A importância da adimplência e os seus benefícios
A importância da adimplência e os seus benefíciosData de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Atualizado em: 4 de junho de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil, levantamento feito pela Serasa, em abril de 2024 mais de 73 milhões de brasileiros estavam negativados. Para algumas destas pessoas, é possível usar FGTS para pagar dívidas.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma solução para quem deseja limpar o nome. Entenda quem pode acessar o fundo para quitar débitos.
Não. O saque emergencial do FGTS criado na pandemia de covid-19 não está mais disponível, mesmo que o contribuinte não tenha sacado esse dinheiro na época. De junho a dezembro de 2020, o governo liberou um saque emergencial de até R$1.045 para todo contribuinte com saldo na conta.
Em 2022 uma nova retirada foi liberada, ainda com o objetivo de diminuir o comprometimento da renda das famílias depois da pandemia. O saque extraordinário, de até R$1.000, pôde ser solicitado até dezembro de 2022.
Não há previsão de novos saques para estimular a economia por conta da pandemia. Entretando, as regras da Caixa continuam prevendo saques para situações de calamidade pública, como enchentes e alagamentos.
Leia também | Como calcular o FGTS e saber qual valor tem para receber
O saldo total do FGTS está disponível apenas em situações muito específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou quando o trabalhador é diagnosticado com uma doença grave. O fundo não pode ser acessado diretamente para quitar dívidas – exceto as de financiamento habitacional, respeitando as regras determinadas por lei.
Entretanto, é possível ter acesso anualmente a uma fração do saldo, pelo Saque-Aniversário. Nessa modalidade, uma parte do FGTS pode ser sacada no mês de aniversário do trabalhador, e não é preciso justificar o uso do dinheiro. Portanto, ele pode ser usado para quitar dívidas.
A boa notícia é que não é preciso esperar até o mês do aniversário: é possível adiantar o valor de parcelas futuras e fazer um empréstimo descontado diretamente do FGTS. Algumas instituições financeiras oferecem adiantamentos de cinco, sete ou até mais parcelas do benefício.
Saiba como usar o FGTS para pagar dívidas:
Escolha a modalidade Saque-Aniversário no aplicativo do FGTS (Android e iOS).
Contrate um empréstimo com garantia do Saque-Aniversário do FGTS para antecipar o valor das parcelas futuras. Compare as ofertas disponíveis no Serasa Crédito.
Com o adiantamento do saque, é possível negociar dívidas negativadas ou quitar um empréstimo pessoal com desconto. Confira ofertas para limpar o nome na plataforma da Serasa.
Atenção: ao aderir ao Saque-Aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS quando demitido sem justa causa. Nesses casos, ele receberá apenas o equivalente à multa rescisória.
Para que valha a pena adiantar o Saque-Aniversário com um empréstimo e pagar dívidas com esse dinheiro, é importante avaliar bem o custo total da operação. Como tem garantia do FGTS, esse tipo de empréstimo costuma ter taxas menores, o que é um ponto positivo.
A possibilidade de pagar uma dívida à vista também pode abrir boas oportunidades de desconto. Portanto, vale a pena quando a troca é de uma dívida cara por outra mais barata (nesse caso o novo empréstimo, cujo pagamento já está garantido).
Comece colocando as fontes de renda e as despesas em um papel, uma planilha ou até mesmo em um aplicativo financeiro. Ao analisar a quantia que entra e sai, é bem provável que apareçam alguns “ralos” pelos quais o dinheiro está escapando.
Depois de colocar tudo no papel, estabeleça um valor máximo de gastos por categoria. Crie um limite, por exemplo, para alimentação, lazer e despesas pessoais.
Depois de ajustar os gastos, identifique no seu orçamento um valor para o pagamento das dívidas. É muito importante que exista um orçamento disponível para não se comprometer com um valor que não será possível honrar no futuro.
Liste todas as dívidas em aberto. Essas anotações devem conter informações como nome do credor, valor original da dívida, custo efetivo total (CET), quantas parcelas faltam e há quanto tempo estão em atraso.
Posteriormente, entram na fila as dívidas mais caras – aquelas que têm o maior valor de CET, o custo total da operação. Depois estão todas as demais dívidas, como crediários de lojas e demais empréstimos.
Depois de identificar o tamanho da dívida e do quanto você pode dispor mensalmente, fica mais fácil negociar débitos antigos com as empresas detentoras das dívidas.
Quem pretende usar o FGTS para pagar dívidas pode aproveitar ofertas para quitar as contas com desconto.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 202410 minutos de leitura