Passo a passo de como investir em criptomoedas
Passo a passo de como investir em criptomoedasData de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 16 de maio de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Por 40 anos, o DOC foi uma das principais formas de se transferir dinheiro entre diferentes contas bancárias. Em fevereiro de 2024, porém, ele deixou oficialmente de existir no Brasil. O fim do DOC representa muito mais que a descontinuidade de um método tradicional de transferência de dinheiro. É também um marco na evolução contínua do sistema financeiro, abrindo espaço para uma era mais eficiente e tecnologicamente avançada.
Entenda como se deu o fim do DOC e as opções ainda existentes para transferir dinheiro para outra pessoa.
DOC é sigla de Documento de Ordem de Crédito. Criado em 1985, ele serviu como um importante método de pagamento ao longo de quatro décadas, junto com a irmã mais nova, a Transferência Eletrônica Disponível (TED).
Porém, o avanço tecnológico fez com que esse método ficasse limitado e perdesse espaço para outras formas mais rápidas e baratas de transferir dinheiro. Isso se intensificou claramente em 2020, com a implementação do Pix, sistema de pagamento gratuito e instantâneo.
Com o sucesso do Pix, o DOC virou uma operação custosa e burocrática para o usuário e para as instituições financeiras. Além tudo, demorada: a transferência só poderia ser feita até as 22h e, independentemente do horário em que fosse feita, a finalização só acontecia no dia útil seguinte. Além disso, o DOC também tinha limite máximo de valores: R$4.999,99.
Essa burocracia toda começou a pesar muito na escolha do usuário e o DOC, aos poucos, foi se tornando uma opção sequer considerada por muitos.
Leia também | DOC e TED: você sabe qual é a diferença?
O DOC começou a perder espaço assim que o Pix foi implementado no Brasil. As diversas vantagens desse novo método de pagamento foram o motivo que levaram o Banco Central a decretar o fim do DOC.
Em uma comparação entre as duas modalidades de operação, fica bastante clara a burocracia do DOC. Confira:
PIX | DOC |
---|---|
É instantâneo e o dinheiro chega à conta do destinatário poucos segundos após ser enviado. | Não era instantâneo e o dinheiro só chegava à conta do destinatário no dia útil seguinte. |
É possível enviar dinheiro 24 horas por dia, em dias úteis e até fins de semana e feriados. | Só era possível podia enviar dinheiro em dias úteis e até as 22h. |
Exige apenas o preenchimento de um código para efetivar a transferência (a chave Pix, que identifica cada usuário). | Exige o preenchimento dos dados bancários completos, como banco, agência, conta bancária, nome completo e CPF do destinatário. |
As facilidades do Pix, como se vê, logo representaram o início de uma nova era - especialmente em termos de rapidez, simplicidade e segurança para as transações financeiras dos brasileiros.
Leia também | Pix automático: saiba como vai funcionar
Quem precisa receber dinheiro na própria conta, transferido por uma pessoa física ou jurídica com conta em outro banco, as opções são o Pix e o TED. A escolha pela forma de transferência é sempre da pessoa que está enviando a quantia.
A única atenção necessária é ter saldo disponível na conta bancária e acesso ao site, aplicativo do banco ou agência física. Em seguida, é só informar a senha para a realização da operação e os dados do destinatário.
Leia também | TED cai no mesmo dia? Saiba tudo sobre o assunto!
O fim do DOC encerrou um capítulo financeiro importante do Brasil, mas também deu lugar a métodos mais modernos, práticos e rápidos, que surgiram graças à ascensão da tecnologia. A tecnologia também pode ajudar a organizar os pagamentos do mês.
Minhas Contas, do app da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar as contas do mês de forma inteligente.
Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, é possível fazer isso e muito mais.
*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados. Acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.
Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa.
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de dezembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 25 de novembro de 20246 minutos de leitura