A importância da adimplência e os seus benefícios
A importância da adimplência e os seus benefíciosData de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Atualizado em: 11 de março de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A quitação de dívidas é uma das metas financeiras de milhões de brasileiros. Quando não ocorre o pagamento das dívidas com pontualidade, a inadimplência é uma situação que pode trazer consequências negativas.
Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, levantamento da Serasa, em janeiro de 2024, 72,07 milhões de brasileiros estavam com dívidas negativadas.
Por isso, a Serasa tem uma parceria com centenas de empresas e instituições financeiras para que elas disponibilizem renegociação de dívidas dentro da plataforma do Serasa Limpa Nome. Entenda como funciona.
Quitação de dívidas é o ato de pagar integralmente o valor devido a um credor, encerrando assim a obrigação financeira que se tinha com ele.
Esse pagamento pode ser feito de uma vez só ou em parcelas, desde que sejam acordadas previamente entre o devedor e o credor.
Após a quitação, não há mais nenhum débito pendente entre as partes envolvidas. Geralmente, é fornecido um comprovante de quitação, documento que atesta o pagamento total da dívida e pode ser utilizado como prova caso haja qualquer disputa futura sobre a questão.
Embora os dois termos tenham relação com uma dívida, eles são diferentes.
Um devedor é uma pessoa ou entidade que tem uma obrigação de pagar uma dívida a outra parte, conhecida como credor.
O devedor pode ser alguém que pegou um empréstimo, financiamento ou crédito e se comprometeu a pagar o valor emprestado de volta ao credor, geralmente com juros. O devedor é responsável por cumprir os termos do contrato de empréstimo ou acordo de pagamento.
Inadimplente é um termo usado para descrever alguém que não cumpriu suas obrigações financeiras, como pagar uma dívida dentro do prazo acordado. Quando uma pessoa ou empresa não paga uma conta na data de vencimento, ela se torna inadimplente.
Isso pode resultar em consequências como cobranças de juros adicionais, taxas de atraso, penalidades ou até mesmo ações legais por parte do credor para recuperar o valor devido.
João pega um empréstimo de R$10.000 a um banco, tornando-se devedor. Se João pagar todas as parcelas mensais acordadas com pontualidade, ele permanecerá como devedor, mas não será inadimplente.
No entanto, se João deixar de pagar uma parcela, ele continuará sendo devedor, mas se tornará inadimplente em relação à parcela não paga – e isso pode resultar até mesmo na negativação do nome de João no banco de dados de órgãos de proteção ao crédito.
Leia também | Orçamento pessoal: como fazer
A quitação de dívidas atrasadas e que resultaram em inadimplência e negativação é um procedimento que envolve uma renegociação do acordo.
Por isso, essa renegociação deve ser feita entre devedor e credor – a boa notícia é que a Serasa tem parceria com centenas de empresas e instituições financeiras.
Os parceiros da Serasa disponibilizam ofertas de renegociação de dívidas dentro da plataforma Serasa Limpa Nome. Isso significa que é possível negociar a quitação de dívidas atrasadas sem burocracia.
Confira um passo a passo de quitação de dívidas nos canais do Serasa Limpa Nome.
Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo (iOS e Android).
informe seu CPF e Senha.
Confira sua dívida na tela e clique em "Negociar".
Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).
Confirme as condições escolhidas e pronto!
Pronto! Sua negociação está completa. O código de barras vai aparecer na sua tela e pode ser enviado por SMS, e-mail ou WhatsApp.
Para pagar o boleto, basta ir a qualquer agência bancária, lotérica ou pagar pelo aplicativo do seu banco. Simples assim! Se essa for sua única dívida, seu nome vai voltar a ficar limpo. O prazo para a empresa retirar a dívida do seu CPF é de cinco dias úteis após o pagamento.
A Serasa também oferece a opção de quitação de dívidas pelo WhatsApp oficial.
Confira o passo a passo:
Salve o contato do WhatsApp Serasa no seu celular: (11) 99575-2096.
Envie uma mensagem para a gente. Em seguida, confirme seu CPF e data de nascimento com a Bel, assistente virtual.
Com os dados verificados, suas dívidas na Serasa e opções de pagamento vão aparecer na tela.
Pronto! Escolha a melhor forma de pagamento e data de vencimento dos boletos para fechar seu acordo com desconto.
Entre em contato com a Central de Ajuda da Serasa. Uma equipe estará pronta para ajudar.
Agora é hora de planejar para ter seu equilíbrio financeiro de volta. Confira algumas dicas:
Faça as contas das despesas: cartões de crédito, financiamento, cheque especial, carnês e boletos. Depois anote suas fontes de renda e organize seu orçamento mensal em uma tabela financeira. Com a tabela, será mais fácil elaborar uma lista de cortes que podem ser feitos futuramente.
Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?
Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.
Faça uma lista de atividades que podem gerar retorno financeiro. A renda extra pode ser feita sem sair de casa e, aos poucos, até mesmo se tornar a atividade principal.
Essa opção pode ser a ideal para muitas pessoas. Além de dívidas antigas que podem ser renegociadas, é possível pegar um empréstimo para acertar as pendências. Muitas vezes vale a pena trocar uma dívida cara por outra mais barata por meio do crédito.
É essencial fazer todas as contas necessárias para saber qual a opção mais vantajosa.
Depois de organizar seus gastos, faça as contas para saber a quantia que pode ser destinada aos seus acordos. Leve em consideração todos os gastos. Quando partir para a negociação, pense em um valor que possa assumir sem passar aperto.
Leia também | Controle financeiro: aprenda a reduzir gastos e evitar dívidas
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 202410 minutos de leitura