, melhores condições de pagamento e uma vida financeira mais saudável. Mas como fazer isso?
Confira aqui 10 dicas práticas do que fazer para sair da inadimplência o mais rápido possível.
Antes de tudo é preciso organizar a vida financeira para isso. Depois de resolver as pendências e regularizar o débito, o processo também é rápido: o credor tem um prazo de até cinco dias úteis para desvincular o CPF do devedor da dívida que ele tinha.
Confira 10 etapas para fazer isso.
Saiba quais são as dívidas
Antes de tudo, é fundamental entender exatamente quanto se deve e para quem. Parece óbvio, mas isso não é claro para todo mundo. Por isso, o primeiro passo é fazer um levantamento de tudo que ficou para trás, incluindo valores, taxas de juros e prazos de pagamento.
Consulte o CPF nos birôs de crédito
Depois, acesse os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, para comparar as dívidas registradas lá com aquelas levantadas anteriormente. Esse passo é importante porque pode acontecer de os birôs de crédito terem registro de dívidas das quais o devedor não se lembra.
Planeje e controle o orçamento
Depois de conhecer o tamanho do desafio, é hora de buscar estratégias para fazer o pagamento da dívida caber na renda da casa. É possível dar um jeito, e avaliar diferentes caminhos é importante antes mesmo de negociar melhores condições com o credor.
É importante já elaborar uma proposta para apresentar ao credor. Isso não só mostra a boa intenção de regularizar os atrasos, como também é uma forma de garantir que as parcelas não vão pesar no orçamento mensal.
Leia também | Como organizar o orçamento de forma estratégica
Negocie com os credores
Depois de conhecer bem sua atual realidade financeira, entre em contato com os credores para buscar uma negociação. Muitas vezes, eles se mostram abertos para oferecer descontos ou parcelamentos que tornem o pagamento mais acessível. Mas esteja ciente até onde é possível ir antes de aceitar as propostas. Afinal, quem negocia quer resolver o problema, não criar outro.
Aproveite as ações da Serasa
A Serasa oferece muito mais que serviços de consulta ao CPF e às dívidas. Pelo Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível negociar dívidas e fechar um acordo com descontos especiais e opções de parcelamento.
As condições disponíveis podem chegar a uma redução de 90% de desconto no valor do débito, e a negociação é feita de forma online e em até três minutos.
Faça contrapropostas
Se as negociações oferecidas pelo credor não forem interessantes, nada impede de fazer uma contraproposta. Quando se trata de dívidas, é necessário insistir na negociação até chegar a um acordo bom para ambos. Afinal, não adianta assumir outra dívida pesada para quitar a primeira e acabar se enrolando de novo.
Avalie pedir empréstimos para regularizar as dívidas
Muita gente sequer cogita a possibilidade de pedir empréstimo para quitar uma dívida porque imagina que isso é trocar um problema por outro. Às vezes, porém, esse pode ser um bom caminho.
Em alguns casos, há opções de empréstimos com condições melhores que as do débito atual. Assim, vale a pena trocar uma dívida ou mais pelo novo compromisso financeiro, especialmente se o devedor tem pressa em limpar o nome. Mesmo assim, é preciso ficar atento às condições oferecidas pelo empréstimo. Não é bom negócio pagar ainda mais nos juros e no custo efetivo total (CET)
Foque no pagamento das dívidas
Depois de negociar o valor da dívida e limpar o nome, o foco da vida financeira deve ser o pagamento dessas prestações. Buscar fontes de dinheiro extra, cortar gastos supérfluos e simplificar o padrão de vida, ainda que temporariamente, são ações que aceleram a resolução do problema.
Utilize recursos extras
Sempre que entrar um dinheiro extra na conta, nem pense duas vezes: use-o para pagar as dívidas e as prestações negociadas. Isso vale para renda de um trabalho extra, um bônus inesperado ou o décimo terceiro salário, por exemplo. Procure não se empolgar ao ver a conta bancária com mais dinheiro que o normal e busque resolver as pendências.
Leia também | Confira ideias de renda extra em casa
Evite novas dívidas
Enquanto estiver pagando as dívidas, evite a todo custo contrair novas. Não é hora de comprar um sofá novo, trocar de celular ou aproveitar aquela promoção de geladeira. Primeiro resolva o que está pendente para depois fazer novas dívidas, senão isso pode levar ao superendividamento. Corte gastos desnecessários e ajuste seu estilo de vida para viver dentro das suas possibilidades.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura