Como funciona o banco de tempo Timerepublik

Conheça a TimeRepublik, um banco de tempo para contratar e oferecer serviços.

Conceito de trabalho de planejamento de reunião de pessoas de negócios. Vista superior ao redor da mesa com relógio.

Publicado em: 8 de agosto de 2023

Autora: Marlise Brenol


“Adeus, dinheiro; olá, comunidade”. É assim, em português, a apresentação do site da plataforma TimeRepublik, autointitulada rede social com vizinhança global. A proposta é conectar pessoas que precisam de serviços com pessoas que podem oferecê-los. A troca de serviços é feita em créditos de tempo para serem usados para contratar outros serviços na plataforma. A moeda de troca é chamada de Timecoin e equivale a 15 minutos.

A proposta da plataforma é valorizar o bem mais precioso que temos: o tempo. Quando trocamos serviços, estamos ajudando uns aos outros a economizar tempo e, como consequência, dinheiro. O TimeRepublik é associado a um modelo inovador de economia solidária, que ajuda a organizar as finanças. Na plataforma, as pessoas podem oferecer serviços ou conhecimentos a serem compartilhados, como consertar um computador, dar aulas de música ou cuidar de crianças.

As pessoas também podem usar os créditos de tempo para contratar serviços, como limpeza doméstica, cabeleireiro, consertos. O TimeRepublik se diz uma economia baseada na “justiça do tempo”. Todos os membros da plataforma têm o mesmo valor, independentemente de sua renda ou habilidades. Todos podem contribuir com seus serviços e receber créditos de tempo em troca. 

Leia também I Trabalhar pela internet: 5 ideais para ter renda extra online

Assista I Serasa apresenta: feliz 1 ano de nome limpo


TimeRepublik: como funciona

Para usar o TimeRepublik, é preciso realizar um cadastro na plataforma e criar um perfil. Em seguida, é possível começar a oferecer serviços ou procurar por serviços. Quando é ofertado um serviço, há definição do valor em créditos de tempo a receber. Ao acessar a aplicação, o valor é visto pelos usuários.

Quando a pessoa aceita um serviço, é fechado um contrato de serviço para uma data e horário. O serviço pode ser online ou presencial. Se for presencial, é preciso marcar um ponto de encontro para realizar o serviço.

Após o serviço ser realizado, o prestador de serviço envia uma solicitação de crédito de tempo. O crédito de tempo é adicionado e pode ser usado para contratar outros serviços na plataforma. Os créditos de tempo podem ser transferidos para outras pessoas ou doados para instituições de caridade.

Leia também I Método 50, 30, 20: como utilizar

TimeRepublik: economia baseada na justiça do tempo

O TimeRepublik foi uma criação dos suíços Gabriele Donati e Karim Varini, cofundadores da plataforma. A primeira versão começou a circular na Suíça em 2012, mas a expansão internacional ocorreu depois da pandemia. A proposta é uma economia baseada na justiça do tempo.

Cada Timecoin equivale a 15 minutos, e todos os membros da plataforma têm o mesmo valor, independentemente da renda, escolaridade, competências ou habilidades. Todos podem contribuir com os serviços e receber créditos de tempo em troca. 

A proposta do TimeRepublik é democratizar o acesso a serviços. Não importa o poder aquisitivo, se rico ou pobre, escolarizado ou não, basta saber fazer algo e trocar a habilidade por Timecoins e depois converter em outros serviços. 

O TimeRepublik também é anunciado como uma forma de promover a inclusão social. Pessoas com deficiência, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social podem usar o TimeRepublik para obter e prestar serviços.

No site, a empresa diz que não deseja ser vista como substituta às economias monetárias — e que, na verdade, foi "criada para coexistir" com elas, ser mais uma alternativa de geração de crédito não monetário, mas que pode reduzir os custos monetários das pessoas. 

O site da empresa afirma haver mais de 100 mil usuários na plataforma em todo o mundo. A própria TimeRepublik afirma negociar, comprar e pagar em Timecoins tanto os funcionários como os fornecedores de outras empresas. 

O TimeRepublik é uma plataforma inovadora que pode ajudar a mudar a forma como as pessoas interagem umas com as outras. É uma forma de gerar renda indireta, pois com a contratação de um serviço por crédito de tempo é possível economizar o valor que seria gasto com o pagamento em dinheiro.

Leia também I Consumo consciente: você sabe o que isso significa