Entrar

Segunda via Sabesp: descubra como conseguir

Sua conta de água venceu ou foi extraviada e você quer saber como pedir uma segunda via Sabesp? Descubra o passo a passo para solicitar o documento.

colunista elaine ortiz
Publicado em: 29 de junho de 2022.

Quem nunca esqueceu de pagar uma conta de consumo que atire a primeira pedra! Claro que deixar de pagar os boletos jamais é indicado, mas sabemos que com a correria do dia a dia essa situação pode ocorrer facilmente. Se isso aconteceu com sua conta de água e você quer descobrir como tirar uma segunda via Sabesp, é só continuar a leitura. Vamos explicar o passo a passo para você emitir sua conta e regularizar a situação. Vamos lá?

O que é a segunda via Sabesp?

A Sabesp é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Trata-se de uma empresa de economia mista, fundada em 1973, que atua no serviço de fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

A empresa atua em mais de 375 municípios do estado de São Paulo, levando água para 28,1 milhões de pessoas e disponibilizando o serviço de coleta de esgoto a cerca de 24,5 milhões de habitantes.

Fornece, portanto, um serviço essencial para as pessoas que, em contrapartida, devem pagar, todos os meses, um boleto referente ao consumo de sua residência. A famosa e não tão amada conta de água!

Este documento é enviado pelos Correios para os endereços cadastrados e conta com uma data de vencimento, que deve ser respeitada para que o serviço não seja interrompido. Sim, quem deixa de pagar sua conta de água, além de correr o risco de ser protestado, pode ter o serviço “cortado” após três meses de inadimplência, com aviso prévio de 15 dias antes do procedimento.

Muitas vezes, seja pela correria do dia a dia ou pelo fato da conta simplesmente não ter chegado a suas mãos, algumas pessoas acabam precisando solicitar uma segunda via Sabesp, que nada mais é do que a mesma conta perdida, mas com uma nova data de vencimento.

Leia também | Como organizar sua vida financeira em 4 passos

Afinal, como pedir segunda via da Sabesp? Passo a passo

Solicitar a segunda via da sua conta de água é mais simples do que parece. E você pode fazer isso diretamente pela agência virtual da Sabesp ou até mesmo por telefone ou por e-mail. Veja como é fácil!

Pelo Site:

1. Acesse o site oficial da Sabesp;
2. Clique na opção “segunda via da fatura”, na qual fica na página inicial do site;
3. Informe o número do RGI (está informado na conta da Sabesp, no lado esquerdo ao mês da cobrança e em cima do endereço);
4. Clique em “Prosseguir”;
5. Confira se os dados estão corretos e clique em “Prosseguir”;
6. Escolha uma das opções: “Pagar no banco pela internet”, “Exibir segunda via de conta simplificada para impressão”, “Receber segunda via simplificada pelo correio (é cobrado R$ 2,16)” e “Exibir código de barras”.

Pelo telefone:

1. Ligue para o número 0800 011 9911 e selecione a opção de emissão de segunda via. A ligação é gratuita;
2. Informe o seu CPF e tenha acesso ao código de barras da sua fatura;
3. A fim de efetuar o pagamento, basta apresentá-lo no local de pagamento.
Pelo e-mail ou impressa:

Basta entrar em contato com a Sabesp por meio dos canais de atendimento e solicitar o envio pelo e-mail ou pelos Correios. Os telefones são:

● Região Metropolitana: 0800 011 9911;
● Deficientes auditivos e de fala: 0800 777 3700;
● No interior e litoral deve-se discar: 0800 055 0195;
● Deficientes auditivos e de fala devem discar: 0800 016 0195.

Em caso de emergência, os telefones são:
● Região Metropolitana: 195;
● Interior e Litoral: 195 / 0800 055 0195;
● Ouvidoria: 0800 055 0565.

Vale deixar claro que além de segunda via, é possível solicitar diversos outros serviços pela agência virtual da Sabesp, como primeira ligação de água, desligamento da ligação por imóvel vago, avaliação de medidor, etc. Confira a lista completa dos serviços que você pode solicitar virtualmente pela Sabesp.

Leia também | O que é saúde financeira e como melhorar a sua

Por que não é interessante deixar de pagar a conta de água?

Segundo o Mapa da Inadimplência divulgado pela Serasa em abril de 2022, mais de 66 milhões de brasileiros estão endividados. O valor total das dívidas atingiu R$ 226 bilhões, 1,16% a mais do que no mês anterior.

O detalhe alarmante é que a inadimplência dos serviços de utilidade pública, que englobam contas de água, luz e gás, por exemplo, representaram 22,93% das dívidas em atraso no período em que o estudo foi realizado.

São pessoas que correm o risco de ficar sem o abastecimento de serviços essenciais para o dia a dia. Além de terem que arcar com multa, atualização monetária e juros pelo atraso. Fora que, por mais que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) questione, quem não paga as contas de consumo em dia pode acabar ficando com o nome sujo nos birôs de crédito.

Assim, é importante sempre se lembrar de pagar a conta de água até o prazo de vencimento e em caso de perda ou extravio do boleto, solicitar a segunda via Sabesp sempre que necessário. A emissão do novo documento é gratuita e instantânea.

Uma opção que ajuda a evitar o esquecimento das datas de vencimento das contas de consumo é colocá-las no débito automático. Verifique se esta é uma possibilidade e avalie se vale a pena para você.

A dívida já está em atraso? Renegocie com o Limpa Nome!

Se por acaso já estiver com dívidas, provenientes de atraso com conta de consumo ou não, saiba que existe uma forma muito prática de renegociar seus débitos: com o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país.

Com ela, o consumidor pode conseguir negociar suas dívidas em 3 minutos, com até 90% de desconto e diversas formas de pagamento. É possível fazer acordos com bancos, universidades, cartões de crédito, entre outros, tudo em um só lugar. Interessante, não? Regularize sua situação financeira de forma 100% on-line e ainda aumente as chances de voltar a conseguir crédito no mercado!

Se quiser aproveitar e conhecer melhor o Serasa Limpa Nome, agora que você já sabe como tirar segunda via de conta Sabesp, confira os inúmeros parceiros da plataforma.

Assista | SERASA RESPONDE: EM QUANTO TEMPO O NOME LIMPA?

Quer mais dicas sobre finanças e educação financeira? Então continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!

Leia também | O que é confissão de dívida e como sair disso?