Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Serasa Entra Em Contato Por Telefone

A Serasa entra em contato por telefone? Saiba como conferir se é uma ligação verdadeira e como evitar golpes

Escritórios parceiros da Serasa podem entrar em contato para ajudar os consumidores a conhecerem todos os benefícios de regularizar seus débitos de forma facilitada e segura

Publicado em: 29 de maio de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

Close-up da senhora usando telefone celular para comunicação importante

Para ajudar mais de 50 milhões de brasileiros que não sabem que estão endividados, sendo que cerca de 20 milhões de consumidores nem imaginam que seu CPF está negativado, a Serasa conta com a assessoria de três escritórios especializados.

Os atendentes dos escritórios Fattor, Leal e W. Marconi tentam contato por telefone, whatsapp, e-mail ou SMS com consumidores que, por não estarem cadastrados na plataforma Serasa Limpa Nome, não sabem que há ofertas de negociações de dívidas em seu nome.

Os atendentes estão treinados e orientados a se identificarem como contato oficial da Serasa, mas é prudente o consumidor estar atento. Saiba como identificar quando o contato em nome da Serasa é legítimo e proteja-se de golpes.

Assista | Conheça os canais oficiais de atendimento da Serasa

A Serasa entra em contato por telefone?

Sim. Desde maio de 2025, a Serasa começou a fazer contato telefônico com os consumidores por meio de três escritórios parceiros especializados em cobranças. Ou seja, o atendente que entra em contato não é necessariamente um colaborador da Serasa, mas fala em nome da empresa.

As ligações são direcionadas a pessoas com dívidas que podem ser negociadas, mesmo que não tenham feito um cadastro na plataforma do Serasa Limpa Nome. O contato faz parte de uma ação para reduzir a inadimplência e ajudar os consumidores a renegociarem dívidas com descontos de até 90%, com condições especiais.

Confira quais escritórios estão autorizados a oferecer negociações da Serasa, e os respectivos contatos oficiais:

Fattor – Recuperação de Créditos e Gestão de Risco

  • ●      Site oficial: www.fattor-rc.com.br
  • ●      E-mail: faleconosco@fattor-rc.com.br
  • ●      Telefone: (11) 4580-6315
  • ●      Autoatendimento: https://auto.fattor-rc.com.br
  • ●      Central de atendimento Serasa: 0800 042 0780

Leal Assessoria

W Marconi – Gestão de Ativos

  • ●      Site oficial: www.wmarconi.com
  • ●      E-mail: meajuda@wmarconi.com
  • ●      Telefone: (11) 5330-1440
  • ●      Central de atendimento Serasa: 0800 022 4069 ou (11) 3777-2317

Por que a Serasa começou a ligar para consumidores?

Esta ação é exclusivamente para fazer contato com os usuários que não estão cadastrados na plataforma de negociações da Serasa e, por isso, podem não ter conhecimento das dívidas ou de que há uma oferta especial de negociação para o seu CPF. É um trabalho de orientação e informação.

Em um levantamento realizado pela própria Serasa, a empresa identificou que 57 milhões de brasileiros nunca consultaram o CPF ou CNPJ na plataforma Serasa Limpa Nome. Destes, 19 milhões estão negativados – e provavelmente não conhecem as oportunidades de acordo com desconto.

Vale lembrar que a Serasa não é uma empresa de cobrança. O objetivo das ligações, por meio dos escritórios habilitados, é oferecer informações e apresentar opções especiais de negociação que podem ser feitas pelo Serasa Limpa Nome, uma plataforma que conta com cerca de 1,5 mil empresas parceiras, de todos os segmentos.

Canais oficiais da Serasa para confirmar contatos

Se você recebeu uma ligação em nome da Serasa e está em dúvida sobre a veracidade da proposta, a orientação é entrar em contato diretamente com a Serasa. Importante: os números usados pelos três escritórios não recebem chamadas de volta.

Consulte sempre nossos canais oficiais para verificar a oferta:

Número oficial da Serasa

O número de atendimento ao consumidor é o 3003-6300, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Se você estiver fora de uma capital ou região metropolitana, use o DDD da capital mais próxima.

