Geração Z e finanças: jovens negociam mais dívidas
Geração Z e finanças: jovens negociam mais dívidasData de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 4 de junho de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Será que é possível fazer TED direto da poupança? A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível, uma forma de movimentar valores de uma conta para outra, entre bancos diferentes.
Entretanto, nem sempre essa operação está disponível para a conta poupança. Entenda qual a melhor forma de transferir dinheiro da poupança de um banco para outro, de forma prática e gratuita.
A TED é um tipo de transferência interbancária, ou seja, entre instituições diferentes. Por exemplo: quem tiver uma conta no Banco do Brasil e desejar transferir o dinheiro para a conta de outra pessoa na Caixa Econômica Federal poderá fazer uma TED.
Essa operação transfere o dinheiro imediatamente e pode ser tarifada pelo banco. No entanto, para que aconteça no mesmo dia é preciso fazer a transferência até as 17h dos dias úteis. A principal vantagem da TED é a possibilidade de movimentar um volume grande de dinheiro quando feita na agência bancária – não há limite máximo nem quantia mínima para a operação.
A TED normalmente é uma operação feita a partir da conta-corrente. Alguns bancos permitem fazer TED direto da poupança – é preciso checar se essa opção está disponível na instituição. Contudo, é importante prestar atenção nas tarifas bancárias, pois o serviço pode ser cobrado.
Para checar se essa alternativa é possível, acesse a sua conta poupança via app ou internet banking e verifique se a opção TED está disponível no campo “transferências”.
A caderneta ou conta-poupança é um dos investimentos mais tradicionais do país. É uma forma segura e bastante conservadora de poupar dinheiro, apesar de não ser muito rentável. Uma das vantagens dessa modalidade é que não há tarifa de manutenção de conta em nenhum banco do país.
De acordo com as normas do Banco Central, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer um pacote mínimo de serviços gratuitos para a conta-poupança. A TED não está entre esses benefícios – por isso os bancos não são obrigados a oferecê-la ou podem cobrar por esse tipo de transferência.
Como muitos bancos não permitem fazer TED direto da poupança, a alternativa para alguns clientes é recorrer ao Pix. A operação criada pelo Banco Central permite transferência imediata de valores entre contas, e a maioria dos bancos habilita essa operação para a conta poupança.
Dessa forma, não é preciso passar o dinheiro da poupança para a própria conta corrente antes de transferir a outro banco. Pelo Pix, basta transferir da poupança para uma conta de outra instituição. O Pix, que é gratuito e automático em qualquer dia ou horário, tem substituído as transações que antes eram feitas por TED ou pelo antigo DOC.
A grande vantagem da TED é a possibilidade de transferir valores altos. Entretanto, quando as transações são feitas pela internet, existe um limite máximo de transferência diária, por questões de segurança.
Nas operações pelo aplicativo e internet banking, os limites do Pix e da TED normalmente são os mesmos. Portanto, o Pix costuma ser a melhor alternativa nesses casos. É possível aumentar o limite máximo pré-definido de transações online entrando em contato com o banco.
Se a conta a receber não possuir uma chave Pix, a transferência precisa ser feita via TED.
A tecnologia está a favor da praticidade na vida financeira.
Data de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 19 de agosto de 20256 minutos de leitura