Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão com contas em atraso é saber quais delas devem ser pagas primeiro.
As dívidas principais são aquelas que dizem respeito a algum serviço essencial que não pode ser cortado, como conta de luz, de água ou de gás. Por mais que não sejam as mais caras, elas devem figurar no topo da lista de pagamentos justamente por serem consideradas essenciais.
Em segundo lugar, deve-se pagar as dívidas que estão atreladas a algum bem que pode ser perdido pela falta de pagamento, como o financiamento de um carro, por exemplo, ou um empréstimo onde foi oferecido algum bem em garantia.
Posteriormente, entram na fila para pagamento as dívidas mais caras. E dívida mais cara não é, necessariamente, a dívida de maior valor, ou a dívida mais longa, mas sim a dívida que possui o maior valor de CET (custo efetivo total), que é a porcentagem que aparece na hora que você pede dinheiro emprestado a uma instituição financeira.
Então, uma dívida que possui um CET 5% e uma taxa de juros de 4% é mais cara do que uma dívida que possui um CET de 4% e uma taxa de juros de 6%. Apesar da taxa de juros desta segunda ser maior, a primeira possui um CET mais barato.
Geralmente, essas são as dívidas com cartão de crédito e cheque especial, que sempre foram consideradas as mais caras.
E, por último, entram todas as demais dívidas, como crediários de lojas e demais empréstimos.