Assinantes do serviço especial Serasa Premium podem ligar para o 0800 591 5161, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (para capitais e regiões metropolitanas).

WhatsApp Serasa

O número (11) 9 9575-2096 é o WhatsApp oficial do Serasa Limpa Nome para negociar dívidas ou contas atrasadas e realizar denúncias de fraudes digitais (o atendimento é automatizado).

Plataforma digital

É possível verificar as ofertas de negociação disponíveis para o seu CPF acessando o site da Serasa ou o aplicativo (disponível em Android ou iOS). Basta inserir o CPF e criar uma senha.

Atendimento em Libras

Pessoas surdas contam com um canal especializado com intérpretes.  

Como identificar se uma ligação é realmente da Serasa?

Desde maio de 2025, a Serasa liga para devedores não-cadastrados informando sobre as ofertas de negociação de dívida. Entretanto, golpistas também podem usar o nome da Serasa para cometer crimes, como roubo de dados pessoais e pedidos de depósito.

  • Para se proteger de fraudes, é importante saber como funciona o contato da Serasa por meio dos escritórios habilitados:
  •  
  • ●      O contato é direcionado ao titular da dívida.
  • ●      O atendente inicia o contato confirmando apenas os três primeiros dígitos do CPF da pessoa. Caso o consumidor prefira não informar este dado, o atendente pode perguntar o nome completo e a data de nascimento para confirmar a identidade antes de apresentar as ofertas.
  • ●      O atendente nunca irá solicitar senhas, códigos enviados por SMS e WhatsApp ou dados bancários.
  • ●      O atendente oferecerá condições específicas de negociação e informará claramente detalhes sobre a dívida.
  • ●      Caso desconfie, encerre a chamada e ligue para os canais oficiais da Serasa citados acima para confirmar o contato.

Como identificar golpe: Serasa não pede dados bancários

As dicas a seguir valem para vários tipos de contato telefônico, não apenas em nome da Serasa. Fique alerta aos principais sinais que indicam a tentativa de golpe financeiro por telefone:

Exigência de pagamento imediato

Golpistas tendem a pedir transferência, Pix ou depósito de dinheiro, normalmente alegando a necessidade de urgência para a transação ser efetivada.

Pedido de informações sensíveis

Nunca compartilhe dados bancários, senhas ou códigos recebidos por SMS. Nem mesmo o seu banco pode solicitar a sua senha, por exemplo.

Mensagens agressivas ou intimidadoras

O consumidor endividado tem o direito de receber uma cobrança ou uma oferta de negociação de forma respeitosa, sem constrangimentos ou exposições. Um atendente com tom agressivo já é um sinal de fraude.

Boleto ou Pix suspeito

No caso dos acordos do Serasa Limpa Nome, a orientação é checar se o boleto ou chave Pix é verdadeiro. Antes de pagar, confirme a autenticidade com o Validador de Boletos e Chave Pix da Serasa, ferramenta disponível gratuitamente no site e no app da Serasa.

Monitore seus dados

Monitore com frequência seu CPF ou CNPJ para identificar qualquer movimentação suspeita o quanto antes. Para isso, conte com o Serasa Premium, que monitora seus dados 24h por dia, além do aplicativo da Serasa para acompanhar o seu histórico de crédito com mais segurança e praticidade.

O que fazer em caso de dúvida?

  • Ao receber uma chamada suspeita em nome da Serasa, é importante encerrar o contato e verificar se a ligação era de fato fraudulenta. Se isso ocorrer, siga estes passos:
  •  
  • ●      interrompa a ligação caso suspeite de golpe;
  • ●      entre imediatamente em contato com os canais oficiais da Serasa informados acima para confirmação;
  • ●      denuncie qualquer tentativa suspeita. A Serasa tem um canal especial para a denúncia de fraudes que utilizam o nome da empresa.

Negocie sua dívida diretamente com a Serasa

Você não precisa esperar um telefonema com a oferta de negociação para quitar sua dívida com desconto. Para negociar dívidas, é possível acessar diretamente a plataforma Limpa Nome da Serasa, a maior plataforma de negociação de dívidas do país.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Perguntas frequentes sobre ligações da Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados